Condromalácia Patelar: Dor no Joelho

Dor no joelho pode ser extremamente incômoda e incapacitante dependendo do grau de severidade da situação. Um dos problemas mais recorrentes, tanto em atletas como em pessoas sedentárias, é a chamada Condromalácia Patelar, que se refere ao amolecimento da cartilagem da patela.

A patela é um osso de formato triangular que está localizado na parte da frente do joelho. Quando ela é sobrecarregada, as lesões de cartilagem características da condromalácia podem se desenvolver gradativamente e é natural sentir dores nos joelhos. O paciente com condromalácia tende a ter dificuldade de fazer coisas simples
como subir e descer escadas, caminhar e se agachar, entre outros. Continue lendo para entender mais sobre a Condromalácia Patelar, seus sintomas e como agir ao sentir dores nos joelhos.

Afinal, O Que é Condromalácia Patelar?

A Condromalácia Patelar consiste num desgaste na cartilagem do joelho. Basicamente, esse desgaste leva ao surgimento de dores e inflamação no joelho. A origem do problema está numa sobrecarga mecânica que acarreta, ao longo do tempo, em lesões na cartilagem articular.

Atualmente, a Condromalácia Patelar é um dos principais motivos que levam pacientes para consultórios de ortopedia e se caracteriza pelas dores na parte da frente do joelho.

Essa condição clínica pode ser chamada ainda por outros nomes como hipertensão patelofemoral, condropatia patelar, dor femoropatelar e síndrome patelofemoral.

Articulação Patelofemoral: Quando Não Funciona Bem?

Articulação Patelofemoral

Articulação Patelofemoral

Para que a articulação patelofemoral funcione assertivamente é necessário que conte com equilíbrio muscular e alinhamento do membro inferior durante a realização de atividades físicas e também nas atividades do dia a dia. Cabe a patela a função de suportar uma carga elevada de peso durante a realização de atividades. Geralmente a
articulação recebe três vezes o peso do corpo ao fazer coisas cotidianas como subir e descer escadas, por exemplo. Quando uma pessoa corre está gerando uma carga de até dez vezes o peso do seu corpo na patela.
Fica evidente que no funcionamento adequado a articulação patelofemoral já recebe uma carga significativa de peso, não é mesmo? Quando há qualquer irregularidade nos movimentos a carga de peso aumenta exponencialmente levando a condições de desgaste como a Condromalácia Patelar. Inclusive vale dizer que a patela é uma das cartilagens de maior espessura do organismo.

A sobrecarga na patela pode ser resultante de fraqueza de músculos específicos dos membros inferiores, pronação excessiva do pé, mau alinhamento da patela e flexibilidade restrita do quadríceps. O desgaste gerado faz com que a patela deixe de cumprir sua função de proteção e passe a ser empurrada toda vez que o joelho é dobrado. É interessante deixar claro que o desgaste está relacionado muito mais a um mau funcionamento da articulação do que a realização de muita atividade física.

Quatro Graus de Lesões da Cartilagem da Patela

Conforme descrevemos acima a Condromalácia Patelar surge de um funcionamento inadequado da articulação patelofemoral que passa a receber mais carga durante a realização de movimentos dos membros inferiores, em outras palavras seu joelho passa a receber mais peso para cumprir seu papel.

Lesões da Cartilagem da Patela

Lesões da Cartilagem da Patela

Algo interessante é que a cartilagem articular por si não causa dor porque é constituída de um tecido sem terminações nervosas, porém, quando deixa de cumprir sua função protetora deixa o osso abaixo dela exposto, ele sim conta com muitas terminações nervosas e pode causa dor. As lesões da Condromalácia Patelar podem ser divididas em quatro graus de gravidade:

– Grau I

O grau menos leve de lesões se caracteriza pelo surgimento de edema com amortecimento da cartilagem.

– Grau II

Nesse estágio já se tem uma lesão superficial que compromete menos de 50% da espessura da sua cartilagem.

– Grau III

O terceiro grau apresenta uma lesão profunda em que mais de 50% da espessura da cartilagem está comprometida.

– Grau IV

Caracteriza-se por uma lesão de espessura total em que se tem a exposição do osso sub condral.

Entendendo os Diferentes Graus

Os graus I e II apresentam lesões superficiais de maneira que o osso subcondral continua devidamente protegido, logo se tem relativamente pouca dor. Já nos graus III e IV essa proteção do osso vai sendo eliminada gradativamente e isso leva a muita dor. Se o sistema continuar recebendo sobrecarga nesses graus mais severos pode levar o paciente a desenvolver outras condições degenetativas como a Artrose Patelofemoral.

Quais São os Sintomas da Condromalácia Patelar?

O sintoma principal dessa condição é a dor na parte frontal do joelho, alguns pacientes descrevem sofrer também com rangidos e crepitações. É mais ou menos como ter a impressão de estar com areia no seu joelho. Alguns movimentos podem fazer com que a dor aumente de intensidade como agachar, subir e descer escadas, usar salto alto por muito tempo, correr entre outras atividades físicas de impacto.

Procure Um Médico Ortopedista

Médico Ortopedista Cuidando de um Menino

Médico Ortopedista Cuidando de um Menino

Devido à grande frequência com que acontece, muitos generalizam a dor na frente do joelho como sendo condromalácia, o que nem sempre é verdade. Outros problemas, como a tendinite patelar ou a Hoffite, podem levar a uma dor parecida, Para fazer esta diferenciação, a avaliação com um ortopedista especialista em joelho é fundamental.

O médico poderá diagnosticar o problema de acordo com suas queixas e sintomas ou, se necessário, solicitar exames de imagem para confirmar a suspeita.

Tratamento de Condromalácia Patelar

A condromalácia patelar deve ser tratada com reabilitação focada em corrigir os problemas que estão levando ao mau funcionamento biomecânico. Cada paciente deve ser avaliado individualmente para que se possa determinar os fatores que estão levando ao desgaste e sobrecarga patelar. Algumas pessoas necessitam de um tratamento de
fortalecimento do quadríceps, por exemplo, enquanto outras precisam se atentar para as estruturas laterais dos joelhos.

No decorrer de todo o tratamento o que vai dizer se está indo bem ou não é a dor do paciente. O médico poderá também indicar o uso de medicamentos para alívio da dor nos momentos de piora da dor. Há também a opção cirúrgica, no entanto, ela só é utilizada quando se está diante de um quadro muito sério e que tenha sido agravado por um tratamento inadequado. Consulte um médico de confiança e especializado nessa condição para evitar complicações.

Você não precisa e nem deve conviver com dores nos joelhos, procure um médico!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.