Recrutamento e Seleção

Dentro do setor de Recursos Humanos das organizações, a área de Seleção de Pessoal (Recrutamento e Seleção – R&S), apesar de pouco reconhecida, é marcada pelo seu grande poder estratégico. Isso porque é o setor por meio do qual as pessoas ingressam na organização e, com isso, compõe os recursos humanos que serão responsáveis pela manutenção do processo produtivo. Assim, as falhas no processo se recrutamento e seleção de pessoas acarretarão em inúmeras dificuldades futuras, gerando desperdício de tempo e dinheiro para a organização. Essa área é responsável principalmente por duas atividades:

1) Recrutamento de pessoas, que consiste num conjunto de procedimentos para atrair candidatos que tem potencial e qualificações suficientes para ocupar cargos abertos na organização (é feito através de divulgação das vagas em meios direcionados ao público específico que a empresa visa atrair, como por exemplo, e-mails para banco de dados, distribuição de panfletos, quadros de avisos, contato via telefone, entre outros);

2) Seleção de pessoas, que se trata de procedimentos diversos utilizados com o objetivo de selecionar os candidatos atraídos por meio do recrutamento, para os fins de preencher vagas com perfis específicos (utilizam-se testes psicológicos, avaliações de línguas, dinâmicas de grupo, provas situacionais, entrevistas, simulações, estudos de caso, entre outros). Por isso, a partir do plano estratégico da empresa, a área de R&S define as demandas relacionadas às vagas a serem preenchidas, tornando-se fundamental para a rotatividade da organização.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.