Reinaldo Azevedo e o Resgate do Jornalismo de Opinião

O Resgate do Jornalismo

Desde que a internet se popularizou, lá pelo final dos anos 1990 e início dessa primeira década do século 21, a imprensa brasileira ganhou um outro dinamismo. Como já é tradição na história da imprensa brasileira, sempre houve jornalistas que se notabilizaram por suas posições polêmicas em que compram briga com diversos segmentos da sociedade. Só para citar alguns, poderíamos mencionar os falecidos Paulo Francis, até bem pouco tempo atrás, e mais recuado no tempo, Carlos Lacerda, como exemplos mais emblemáticos dessa vocação.

Reinaldo Azevedo e o Resgate do Jornalismo de Opinião

Reinaldo Azevedo e o Resgate do Jornalismo de Opinião

O fato é que a internet manteve essa vocação. Se antes, o duelo ocorria na mídia imprensa e televisiva, agora ecoa com ais força no mundo virtual. Um deles que segue essa linha é Reinaldo Azevedo, que foi redator-chefe das revistas Primeira Leitura e Bravo, editor-adjunto de política da Folha de São Paulo e que atualmente, como grande parte dos jornalistas, mantém um pé na mídia tradicional, ou seja, na revista Veja, e outro no internet, por meio de seu blog, hospedado no site da revista.

Ideologicamente em sua formação esteve muito vinculado a esquerda, sendo militante da Libelu, justamente a tendência que abrigou também o atual Chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, Azevedo se posicionou como um feroz crítico de Lula e de seu governo a ponto de dizer, em certa ocasião, que tudo o que é bom para o PT é ruim para o Brasil. Sua contundência em relação ao governo petista chegou a um ponto que escreveu no site Primeira Leitura, quando Lula disputou a eleição para presidência em 2002 que se o líder petista fosse eleito seria o fim do mundo.

Uma Verdadeira “Metralhadora Giratória”

Trabalho

Trabalho

A contundência e a coragem em assumir posições polêmicas de Azevedo, no entanto, não se limitam apenas ao governo, mas, mesmo sendo católico e até admirador do atual Papa, coloca-se claramente contrário à Igreja ao defender os direitos dos homossexuais e o fim do celibato sacerdotal. É favorável a anistia, mas manifesta-se contra as milionárias indenizações concedidas a determinados presos políticos.

Como todo aquele que possui opiniões fortes, acabou arrumando alguns desafetos pelo caminho, alguns deles colegas de profissão, tais como o jornalista Luís Nassif e proprietário da agência Dinheiro Vivo, que foi criticado diversas vezes por Azevedo, por ser partidário do governo Lula, e Paulo Henrique Amorim, da Rede Record, e que considera Azevedo como parte da Partido da Imprensa Golpista.

Fatos da Internet

Imagens

Imagens

O fato é que “Tio Rei”, como também é conhecido na internet, vai aos poucos estendendo parte de suas garras totalmente afiadas para o meio literário. Começou a se aventurar nessa área em 2005 quando lançou o livro “Contra o consenso – ensaios e resenhas”, que compreende 43 ensaios e resenhas que publicou entre 1998 e 2005 nas revistas Bravo e Primeira Leitura. Três anos depois, lançou “O país dos petralhas”. Segundo sua definição, todo petralha é petista, no entanto, nem todo petista é petralha.

O fato é que a internet, com seu espaço totalmente democrático, vem cada vez mais se notabilizando pela volta da opinião entre os jornalistas. Com a grande variedade de opiniões, quem ganha com isso são os internautas que, em meio a esse imenso leque de pontos de vistas, podem ter subsídios para formar sua posição em relação aos fatos. Certamente, Reinaldo Azevedo contribui, e muito, para esses novos tempos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.