Velib

Velib

No mundo contemporâneo, em que todo mundo tem pressa de chegar aos seus destinos, em que tudo acontece em tempo real, na era da tecnologia avançada e da globalização, a criação de um sistema de aluguel de bicicletas numa capital como Paris, inspirou um novo modelo urbano, nesta que é também a era das grandes mudanças climáticas.

Velib

Velib

O Que É o Velib?

Velib é o sistema de aluguel de bicicletas instalado na capital francesa, Paris, no ano de 2007. Com o Velib moradores e também turistas tem a oportunidade de alugar em uma das 750 estações públicas existentes na cidade, e andar de bicicleta tranquilamente até seu destino, ou até sem destino pelas ruas da bela Paris. É uma opção saudável, barata, romântica, e além de tudo, não poluente, diminuindo assim a emissão dos gases tóxicos emitidos pelos carros e outros veículos automotores. No ano seguinte de seu lançamento o programa que teve uma boa aceitação inicial da população e também dos turistas, aumentou em 250 o número de estações, que segundo a Prefeitura deve ser ainda maior nos próximos anos, chegando a uma estação a cada 200 metros, e das 10 mil bicicletas iniciais o número passou para cerca de 20 mil bicicletas.

I Can Fly

I Can Fly

Conhecendo Paris de Bicicleta

Ao chegar em Paris você logo irá perceber algo diferente na paisagem das ruas, ao lado do trânsito pesado de carros e ônibus, milhares de bicicletas, integram a paisagem do local, servindo de meio de transporte para alguns e para outros de lazer. Tanto para os turistas como para os moradores é fácil e barato alugar uma bicicleta, é só encontrar uma das muitas estações e seguir os procedimentos recomendados em placas escritas em 8 línguas, menos em português. O pagamento do aluguel é feito somente com cartão de crédito.

Paris

Paris

Depois de escolher uma senha e fazer a opção do passe, recebemos a bicicleta, que pode ser retirada ao sinal de um bipe. Depois é só sair pedalando e curtindo as belezas do lugar que oferece mais de 370 quilômetros de ciclovias, sem perder de vista as regras de trânsito que valem tanto para as bicicletas quanto para os carros. E então, bom passeio, a bordo da sua bicicleta você poderá conhecer a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, andar pela beira do Rio Sena, e muitos outros lugares lindos, num passeio bucólico e inesquecível.

Tarifas

Tarifas

Velib – Realidade ou Utopia?

Contudo, apesar de ser um projeto maravilhoso, politicamente correto e de ter recebido investimento do governo com a construção das mais de mil estações, de centenas de quilômetros de ciclovias e de milhares de bicicletas fortes e confortáveis, o governo está tendo problemas com o projeto. O número das bicicletas do projeto Velib que estão desaparecendo das estações e sendo encontradas no mercado negro no norte da África e do Leste Europeu, ou então jogadas nas beiras de estradas, estragadas, tortas e com pneus furados já passa de 50% do total.

Vídeo

As bicicletas do Velib foram especialmente projetadas para o programa e cada uma custa cerca de 3,5 mil dólares, o que onera o programa e o torna insustentável. O que era para ser um símbolo de uma cidade sustentável, ecológica e restaurada tornou-se uma fonte nova para a criminalidade local. Em uma cidade que se encontra em uma crise social, as bicicletas se tornaram o objeto de vandalismo, que segundo os sociólogos locais refletem a crise interna vivida pela cidade. Os jornais locais perguntam se o projeto da Velib será uma realidade ou uma utopia, pois elas vieram para civilizar os deslocamentos e acabaram aumentando as incivilidades.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mundo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.