Conseqüências da Guerra

Por mais que passe o tempo e nos esqueçamos das conseqüências da guerra que ainda persiste no Oriente Médio, basta abrir os jornais para perceber que essa história não acaba, e cada vez mais existem civis que são vitimados pela intolerância e tirania de um conflito cujo fim parece estar ainda muito longe. O histórico de invasões e guerras sofridas pelo Afeganistão é bem grande, por se tratar de um local estratégico muito disputado por grandes potências mundiais, mas apesar disso também existe uma longa e massacrante guerra civil, desde 1970, com intervenções de outros países.

Mais atualmente acontece investida americana, que já vem acontecendo desde 2001, logo após os terríveis atentados de 11 de setembro, sob a justificativa de buscar os responsáveis por aquele ato terrorista. Embora toda crise mundial, despendeu-se um investimento de milhões de dólares para tentar restabelecer a ordem e reerguer a infra-estrutura daquele país, mas o que se vê como conseqüência da guerra e da intervenção americana é cada vez mais destruição, mortes, pobreza, desordem, tristeza, etc.

Consequencias da Primeira Guerra

Consequencias da Primeira Guerra

O Afeganistão tem sua cultura religiosa baseada no Islão com forte influencia do Hinduísmo e do Budismo. As questões religiosas são um dos grandes motivos dos conflitos que ocorrem naquele país, questões de ideologia muito difíceis de serem solucionadas. Não posso imaginar como, apesar de tamanha destruição, a vida possa seguir em lugares onde as conseqüências da guerra são devastadoras. Todos concordam que as crianças são as principais vitimas deste interminável conflito, algumas poucas brincadeiras de criança podem ser vistas e as escolas tentam de alguma forma manter suas atividades, assim como os demais setores desta sociedade tão conturbada que vive sob um clima de ameaça constante, entre fuzis, bombas, ataques terroristas, ou seja, convivendo com a morte e a destruição em tempo integral, sem descanso.

Consequencias da Segunda Guerra

Consequencias da Segunda Guerra

Além de tudo isso este país tem sérios problemas com o abastecimento de agua que acarreta graves problemas de saúde, já que a maior parte de seu território sofre com a seca, além da falta de saneamento básico. Além disso sua economia é basicamente a agricultura, portanto com a seca o país sofre muito economicamente quase beirando a um estado de miséria. As conseqüências da guerra só agravam esta situação, já que não há segurança alguma quanto a questões politicas e econômicas. Problemas como educação, saneamento e saúde carecem de soluções imediatas, mas infelizmente não é o que acontece. Fica aqui o grande questionamento, como vencer a crise que assola aquele país? O que se espera é que o atual presidente dos Estados Unidos haja de forma diferente do seu antecessor, buscando amenizar o imenso sofrimento daquele povo. Ainda que se saiba que os conflitos naquela região são constantes não é possível se conformar, pois como conseqüências da guerra existem crianças morrendo diariamente, vítimas da insanidade de adultos gananciosos e intolerantes que deveriam zelar por suas vidas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.