Construção Verde

Construção Verde: Empreendimentos Ecologicamente Sustentáveis São Tendência No Ramo Da Construção

Construção verde tem em seu conceito, não estar ligada somente para manter o ambiente ecologicamente sustentável, por isso muitos especialistas preferem denominá-la de “construção sustentada”, mais coerente com o que se deseja obter, equilibrando o desenvolvimento social e econômico com a proteção da natureza.

Casa

Casa

No caso do Brasil, que passa por um expressivo período de crescimento, essa preocupação tem ainda mais força, para garantir desenvolvimento sólido resolvendo problemas de infraestrutura, sem agredir ao meio ambiente.

Empresas de engenharia brasileiras passaram a planejar e a oferecer cada vez mais empreendimentos com essa proposta, que será cada vez mais utilizada em ambientes extremamente urbanizados, como forma de proporcionar maior qualidade de vida.

O presidente da Sustentax Engenharia Ambiental, Newton do Amaral Figueiredo, expõe que as construções verdes oferecem lucro aos proprietários e investidores, garantindo maior produtividade, conforto e saúde, com custos reduzidos. Outra vantagem é que esses empreendimentos se integram com o meio ambiente de maneira harmoniosa, bem como mantém uma continuidade na área em que estão instalados.

Construcao

Construcao

Isso porque o presidente dá um exemplo de que apesar de um empreendimento ter sido construído atendendo aos padrões ecológicos da construção civil, como materiais reciclados e com sistemas de economia de eletricidade, pode não ser considerado ecologicamente sustentável, se nas suas imediações o bairro contar com esgoto a céu aberto, provocando doenças na população local através dos ratos que vivem nesse esgoto.

Mas a construção verde promete ser algo que virá para ficar, já que somente na Europa e nos Estados Unidos estão sob análise mais de 700 projetos de empreendimentos que desejam obter o certificado de construção verde, que incluem construções de grandes empresas, como a IBM, Walmart e Toyota. Somente nos Estados Unidos, estão sendo construídos mais de dois mil imóveis verdes.

No Brasil, a primeira construção verde é a agência do Banco Santander no bairro de Granja Viana, na capital paulista, pois foi a primeira a receber o certificado “green building” (construção verde), dado para as empresas que atendem a requisitos ecologicamente sustentáveis, sendo criado pelo U.S Green Building Council (USGBC), ONG que reúne voluntários do mundo todo.

Dentre os principais requisitos de uma construção verde, é preciso ter a preocupação com a realidade econômica local, construindo conforme o dinheiro disponível, para garantir uma qualidade de vida e sem estresse ao proprietário.

Outro ponto importante é usar na construção verde materiais reciclados ou recicláveis, que sejam originários de fornecedores próximos do local da obra.

Tentar preservar a vegetação local ao máximo possível, bem como os melhores produtos, técnicas e materiais, para garantir menor consumo de água, energia, através de luzes de baixo consumo, sistemas de aproveitamento de água, entre outros.

Construcao Verde

Construcao Verde

Importante ressaltar que uma construção verde precisa ser algo tanto confortável como para durar muitos anos, de preferência situada em uma zona urbana, pois já conta com serviços de água, luz, gás, esgoto etc. Por fim, se prega preferir sempre reformar uma construção que já existe a ter que derrubá-la para se fazer uma nova.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Imóveis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.