Midialogia

Nas ultimas décadas com o desenvolvimento das novas tecnologias o setor de entretenimento também se desenvolveu muito no Brasil e no mundo, abrindo novas frentes de trabalho que devem ser preenchidas com pessoal capaz de utilizar as mídias existentes e todos os seus recursos de forma adequada, para que possa valorizar o trabalho, de forma que o setor de entretenimento, em virtude desta demanda, deu origem a um novo curdo de formação específica na área de comunicação social, o curso de midialogia.

O curso é novo e poucas turmas se formaram, no entanto há vagas para os profissionais, especialmente aqueles que aliam a capacidade de interagir com as mídias, a criatividade e a sensibilidade. O curso de midialogia vem sendo considerado como um dos 10 cursos mais promissores para o futuro. Neste artigo nós vamos conhecer um pouco mais sobre este curso, do que trata, as áreas de atuação e o mercado de trabalho.

O que é um midiólogo?

Midialogia

Midialogia

O midiólogo é um profissional com formação de nível superior habilitado para trabalhar com as diversas mídias existentes, como áudio, fotografia, vídeo, cinema, rádio, multimídia, web, computação gráfica e hipermídias, atuando na recepção, na produção e na finalização de obras audiovisuais e também como crítico dessas obras. O midiólogo também pode atuar com a área de pesquisa ou docência.

O curso de midialogia

Graduações

Graduações

O curso de midialogia foi criado no ano de 2004, sendo uma das habilitações de comunicação social. O curso surgiu da necessidade de estudar de forma mais específica e profunda alguns conteúdos que são abordados superficialmente nas graduações de publicidade e propaganda, jornalismo e Rádio e TV, para atender uma necessidade do mercado e dos profissionais que atuam nesse nicho do mercado.

A grade curricular do curso tem como fundamento as teorias do cinema, da comunicação, do signo, educação e mídia, mídia e ciências humanas, antropologia da imagem, fotografia e movimento, tecnologias da informação, edição dos produtos audiovisuais, multimídia e computação gráfica. O curso tem uma formação humanística com preocupação na linguagem, seus símbolos e significados, alargando os conceitos e a abrangência dos veículos de comunicação modernos, ou seja, as mídias contemporâneas.

Mercado de trabalho

Curso

Curso

O mercado de entretenimento vem crescendo muito nos últimos anos, especialmente a indústria do cinema, a televisão e a internet. No Brasil o cinema nacional e as emissoras de TV e rádio novas, vem absorvendo a maior parte dos profissionais já formados no país no curso de midialogia, que é capacitado à produzir um trabalho de alta qualidade nas diversas formas de operacionalização integrada das mídias existentes, não só nos meios de comunicação coletivos, como redes de TV, como também nas produtoras independentes.

O curso oferece uma pluralidade de áreas de atuação, assim os profissionais também podem atuar com fotografia artística, desenvolvimento de games, animação digital, conteúdo pra web, ou ainda se especializar em alguma outra área de seu interesse, fazendo pós-graduação e desenvolvendo seu potencial e incrementando sua formação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.