Protestos na Líbia

Os protestos na Líbia começaram há algumas semanas com o intuito de tomar o poder do país das mãos do ditador Muammar Khadafi. Tudo começou pela internet, bem como os outros protestos e tomadas de poder dos países vizinhos, a chamada “primavera árabe”. O objetivo principal caminha para ser efetivamente realizado, já que Khadafi está desaparecido e são os insurgentes quem comandam, no momento, o país. Por outro lado, a Líbia vive uma situação de extrema violência, com luta armada entre rebeldes e forças pró-Khadafi, de um lado, contra os rebeldes, de outro. A situação é preocupante, principalmente pela quantidade de assassinatos cometidos recentemente.

Líbia

Líbia

A Organização das Nações Unidas (ONU), principal órgão responsável pela paz no planeta e por questões de política internacional como um todo, pede que os dois lados do conflito tomem medidas para evitar o uso de violência excessiva, principalmente no que diz respeito a atos de vingança, que acresscentam à revolta e à luta pelo poder em si. Tal pedido ocorre devido à relatos de que nas últimas semanas têm ocorrido diversas mortes por assassinato no país árabe, sem necessariamente estarem ligadas à necessidade de tomada do poder em determinada região, mas sim por vingança e outros motivos triviais.

Protesto contra Khadafi

Protesto contra Khadafi

A ONU deve liberar 1,5 bilhão de dólares, equivalente a cerca de 2,4 bilhões de reais, para ajuda humanitária na Líbia. O dinheiro estava congelado na entidade por sanções e razões burocráticas. Jornalistas enviados à Líbia relatam todos os dias dezenas de massacres causados principalmente por vingança. Na última semana, por exemplo, um repórter da rede britânica BBC contou ter visto cerca de 20 cadáveres de rebeldes em frente a um hospital de Trípoli, todos os corpos tinham marcas de tortura. Um médico que não se identificou disse que os corpos têm ferimentos em locais que simplismente não há explicação.

Os protestos motivaram várias batalhas na Líbia. Na capital, Trípoli, a situação é praticamente 100% a favor dos rebeldes, pois tomaram quase todas as regiões da cidade, após muita luta. No momento os insurgentes tentam tomar a cidade de Sirte, onde nasceu Guaddafi. No local há forte resistência das forças pró-Khadafi, que representam metade da população de cerca de 75 mil habitantes e do exército. Aviões da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) ajudam os rebeldes bombardeando a região.

Protestos na Líbia

Protestos na Líbia

Khadafi, que continua desaparecido, pede ao povo líbio que lute pelo seu país e contra as forças estrangeiras, em referência clara ao imperialismo norte-americano e europeu, e que derramem sangue para purificar a Líbia. “Precisamos matar os ratos (insurgentes) rua por rua, casa por casa”, disse o ditador em discurso transmitido por uma televisão pró-Khadafi. Os rebeldes afirmam que os protestos e conflitos vão continuar até que Khadafi seja preso, morto, ou renuncie o poder.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.