Crise No Mercado De Carbono

Não é novidade para ninguém o fato de que esta é uma crise mundial e que como tal afeta a todos os setores, portanto não é de estranhar que também esteja acontecendo uma crise no mercado de carbono. Isso era algo que já deveria estar sendo esperado, pois os créditos de carbono são aqueles certificados emitidos por ocasião das reduções de gases do efeito estufa e foi convencionado que ao diminuir a emissão de dióxido de carbono em uma tonelada isso equivaleria a um crédito de carbono sendo que este poderia ser negociado no mercado internacional. Outros gases que também são causadores do efeito estufa embora em nível inferior podem também ser negociados e através do conceito de carbono equivalente ser convertidos em credito carbono pra serem também negociados.

Crise No Mercado De Carbono

Crise No Mercado De Carbono

Hoje a crise no mercado de carbono se deve principalmente ao fato de que as indústrias diminuíram se ritmo e por isso também estão emitindo menos gases poluentes. Na verdade ao criar os créditos de carbono, o que foi feito, foi atribuir um valor monetário para a poluição, assim dentro de pouco tempo, os grandes poluidores encontraram uma maneira de não diminuir suas atividades para que a emissão de gases fosse reduzida, pois bastava comprar esses créditos dos países que menos poluem por isso a crise no mercado de carbono atinge não somente os países maiores, geradores desses gases, mas também os pequenos que negociavam seus créditos e isso pode estar levando o aquecimento global ao extremo.

Política

Política

Sabedores todos que para o controle do meio ambiente é fundamental a diminuição desses gases poluentes nada resta a fazer a não ser respeitar o Protocolo de Kioto que determina a cota máxima que cada país pode emitir e estes criam as leis para restrição dessas emissões evitando assim aumentar a poluição do ar já tão comprometido principalmente nos grandes centros urbanos onde se concentram mais indústrias e onde a circulação de carros também contribui em muito para isso. Hoje a crise no mercado do carbono mostra que a emissão dos gases diminuíram mas a produção também e não é isso o desejado, nem mesmo pelos ambientalistas.

Dinheiro

Dinheiro

Pena que a crise no mercado de carbono não signifique somente benefícios para o espaço natureza, pois se este se deve a diminuição da atividade industrial por parte dos grandes produtores quer dizer que em seu bojo existem outras medidas recessivas entre as quais geralmente está a dispensa de funcionários, portanto o fato de estar havendo uma crise no mercado de carbono é muito mais abrangente do que este fato puro e simples, pois significa que a crise na indústria é muito grande uma vez que as emissões finalmente desceram aos níveis exigidos pelo protocolo. Essa na realidade seria uma grande noticia fosse ela conseguida ancorada em outras bases, ou seja, com medidas saneadoras e dentro de um projeto de sustentabilidade que realmente resolvesse os problemas da poluição do ar e não causadas por uma crise financeira que tão caro vai custar atingindo principalmente os menos privilegiados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.