Causas das Verrugas e Como Tratá-las

O Que é uma Verruga?

Quem tem uma verruga, normalmente não imagina qual seja sua causa, e ficariam surpresas se descobrissem que elas são tumores benignos, frutos do HPV (Papiloma Vírus Humano), e que esse vírus, afeta a muitas outras pessoas, especialmente crianças. Mas como ele age no corpo? Esse vírus aumenta o crescimento de células da epiderme, tornando-o anormal, e esse acúmulo de células sai do corpo em forma de verruga. O que muitas pessoas não sabem também, é que verrugas são contagiosas, por se tratarem de vírus, e inclusive, a partir de uma, pode nascer outra bem próxima, na mesma pessoa. Esse contágio acontece através de pequenos ferimentos, onde os vírus encontram uma brecha para entrar no corpo, e pode ser durante uma relação sexual, um contato com um infectado e durante o parto normal, onde o bebê passa pelo local infectado, no caso a vagina da mãe. As verrugas costumam sumir sozinhas, sem necessidade de tratamentos ou cirurgias, mas se isso não acontecer e elas incomodarem, ou afetarem a parte estética, há métodos para removê-las, como tratamentos caseiros, remédios, cirurgia e crioterapia (é um grupo de diversas técnicas e procedimentos na fisioterapia no qual se aplica temperaturas baixas em regiões ou no corpo todo). As crianças, especialmente, sofrem mais com verrugas, pois têm o hábito de ficarem cutucando o local afetado, e em seguida pegar em outra pessoa, passando o vírus adiante, e caso ele encontre algum ferimento, alguma “porta de entrada”, ele penetra na pele e se instala. As verrugas têm tipos e aspectos variados, como por exemplo, as levemente elevadas, as verrugas chamadas planas.

Quais os Tipos

Existem vários tipos de verrugas, que podem aparecer em qualquer parte do corpo, e possuem características e sintomas diferentes, esses tipos são:

  • Verruga Plantar: é um tipo de verruga que nasce na planta do pé e cresce para dentro, já que todo o peso do corpo apoiado na base, a impede de cresce para fora. Elas são duras e causam dores, pois como não conseguem crescer para foram, acabam comprimindo os nervos que dão origem a dor no pé, o que as faz serem confundidas com calos. Outro nome para elas é verruga de peixe, graças aos pequenos pontos pretos no seu centro.
  • Verruga Vulgar: são as mais fáceis de ver por aí. Geralmente são duras, arredondadas, irregulares, ásperas e não doem. Esse tipo de verruga aparece mais nas áreas do corpo que são mais expostas a atrito, como por exemplo, mãos, dedos, cotovelos e ao redor das unhas, essas chamadas de periungueais. Quando estão se formando, as verrugas têm uma aparência diferente, são claras, esbranquiçadas e tem pequenos pontos pretos, é não é incomum mudarem de cor. Pessoas de todas as idades podem ser infectadas, mas são mais comuns em crianças e adolescentes.
  • Verruga Plana: as pápulas (pequenas lesões) castanhas ou meio amareladas são as principais características desse tipo, elas surgem principalmente no rosto e têm no máximo 5 mm.
  • Verruga Filiforme: se você analisar uma pessoa mais idosa, provavelmente encontrará alguma verruga desse tipo, elas lesões são finas e longas que aparecem principalmente no pescoço, pálpebras e lábios.
  • Verruga Genital ou Codiloma Acuminado: por se tratarem de verrugas que nascem em locais mais sensíveis e de pele mais fina, são mais moles e podem ser precursores de tumores malignos, como por exemplo, o câncer de colo de útero e de pênis. Sua aparência se assemelha a de uma couve-flor, e são macias e rosadas, elas também podem se unir e ocupar grandes áreas, que chegam a obstruir a vulva e o ânus. Isso recebe o nome de Codiloma acuminado gigante de Buschke e Lowoenstein.

Tratamentos

Há vários tipos de tratamentos para verrugas, tanto clínicos como caseiros, e com certeza você já ouviu falar de algum deles. Tratamentos clínicos podem ser a base de pomadas ou soluções tópicas de ácido acetilsalicílico, ácido lático ou flourouracil, por exemplo. Também pode ser usado nitrogênio líquido. É importante que os tratamentos clínicos sejam prescritos por um médico especializados, para evitar riscos e lesões ainda maiores. Cuidado também na hora de identificar o problema, pintas e lesões causadas pelo câncer de pele podem ser confundidas com verrugas, e nesse caso o tratamento será ineficaz. Segundo as pessoas que já usaram, um ótimo tratamento caseiro é colar um pedaço de fita adesiva forte sobre as verrugas por seis dias, deixando-a totalmente coberta. Depois desse período sem tirar a fita nenhuma vez, tire e molhe com água em abundância, e lixe o tecido morto com uma lixa ou pedra pome. Repita o procedimento por dois meses, ou até que a verruga seja completamente eliminada. Só tome cuidado para não tentar tirar a verruga toda na primeira vez, pois se ela sangrar, pode se proliferar e gerar novas verrugas próximas a ela.

Tratamentos

Tratamentos

Bananas e Verrugas

Se você tem verrugas ou conhece alguém que tenha, provavelmente já deve ter escutado sua mãe ou sua avó dizerem que usar casca de banana para retirar verrugas é uma ótima solução. Mas afinal, isso é um mito ou uma verdade? Há vários testemunhos que aprovam o método, e ensinam como fazer.

  • Passo 1: descasque uma banana e pegue sua casca, e use um pequeno pedaço para o tratamento. Se preferir usar a mesma casca várias vezes, ponha no congelador e use novamente no dia seguinte.
  • Passo 2: corte um pedaço pequeno da casca, três ou quatro centímetros, leve em consideração também o tamanho da verruga. Pegue casca de bananas que ainda não estejam completamente maduras, as “de vez”. Higienize a área antes de começar.
  • Passo 3: Mergulhe a verruga na água quente para amaciar a superfície áspera, mas pode também utilizar uma lixa para remover a superfície da verruga.
  • Passo 4: prenda a parte branca interna à verruga com um curativo adesivo antes de dormir e deixe pelo resto da noite. Durante o dia, mantenha a área limpa, lavando com sabonete e água quente, secando bem e colocando um curativo após o procedimento. Não esqueça que vírus e bactérias se proliferam e se desenvolvem em locais úmidos, e sempre troque o curativo quando este estiver ficando molhado.
  • Passo 5: a medida em que forem surgindo parte mais escuras, remova com um cortador de unha, e cubra novamente com a casca.

Já depois de três dias, é possível começar a notar resultados, e a maioria desaparece depois de duas semanas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.