Chuvas em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina vem sofrendo muito com chuvas fortes. Todos os anos, os problemas se repetem, entre os mais recentes, está a chuva de fevereiro de 2015. A chuva forte que foi prevista que colocou o Estado da Defesa Civil do estado em alerta, foi só mais uma, das tantas que só nesse ano atingiram a região.

A região da Grande Florianópolis é sempre atingida pelas fortes chuvas do estado de Santa Catarina. Em fevereiro de 2015, o litoral norte e o Vale do Itajaí também foram castigados. A chuva forte traz com ela os deslizamentos e esse sim, representa um grande problema. Se não bastassem os alagamentos, os deslizamentos tiram muitas pessoas de casa, famílias perdem tudo com as chuvas fortes em Santa Catarina.

Felizmente, em fevereiro de 2015, apesar de 12 horas de chuva terem sido exatamente o que se chove no mês inteiro no estado, não houve registros de feridos e nem de mortos. O volume chegou a 178 milímetros em 24 horas de volume de chuva e no dia seguinte, mais um alerta da Defesa Civil. É uma época que os moradores não conseguem dormir sossegados por conta da previsão de fortes chuvas.

A Chuva Durante o Carnaval de 2015

A chuva forte em Santa Catarina resolveu cair bem próximo ao carnaval de 2015, mesmo assim, as prefeituras não cancelaram as festas programadas nas cidades para comemorar a data. Ao mesmo tempo que o carnaval foi mantido, a prefeitura precisou contabilizar os estragos causadas pela forte chuva e a necessidade de ajuda que cada cidade atingida teria.

A chuva de fevereiro foi mais persistente no litoral, Vale do Itajaí e no planalto norte. O problema se estendeu e o governo pediu que as pessoas deixassem as casas que estavam em lugares considerados de risco. Além disso, a Defesa Civil, como faz em qualquer estado, trabalhou para conscientizar as pessoas da necessidade de se manter longe dos alagamentos, evitando o contato com a água suja. Além disso, foi dado alerta em relação a rachaduras que pudessem vir a surgir nos muros ou paredes.

Vale ressaltar que esse observação deve valer para todo mundo. Em caso de chuva forte, observar a construção e caso apareçam rachaduras, chamar imediatamente a Defesa Civil, que poderá avaliar se tem risco de queda do imóvel.

As Enchentes de 2008 em Santa Catarina

Não é a primeira e nem a segunda vez, que o estado de Santa Catarina sofre com chuvas fortes e em consequência, enchentes, cujo alagamentos são acompanhados de deslizamentos.

Em 2008, o estado viveu um período caótico, era novembro daquele ano, quando uma enchente atingiu Santa Catarina, afetando a vida dem ais de 1,5 milhões de pessoas. Foi uma verdadeira tragédia, poque a enchente além de desalojados, 9.390 pessoas, deixou 135 pessoas mortas. Cerca de 150 mil moradores do estado ficaram sem luz e foram obrigados a economizar água, que só chegava nas suas casas, através de caminhões.

Muitas cidades de Santa Catarina, na enchente de 2008, ficaram isoladas, não tinha acesso até elas por causa de deslizamentos e escombros. Na cidade de Blumenau foi decretado o estado de calamidade pública, pelo então prefeito, João Paulo e mais três outros municípios de Santa Catarina, se viram obrigados a fazer o mesmo. Muitas cidades ficaram dias e dias sob estado de emergência.

O porto de Itajaí foi atingido e berços de atração foram destruídos. Para se ter uma ideia de quanto choveu no estado, o Vale do Itajaí teve seu nível acima do normal de 11,52 metros. Era chuva que correspondia a mil litros de água por metro quadrado. Para que tudo voltasse ao normal foram preciso seis meses. Pois, nesse período, o solo ainda estava muito instável e os deslizamentos ainda poderiam acontecer, mesmo com o fim da chuva.

Chuvas em Santa Catarina em Março de 2015

Como se não bastasse a chuva forte que atingiu o estado em fevereiro de 2015, o mesmo se observou nas famosas “águas de março fechando o verão”. Os municípios mais atingidos foram Gravatal e o sul de Santa Catarina. A enchente foi tão grande, que algumas áreas ficaram isoladas devido a queda de pontes. A zona rural da cidade foi a mais atingida, ficando completamente alagada e desalojando famílias.

Além das pontes que caíram, as ruas ficaram completamente cobertas, submersas e o transporte, em muitas áreas, só foi possível com cavalos. Na região sul de Santa Catarina, a cidade que mais sofreu com as águas de março de 2015 foi Cari. Lá aconteceu a formação de um ciclone e em um dia choveu o que era previsto para todo o mês de março.

A Geografia de Santa Catarina

Todos nós sabemos que o tempo está louco e que as mudanças climáticas mais absurdas podem ser observadas em qualquer parte do mundo. Calor demais, frios demais, neve demais, chuva demais, falta de chuva e por aí vai, mas nem tudo é culpa das mudanças climáticas, enchentes constantes, como é o caso de Santa Catarina estão relacionadas com a geografia da região.

Santa Catarina é formada por terrenos e pouca altitude, planíces, ilhas e enseadas. O seu relevo tem uma parte chamada de Planaltos e Serras de Leste-Sudeste. Já no centro-leste do estado tem o surgimento da Depressão Periférica. Já a serra é predominantes no sudeste, oeste e centro do estado. Além das Chapadas e Bacia do Paraná.

A parte oriental do estado é drenada pela bacia hidrográfica do Atlântico Sul e o seu rio mais importante é o Itajaí. No centro e no oeste podemos encontrar afluentes do rio Uruguai, que são, o Canoas, o Pelotas, o Chapecó e o Peixe. Todos eles fazem parte do curso d’água d Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.

O clima do estado de Santa Catarina é subtropical úmido e as temperaturas médias podem variar muito de acordo com a região. As menores são registradas nas áreas serranas, podendo até mesmo nevar, enquanto as mais altas, se observa no litoral, no noroeste e no sudeste catarinense.

Historicamente a vegetação predominante era de campos e florestas. Já a Mata Atlântica predomina a paisagem das serras litorâneas, assim como nas áreas de maior elevação das regiões serranas, como na Mata de Araucárias.

Mais uma vez milhares de pessoas foram atingidas pelas fortes chuvas no estado de Santa Catarina. As cidades que apresentam casos mais críticos são Itajaí e Blumenau, não só pelo grande volume de água, mas também em virtude de suas características geográficas.

Dessa forma, a defesa civil reúne uma equipe de especialistas no assunto para elaborar um projeto que vise a prevenção. O objetivo é oferecer mais qualidade de vida à população e evitar desastres desse tipo.

Chuvas em Santa Catarina

Chuvas em Santa Catarina

Mas isso é um trabalho processual e lento, pois agora a defesa civil trabalha para socorrer as pessoas atingidas. Segundo dados divulgados pela própria defesa civil, estima-se que mais de 600 mil pessoas tenham sido afetadas pelas chuvas. Muitas delas ainda estão desabrigadas e tem a incerteza como futuro.

Por esse motivo, linhas de crédito serão liberadas em caráter de emergência para as pessoas e municípios atingidos. O objetivo é reconstruir o mais rápido possível, pelo menos materialmente, o que foi destruído pela chuva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.