Engenharia de Aquicultura

O Brasil possui uma grande extensão de costa banhada pelo mar, além de uma grande e rica rede hidrográfica, com lagoas e rios de pequena e grande extensão, distribuídos por boa parte de seu território, de forma que o peixe é um alimento importante na mesa do brasileiro, mesmo assim mais de 50% do peixe consumido no país é oriundo da pesca artesanal, contudo esse cenário está se modificando e o engenheiro de aqüicultura, apesar de ser uma profissão recente no cenário nacional, tem responsabilidade sobre estas mudanças.

Neste artigo nós vamos saber um pouco mais sobre este curso e esta profissão que atua direta e indiretamente na indústria de alimentos e no meio ambiente, e sobre o mercado de trabalho.

Origem e área de atuação

Engenharia de Aquicultura

Engenharia de Aquicultura

Pela sua costa extensa e rica rede hidrográfica o Brasil é um país com grande potencial para o cultivo de peixes.

Originalmente a agronomia atende este segmento, no entanto devido a demanda e a necessidade de estudos mais aprofundados no segmento, foi criado o curso de engenharia em aqüicultura, que forma profissionais para orientar e gerenciar de todo o processo, desde a produção, a engorda, o processamento e a distribuição para o consumidor do produto final, que pode ser peixe, rãs, ostras, mexilhão, crustáceos ou peixes ornamentais.

O curso de graduação de engenheiro em aqüicultura possui ainda um foco nas questões ambientais, formando profissionais que possam desenvolver projetos baseados nos conceitos de sustentabilidade.

O curso de graduação

Graduação

Graduação

O curso de graduação prepara profissionais para atuar na pesquisa e na produção animal, existindo em nível de bacharelado com duração média de 10 semestres e de tecnólogo com duração de 7 semestres.

A grade básica desses cursos contempla disciplinas como física, química, biologia, matemática, informática, topografia, genética, construção civil, hidráulica, mecânica, sensoriamento remoto, instalações elétricas, ecologia, cálculo, economia, tecnologia pesqueira, gestão de negócios, entre outras disciplinas. Alguns cursos ainda oferecem aos alunos aulas práticas sobre técnicas de navegação e sobre processamento de pescado.

O mercado de trabalho

Profissionais

Profissionais

Os cursos de formação em engenharia de aqüicultura habilitam profissionais a projetar e gerir fazendas marinhas, desenvolvendo técnicas para aumentar a produção dos organismos em água salgada ou doce com boa qualidade nutricional. Os profissionais têm uma formação que permite que os projetos desenvolvidos explorem a produção dos produtos aquáticos de forma sustentável, estando capacitados também para orientar pescadores quanto a preservação das espécies em extinção, o manejo dos pescados, e técnicas de segurança.

Os profissionais podem atuar como profissional liberal, nas indústrias de pescados, nos frigoríficos de exportação, nas empresas e órgãos governamentais de agricultura e de meio ambiente, na consultoria à produção aquática junto a cooperativas e associações de produtores, empresas públicas e privadas.

A engenharia de aqüicultura ainda tem um mercado restrito no Brasil, porém há um grande potencial para expansão, com investimentos e incentivos dos órgãos públicos para a produção de animais aquáticos, especialmente depois da criação do Ministério da pesca, pelo Governo Federal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Brasil

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.