28 de Agosto: Aniversário da CUT

No dia 28 de agosto de 1983, era fundada em São Bernardo do Campo, em São Paulo, a Central Única dos Trabalhadores. A CUT como é abreviada e chamada foi fundada durante o primeiro Congresso Nacional da Classe Trabalhadora, o CONCLAT. E a data passou a ser o aniversário da entidade.

Neste dia, que entrou para história, cerca de cinco mil pessoas, entre homens e mulheres, que chegavam de várias partes do Brasil, se reuniram no galpão, que pertenceu a companhia cinematográfica Vera Cruz e traçavam um novo futuro.

História Até Chegar a Fundação Da CUT

O Brasil era tomado por um golpe militar no ano de 1964, momento esse que durou até 1985. Foram 21 anos sob o regime militar, que entre tantas atrocidades, tinha tirado os direitos constitucionais, não existia democracia, perseguia-se todos os que fossem contra a política imposta por eles.

Fora isso, muitas pessoas não só sofreram repressão, mas ao dizer o que pensavam foram torturadas e mortas. A censura era aplicada em todas as áreas, inclusive para o meio artístico. Foi uma época que muitos artistas brasileiros foram viver fora do Brasil para escapar da censura da ditadura e do que poderia acontecer com eles, que enfrentavam o regime através da sua arte.

Apesar de ter durado tantos anos, já no final da década de 1970 e meados de 1980, a sociedade começa a buscar de volta o que tinha antes do regime militar. Foi o momento que o regime imposto pelos militares começou a se enfraquecer e muitos setores que vinham insatisfeitos, mas em silêncio, com medo das consequências, começaram a se expressar contra.

Quando as pessoas deram início a esse movimento de insatisfação público é que deu-se o início da redemocratização no país.

O Surgimento da CUT

Foi então, neste momento, que o país estava passando por um processo significativo na sua política, culturalmente falando e economicamente é que movimentos sociais vão ganhando voz. Eles eram chamados de “novo sindicalismo” e isso significava que a classe trabalhadora voltava a falar e queria ser ouvida.

Todas as lutas em busca da redemocratização foram organizadas por pessoas que faziam parte do sindicato oficial corporativo, mas não estavam de acordo com as suas decisões. Foi então, que em alternativa a essa insatisfação surgiu a CUT, Central Única dos Trabalhadores. Nascia uma única entidade que representaria todos os trabalhadores de todas as partes do país que não estivessem satisfeitos com o que estava acontecendo naquele momento da história no país.

O nascimento da CUT no dia 28 de agosto de 1983 significava uma esperança de que a união netre os trabalhadores pudessem ser decisivas na volta da democracia. Era a entidade que realmente estava representand os trabalhadores e que tinha por objetivo não só representá-los naquele momento, mas passa a ser porta-voz de homens e mulheres na política nacional.

A Transformação da CUT

A CUT já entra no cenário nacional como uma entidade muito forte, uma vez que une pessoas de todas as partes do Brasil. Foi assim que a Central Única dos Trabalhadores seguiu seu caminho, sendo considerada até hoje, a maior central do Brasil e a mais representativa.

A Central Única dos Trabalhadores consegue reunir milhares de pessoas, se define como de caráter classista, autônomo e democrático. A entidade se coloca como tendo o objetivo de defender os interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.

Os princípios da CUT são baseados em “igualdade e solidariedade”, para tal, eles organizam e buscam atuar em defesa dos trabalhadores, tanto das áreas urbanas como do campo, assim como os do setor público. Eles defendem melhores condições de trabalho e também de vida para os trabalhadores, sejam os que estão na ativa e os que não estão, além de buscarem, através de manifestações, uma sociedade democrática e justa.

Sobre a CUT

A CUT está presente em todas as atividades econômicas do Brasil e é considerada a maior central sindical do país e também da América Latina. No mundo, a Central Única dos Trabalhadores ocupa o quinto lugar, entre as maiores, possuindo 3.438 entidades filiadas, são mais de 22 milhões trabalhadores na base e mais de 7 milhões filiados.

A CUT desde que foi fundada busca fazer parte de forma atuante na disputa da hegemonia e nas transformações que acontecem na sociedade, no cenário político e econômico do país. Além de estar antenada no que acontece na América Latina e no mundo, em geral, que possa de certa forma, influenciar na vida do nosso país e dos seus trabalhadores.

Para CUT o avanço na proposta de um Sistema Democrático de Relaçoes de Trabalho ficou evidenciado quando Lula, um ex-operário, se elegeu à presidência da República para o primeiro mandato em 2002. Para a entidade isso representa um avanço e seus dirigentes consideram que tiveram papel fundamental neste processo de mudanças de direitos e resultados. Mas, a entidade quer ir muito mais, pois consideram que ainda se tem muito o que fazer pela classe trabalhadora.

Princípios e Estrutura

Entre os princípios básicos da CUT está a defesa da liberdade e autonomia dos sindicatos, desde que tenha o compromisso de buscar o entendimento com os trabalhadores, que por sua vez, são livres para escolher. Os trabalhadores podem decidir se querem se filiar a um sindicato e como, assim como será o suporte financeiro do mesmo.

Além disso, o sindicato não deve depender de absolutamente nada de ajuda do Estado, nem de patronato, nem de partidos, nem de governos, nem de credos, nem de agrupamentos políticos, nem de instituições religiosas e de nada que tenha caráter institucional ou programático.

As lutas “travadas” pela CUT, de acordo com os seus princípios, devem ser de consciência política individual de cada trabalhar e por vontade própria.

A CUT é Dividida em Dois Níveis:

  • Organização Horizontal: ela tem uma estrutura nacional e mais a organização em cada um dos 26 estados e Distrito Federal, são as CUTs estaduais.
  • Organização Vertical: são as entidades sindicais divididas por ramo de atividade econômica: federações, confederações e sindicatos.
  • A CUT também tem outros braços para desenvolver atividades específicas, como : ADS – Agência de Desenvolvimento Solidário, IOS – Instituto Observatório Social, INST – Instituto Nacional de Saúde no Trabalho, sem falar em escolas sindicais, que são sete e uma escola de Turismo e Hotelaria.

Após o término do regime militar, teve fim toda à repressão, conseqüentemente, houve mais espaço para reivindicar, questionar e lutar por direitos. Assim, aquele grito entalado na garganta por tantos e tantos anos, poderia finalmente vir a tona.     É nesse contexto de profundas mudanças sociais e políticas que a CUT (Central Única dos Trabalhadores) foi fundada, com o objetivo principal de defender os direitos da classe trabalhadora.

28 de Agosto: Aniversário da CUT

28 de Agosto: Aniversário da CUT

Mas exatamente em 28 de agosto de 1983, durante um congresso que reunia trabalhadores de todo o país, essa entidade foi criada, representando muito mais que a luta por direitos, mas o próprio direito de lutar. De lá pra cá, mais de 28 anos de história e muitas conquistas, por isso mesmo a comemoração foi em grande estilo.  Um dos eventos que se destacaram na programação organizada para festejar a data foi a homenagem realizada aos sindicatos que foram premiados pelo trabalho que realizam na entidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.