Planejamento De Estudos Para Concurso

Durante anos você estudou pensando em se formar e, conseguir um bom emprego através do curso que fez. E agora, você vê surgirem algumas possibilidades de conseguir realizar o tão almejado intento. Porém, tem muita gente desejando a mesma coisa, ou seja, conseguir um bom emprego. Todos sabem que o serviço público ainda é a melhor opção, pelo menos na parte de estabilidade. E, para entrar nesse tipo de emprego é necessário antes de tudo ser aprovado em um concurso, onde milhares de pessoas se inscrevem com a mesma intenção.

Planejamento De Estudos Para Concurso

Planejamento De Estudos Para Concurso

Durante um curso que se está fazendo, muita gente não se preocupa muito com o valor das notas. Preocupando-se somente em conseguir se formar. Porém, quando chega o momento realmente importante, aquele em que a pessoa vai usar o que aprendeu para garantir uma vaga e um trabalho, qualquer décimo é importante e pode fazer toda a diferença.

Para ser aprovado em um concurso público, não basta só querer. É necessário preparar-se e muito bem. Começando por abrir mão de algumas coisas que tomam tempo e que na verdade não são tão importantes. É preciso que se ocupe mais tempo com o que é prioridade.

Para ser aprovado em um concurso público

Para ser aprovado em um concurso público

Bem, para passar em um concurso a palavra-chave é estudar. No entanto, é necessário saber como fazê-lo. Esse ESTUDAR tem que ser uma preparação para capacitar a pessoa para se sair bem em todas as provas do concurso.

Para uma preparação adequada existem alguns cursos preparatórios. Mas, muitos interessados não têm recursos financeiros para arcar com o pagamento desses cursos. Por outro lado, algumas pessoas teriam como pagar, mas não têm tempo livre para fazê-los.

Seja lá qual for o motivo que impeça a preparação em um cursinho, se a vontade de ser aprovado (a), for maior, com empenho, esforço, planejamento e dedicação, ser aprovado (a) em um concurso não é tão difícil assim.

Veja Algumas Dicas:

Em primeiro lugar, para que a sua preparação seja realmente boa, escolha com bastante antecedência em que área de concursos está a sua preferência. Não espere a publicação de nenhum edital para começar a se preparar. Nesse sentido, não vale dizer que “quem espera sempre alcança.”

Quando já tiver feito a escolha sobre a área que deseja, separe todo o material de estudo que precisará: livros, apostilas, etc.

Agora, mesmo já tendo optado por uma determinada área, comece se preparando ao mesmo tempo para vários concursos. Como pode ser isso? A resposta é simples. Comece estudando as disciplinas que são comuns em qualquer concurso. São as básicas como: matemática, português, inglês, espanhol, etc. Estando preparado (a) nessas disciplinas, já facilita na hora de estudar as disciplinas específicas para o concurso escolhido.

Outra medida muito eficaz para quem vai prestar exames em um concurso é ler. Mesmo que a pessoa trabalhe o dia todo fora de casa, terá um momento de descanso. Use um pouco desse tempo para uma boa leitura. Porque, para realizar qualquer exercício das provas terá que antes compreendê-lo e, é a leitura que dá base para a compreensão seja de um texto de português, uma questão sobre conhecimentos atuais e até para conseguir encontrar o caminho para resolver um complicado exercício de matemática.

Quando você já estiver pronto (a) para começar a estudar, comece a pensar na fase planejamento. Planejar um tempo para os estudos é um bom começo. Seja para um concurso que já saiu o edital ou se está pensando em se preparar antecipadamente. A organização do tempo para estudar é de total importância e precisa ser encarada seriamente.

Não é suficiente estudar nas horas vagas. O ideal é fazer um cronograma para organizar a sua rotina de estudos. Esse cronograma pode até ser feito em uma folha de caderno. Porém, se ele for feito no computador você terá como modificar alguma coisa se for necessário.

Em seu cronograma, as primeiras coisas que deverão ser anotadas são os horários dos seus compromissos. Use o esquema do calendário semanal. Anote os compromissos de cada dia da semana (trabalho, aulas, médico, dentista, compras, etc.) com os seus respectivos horários. Não se esqueça de nenhum, nem das tarefas de rotina.

Agora, veja de quantas horas semanais você pode disponibilizar para estudar. Depois distribua essas horas pelos dias da semana e, veja quais os horários que você pode utilizar para se preparar adequadamente.

Depois que você tiver organizado seu tempo dentro do que você planejou, será preciso que faça o possível para manter. No início, você poderá sentir um pouco. Mas, em pouco tempo já estará adaptado a essa rotina. Deixe algum tempo estipulado para descanso, reflexão e posteriormente, para análise dos resultados nos seus estudos.

Quando colocar as disciplinas  distribuídas em seu cronograma, faça de um jeito que você possa reorganizar se julgar necessário, sem prejuízo do planejamento. Outra coisa que facilita bastante o estudo é a organização das disciplinas. Se você colocar muitas horas (ou dias da semana) para um determinado tipo de disciplina, exemplo, ciências exatas, você acaba por cansar o cérebro. E, depois prejudicar o planejamento que foi feito. Para que isso não aconteça, a ideia é alternar as disciplinas. Tipo: matérias de estudo que exigem mais de memorização com matérias que exigem mais do raciocínio lógico. Fazendo dessa forma, enquanto o lado do cérebro cansado de raciocinar descansa, você usa o outro lado memorizando.

Outra dica é nunca estudar quando o cansaço estiver dominando o corpo. O cérebro cansado não retém nenhuma informação de forma consistente e, pode começar por causar desânimo. Procure, antes disso, estudar sempre com o cérebro descansado. Se sentir cansaço enquanto estiver estudando, Não force, pare e retorne quando estiver melhor.

Procure dentro do seu planejamento, já deixar estabelecido que o estudo das matérias onde você encontre mais dificuldade será realizado nos primeiros horários. Porque, se deixar para estudá-las com o cérebro cansado o aprendizado não terá o mesmo aproveitamento. E, as matérias com as quais você tem mais afinidade você pode deixar para o final do dia.

Mantenha-se bem alimentado (a), porque você com certeza precisará de muita energia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Emprego

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.