Folclore Na França Existe? Quais Os Seus Personagens?

A França

A França é um importante país localizado na Europa Ocidental e que tem como nome oficial “República Francesa”, ainda que dificilmente seja chamado dessa forma. O país é um Estado Unitário, ou seja, possui uma unidade que é uma subdivisão do governo e que pode ser totalmente influenciada totalmente pelo governo central.

O país é composto por ilhas e até mesmo por territórios ultramarinos que ficam em outros continentes, porém, a França Metropolitana propriamente dita, corresponde ao espaço entre o Mediterrâneo ao Canal da Mancha, ao Oceano Atlântico, ao Mar do Norte e ao Rio Reno. Por muitas vezes pode ser conhecido até mesmo por “O Hexágono” ou em francês “L’Hexagone”, devido a formato geométrico que seu território apresenta.

A França divide ainda territórios ao nordeste com a Alemanha, a norte com a Bélgica e Luxemburgo, ao sul com a Espanha e também com os pequenos estados de Andorra e de Mônaco e finalmente a leste com Suíça e com a Itália.

Tudo isso faz com que a França seja considerado o maior país de toda a União Europeia e o terceiro maior da Europa como um todo, ficando atrás somente da Ucrânia e da Rússia. Porém, caso se leve em consideração todos os território ultramarino da França, como é a Guiana Francesa, por exemplo, a França se torna sim maior que a Ucrânia.

A França é ainda uma grande potência, levando em conta mais do que sua extensão territorial, mas considerando também toda a sua influencia em aspectos como a cultura, a economia, a política e até mesmo itens como instalações, equipamentos, membros e instituições relacionados ao militarismo. E esse título de grande potência é dado ao país desde pelo menos meio milênio atrás, e isso reflete na Europa, mas também em âmbito mundial.

Os direitos franceses são baseados e expressos em um documento chamado Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que foi criado no auge da Revolução Francesa. Já a Constituição Francesa aponta pontos extremamente relevantes para a República Francesa, como o fato de ela ser laica, ou seja, não pode ter a influência da Igreja em assuntos públicos e  políticos, além de também assegurar que a França é indivisível, social e democrática, isso é, possui um regime político onde a totalidade de seus cidadãos podem se candidatar a um cargo público e também participar de forma igualitária da vida política do país, seja por intermédio de representantes que foram por eles eleitos, ou de forma direta.

Além de tudo o que foi apresentado, a França é ainda um dos países mais desenvolvidos de todo o mundo, contando assim com a nona maior economia do mundo no que diz respeito a paridade de poder de compra e a quinta maior economia mundial no que diz respeito ao Produto Interno Bruto, ou PIB. Isso reflete diretamente no fato de o país apresentar um padrão de vida bastante elevado, juntamente com uma das mais altas expectativas de vida do planeta e também com um nível bastante positivo de escolaridade pública.

A Cultura Da França

Muito já foi apresentado sobre características gerais da França, porém, o foco específico do artigo de hoje é a cultura francesa, juntamente com seu folclore, e é a respeito disso que será falado abaixo.

Primeiramente é importante se ter conhecimento de que a cultura da francesa foi e vem sendo marcada e adaptada por diferentes aspectos geográficos, além de eventos históricos e ainda muitas influências de grupos, principalmente os internos. O maior exemplo e alvo dessas mudanças do país como um todo, é a capital francesa: Paris. Ela tem mostrado ter o papel de refletir toda a cultura da Europa e do mundo como um todo desde muito tempo atrás. Assim, a partir do século XIX a França passou a influenciar fortemente todo o Ocidente nos mais variados aspectos, principalmente por ser um forte exportador de moda, culinária, cinema e arte de modo geral.

Uma coisa que faz parte da cultura de muitos países, e que não seria diferente com a França, é o folclore. E esse é o principal assunto do artigo de hoje: Existe folclore na França? Quais os principais tipos e personagens? Logo em seguida esse tema será abordado de maneira mais pontual e explicativa.

O Folclore

O folclore é um tipo de divisão da cultura popular que tem como principal papel a representação da identidade social e cultural de uma determinada comunidade, seja, por meios de atividades culturais individuais ou coletivas, mas que tem em comum o fato de serem transmitidas de geração em geração.

Já o folclorismo é uma vertente da ciência que estuda mais especificamente o homem e todas as suas culturas e dimensões, juntamente com o restante da humanidade, e é por isso que ele é bastante importante, já que essa parte da cultura não é algo cristalizado, mas sim que gira em torno de tradições e de ligações com a antiguidade e na relação com culturas diferentes, principalmente no que se diz respeito as migrações e aos novos meios de comunicação. Isso faz com que o folclore passe a ser transmitido de uma maneira bastante diferente e alternativa.

Folclore Na França E Seus Personagens

Na França a existência de folclore não poderia ser muito diferente, ainda que nós brasileiros não tenhamos muito conhecimento a respeito. Os dois principais pontos ligados ao folclore francês são o Dahu e o Tarasca.

O Dahu é uma criatura ligada as famosas lendas francesas, mas que também podem ser encontradas na Suíça e na Itália, podendo dessa forma ter variações no nome, com Dahut, Dairi,  ou até mesmo Darhut ou Darou. Sua relevância é tamanha que esse personagem já foi até mesmo símbolo da Universíada de Inverno de Turim no ano de 2007.

Já o Tarasca é uma criatura da mitologia que se originou de uma lenda que contava que esse ser habitava a Provença e seu hábito era de devastar o território a seu redor. Ele se parecia com um dragão, mas possuía um total de seis patas curtas semelhantes a de um urso e um tronco parecido com o de um boi, mas que possuía um casco de tartaruga juntamente com uma cauda escamosa que tinha o fim como um agulhão de um escorpião.

O Rei da cidade onde Tarasca habitava havia sido atacado, porém sem sucesso, porém, essa besta acabou sendo encantada, mas no final domada, só que ainda assim os habitantes optaram por atacar o Tarasca ao anoitecer, o que acarretou a morte do mesmo. Depois disso Santa Marta passou a fazer sermões ligados a essa tragédia e por fim converteu um grande número de pessoas ao cristianismo.

Hoje em dia a figura desse ser ainda é muito utilizado em procissões de Corpus Christi por exemplo, em cidades de França e da Espanha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.