Mundial de Barba e Bigode

De Onde Surgiu O Costume De Usar Barba E Bigode?

Hoje em dia a decisão de manter ou retirar os pelos faciais é algo muito corriqueiro e sem muitas influencias no dia a dia, porém, isso não foi sempre assim, já que foram anos e anos de adaptação cultural que fizeram com que isso se tornasse comum. Por exemplo, as pessoas que viviam a cerca de trinta mil anos atrás não tinham a possibilidade de remover seus pelos, já que foi nessa época que os nossos ancestrais observaram que com o uso de pedras lascadas bem afiadas tornava essa remoção possível. E é exatamente esse um dos indícios que apontam que o homem da pré história já tinha muitos costumes e hábitos ligados a higiene e até mesmo a vaidade.

Ainda falando a respeito do passado, no Antigo Egito, os pelos do corpo – assim como a barba e o bigode – tinham o papel de fazer a diferenciação dos membros da sociedade daquela época, sendo que as pessoas mais ricas e nobres acabavam por manter a barba para afirmar esse sinal, enquanto o clero, ou seja, a parte religiosa da sociedade se mantinha totalmente depilada, para que se demonstrasse uma espécie de separação entre o mundo e os animais. Já na Grécia Antiga, o costume de usar barba e bigode era consideravelmente comum, e isso é facilmente observável quando se analisa representações de filósofos gregos, por exemplo, que sempre possuíam barbas bastante fartas e cheias. Porém, houve uma época que o uso de barba foi proibido na Grécia e isso aconteceu durante a dominação macedônica, já que acreditava-se que haviam desvantagens em um soldado que tinha barba durante um confronto.

Já na Roma Antiga a barba era bastante significativa, já que basicamente marcava e ritualizava a mudança de fases da vida dos meninos, já que naquela época os romanos não podiam cortar cabelo, barba e nenhum outro pelo do corpo, até que se chegasse na puberdade de fato. Assim sendo, quando os meninos saiam da infância e começavam a adentrar na juventude, deveriam raspar todos os pelos do corpo, para fazer uma espécie de oferenda aos deuses. Foi na Roma também que surgiram os primeiros cremes e pastas de barbear, que tinham como composto principal o azeite de oliva. Durante a Idade Media a barba também foi um item significativo, já que os sacerdotes católicos eram incentivados a tirar a barba, para que não fossem confundidos integrantes da igreja ortodoxa ou com os muçulmanos ou judeus.

História da Barba e Bigode

História da Barba e Bigode

Como foi possível observar, por trás da simples decisão que os homens tomam hoje em dia, existe muita história e tradição. A partir do mundo moderno o que mais aconteceu nesse sentido foi a criação de objetos e produtos que tinham como objetivo facilitar ou a manutenção, ou a retirada da barba, como é o caso de shampoos, barbeadores e navalhas, gels pós barba, entre várias outras coisas do tipo.

Há pouco tempo a barba ainda era vista como sinônimo de desleixo e de falta de higiene, e assim, o rosto lisinho era extremamente superestimado, sendo decisivo até em ramos importantes, como é o caso de contratação por empresas, aceitação em famílias e outros círculos sociais. Porém, mais recentemente, a barba tem virado até mesmo uma febre, sendo que muitos homens desejam cultivá-la e até mesmo cuidar dela com mais atenção, não somente a deixando crescer sem critérios. Por isso, logo abaixo serão apresentadas algumas dicas de como cuidar da barba e do bigode, sendo que esse é um fator essencial para o tema central do artigo de hoje, que são os campeonatos de barba e de bigode, já que para participar, é importante que o competidor tenha uma barba muito bonita, saudável e consequentemente bem cuidada.

Como Cuidar Da Barba E Do Bigode Adequadamente

Como já foi dito acima, cuidar da barba é uma coisa muito importante, e isso não diz respeito somente as pessoas que pretendem participar de algum campeonato mundial de barba e bigode, mas sim, todo mundo que deseja ter uma barba bonita e viçosa, mas mais do que isso, que desejam não ter problemas nesse sentido, como coceira, caspa, entre outras coisas mais ligadas a saúde e a higiene, assim sendo, esse cuidado deve ser diário, e isso não necessariamente quer dizer que é necessário muito tempo livre ou muitos produtos elaborados, mas sim, que ela deve ser cuidada constantemente. Os principais pontos a serem levado em consideração quando se pensa em cuidados com a barba são: as maneiras de se fazer isso adequadamente, o desenho e formato que ela deve ter para receber esses cuidados, os produtos que deverão ser utilizados (como shampoos, ceras, balms e óleos), se atentar a alguns parâmetros, como por exemplo evitar que o bigode cubra a boca e manter a barba sempre aparada.

Incialmente, quando um homem decide deixar a barba crescer, a ansiedade pode acabar sendo um problema, já que ainda que a velocidade desse crescimento seja média, até que se chegue ao tamanho desejado pode levar um tempo. A velocidade média de crescimento dos fios da barba é de meio milímetro por dia, o que pode acabar fazendo com que as pessoas desistam de todo esse processo. Além disso, outro fator que pode acabar gerando uma desistência de manter a barba grande é o incomodo que acontece no começo, gerando um grande desconforto, como coceira e irritação.

Como foi dito anteriormente, não são muitos os produtos necessários para a manutenção da barba, mas um bom shampoo especifico para isso pode fazer toda a diferença, já que somente a água não consegue tirar todas as sujeiras, impurezas e resíduos desse local. Além disso, usar um shampoo específico para a barba garante uma neutralização do pH, o que faz com que os óleos naturais da pele sejam mantidos, que as células mortas sejam removidas e consequentemente que a irritação e a coceira diminuam ou se extingam.

Para as pessoas que desejam um cuidado extra, usar outros produtos pode ser uma ótima escolha, já que eles podem auxiliar em dar outros formatos ou manter a barba no lugar por mais tempo, então é interessante experimentar esses itens também. Já para quem é mais básico, o uso do shampoo, com o aparo frequente já são suficientes para manter uma barba bonita, cheirosa e saudável, e para quem quer ir além, é até possível participar de competições, que é o que será tratado logo abaixo.

Campeonatos de Barba e Bigode

Ao redor do mundo existem as mais variadas e curiosas competições, como as de comida, de corridas de galinhas, entre outras coisas absurdas, e não seria diferente com as barbas, já que a humanidade tem essa ideia de sempre querer saber quem é o melhor em determinada coisa. Dessa forma, nos dias de hoje existe um campeonato mundial de barba e bigode, que é chamado “The World Beard and Moustache Championship”, que fazem realmente uma comparação entre os pelos faciais. Nesse tipo de concurso é possível encontrar as barbas e bigodes mais bonitas, mas também as mais bizarras, criativas e curiosas, diferentemente do que estamos acostumados a ver na rua no dia a dia.

Não se sabe com precisão onde e quando se originou esse tipo de campeonato, já que vários países querem ganhar esse crédito. Porém, essa competição ganhou força no ano de 1970, já que contou com uma participação mais significativa dos países do mundo todo. As pessoas que participam são tão apaixonadas por esse mundo das barbas, que eles se preparam durante o ano todo para esse momento, sempre se atentando aos cuidados diários, mas também com as modelagens diferentes para a barba. Os campeões sempre contam com visuais absurdos e chocantes, e é isso que da graça a todos esses campeonatos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.