Cursos Gratuitos, Tudo é Apenas uma Questão de Escolha

Atualmente vivemos uma época de pleno emprego no Brasil. Em meio a tantas oportunidades de trabalho, decorrentes de diversos anos da estabilidade econômica, um fenômeno curioso vem acontecendo. Se antes haviam poucas vagas para muita gente disponível, hoje, em muitas profissões, acontece exatamente o oposto, ou seja, há muitas vagas em que, simplesmente, não se encontra profissional habilitado disponível.

Daí a importância de estar constantemente se reciclando, fazendo cursos. Os cursos são importantes não apenas para essa situação. Vale lembrar que nas últimas décadas, a humanidade passou por muitas transformações, o mundo se globalizou, e com isso, o mercado de trabalho passou por muitas mudanças.

Cursos

Nesse contexto, muitas profissões foram extintas, mas em compensação, outras surgiram e aquelas que ainda existem mudaram seu perfil. Nesse caldeirão, surgiu uma palavra que virou uma espécie de mantra: empregabilidade.

Hoje, o fundamental é a pessoa se colocar em disposição de ser empregada e, para que isso seja possível, cursos é que não faltam, até para aqueles que simplesmente não têm condições financeiras de fazer um investimento desse porte.

Com a expansão cada vez maior da internet, a busca do curso ideal ficou mais fácil ainda. Muitos deles, podem ser feitos simplesmente sem sair de casa.

Quando se fala em curso de graça, para muitos pode dar a impressão de “falcutrua”, “coisa de aposentado”, “onde já se viu, ninguém dá nada de graça para ninguém”. No entanto, existem muitas instituições sérias que oferecem cursos dessa espécie.

Cursos Gratuitos Respaldados por Instituições com Credibilidade

Uma das instituições que oferecem cursos dessa natureza é a Fundação Getúlio Vargas. Trata-se da primeira instituição brasileira a ser membro do Open Course Ware Consortium (OCWC), um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet e olha que não são cursos insignificantes.

A FGV oferece cursos nas áreas de sustentabilidade, na área de direito tributário, investimentos financeiros, na gestão de custos, administração estratégica, gestão em tecnologia de informação, gerenciamento do escopo de projetos, ética empresarial, cursos na área de metodologia e para professores de ensino médio em filosofia e sociologia.

Fazer

Outra instituição que oferece muitas opções de cursos gratuitos é o Senai. Nesse ano, a entidade oferece 1360 vagas para cursos gratuitos profissionalizantes. Entre os cursos estão de auxiliar de produção de laticínios, processador de queijos, auxiliar de confetaria, auxiliar de mecânico, auxiliar de montagem, auxiliar de eletricista.

O Sebrae é outra entidade que já tem tradição em oferecer cursos gratuitos. Grande parte desses cursos são voltados para aqueles que desejam se tornar empreendedores e para adquirir alguns conhecimentos fundamentais para se manter a emprabilidade.

Pela internet existem dez que seguem essa linha, tais como aprender e empreender, análise e planejamento financeiro, como vender mais e melhor, D’olho na qualidade, gestão de cooperativas de crédito, atendimento ao cliente, boas práticas nos serviços de alimentação, gestão da segurança, empreendedor individual, iniciando um pequeno e grande negócio e MEG – Primeiros passos para a excelência.

Uma outra alternativa é o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), entidade que tem como finalidade o desenvolvimento de serviços que levem ao aperfeiçoamento da gestão e a capacitação empresarial. Para isso oferece cursos de educação gratuitos de educação a distância em que os módulos virtuais são autoinstrucionais em que é possível estudar na hora que desejar e puder. Estão nessa linha os cursos de marketing pessoal, educação ambiental, empreendedorismo, tecnologia de informação e comunicação, entre outros.

Instituição

Há ainda a importante contribuição da Fundação Bradesco, por meio da escola virtual que desde 2001 oferece uma série de cursos gratuitos, tanto em ambiente presencial quanto virtual, em que o aluno conduz seu aprendizado. Para isso oferece cursos nas áreas de administração financeira, banco de dados, governança de TI e formação continuada de profissionais da educação, entre outros.

Governo Federal Também Disponibiliza Esse Serviço

O poder público também disponibiliza uma série desses cursos. Existem vagas para diversos cursos contando com tutores ou não. Entre os cursos disponíveis estão doutrinas políticas contemporâneas, excelência no atendimento, gestão administrativa no setor público, relações internacionais, fundamentos da ciência econômica, entre outros. Para isso basta acessar os site do senado.

Com tantas opções, fica difícil não se atualizar e não manter sua empregabilidade. Nesse imenso cardápio em que há tanto quantidade quanto qualidade, tudo passa apenas uma questão de escolha.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.