O Fim Está Próximo

Parece que a cada século que passa as pessoas encontram uma nova teoria para explicar o fim do mundo. A humanidade já entendeu eclipses como mau agouros e indicação de que seria o ponto final, o calendário maia como um avisa funesto e até mesmo foram interpretadas mensagens derradeiras nos textos da Bíblia.

Mas, afinal será que o fim está mesmo próximo? Pensando a esse respeito selecionamos algumas teorias científicas que podem explicar possíveis fins do mundo. A verdade é que a vida é tão instável que devemos viver cada dia como se fosse o último independente de um fim ou não estar próximo.

Teorias Científicas Para o Fim do Mundo

Resfriamento da Terra

Trata-se de uma teoria que não é muito conhecida, contudo, é objeto de diversos estudos científicos. Um dos principais cientistas que trabalha com essa teoria é o Dr. Michio Kaku que é conhecido como o físico do impossível. O universo estaria num processo de expansão num ritmo muito acelerado.

O cientista vai mais longe e explica que a energia escura estaria puxando o universo pelo fato de que a explosão do Big Bang (que deu origem ao universo) nunca teria acabado somente passou a ocorrer numa velocidade menor. Com isso o universo não deixou de se expandir e pode acontecer de em algum momento a Terra ficar muito longe do Sol e não conseguir mais receber a luz necessária para sobreviver. Dr. Kaku arremata dizendo que na verdade a humanidade pode morrer em gelo e não em fogo como acreditam muitos.

Explosão do Sol

Um consenso é de que nosso planeta precisa do Sol para que possa existir vida, contudo, como o astro-rei é uma estrela está sempre crescendo e aumentando a sua radiação. Em algum momento essa radiação vai ser muito elevada e acabará evaporando toda a água da Terra.

Outro fato que precisa ser levado em conta é que o Sol, assim como tudo, nasceu e vai morrer um dia. Os astrônomos preveem que essa morte do Sol aconteça em 7 bilhões de anos. Contudo, antes que isso aconteça pode ser que o Sol inche e acabe derretendo as coisas. O Sol é um aliado, mas também pode ser o nosso fim.

Colisão de Asteroides

A Nasa anunciou em setembro de 2011 que fez um trabalho de análise de aproximadamente 90% dos maiores asteroides que tem órbita passando pela Terra. Com esse mapeamento a Nasa descobriu que existem em torno de mil asteroides perto da Terra com o tamanho de uma montanha.

Os especialistas acreditam que fazer esse mapeamento é muito importante para evitar que sejamos atingidos por asteroides perigosos. O Brasil também faz a sua parte com um projeto conhecido como Projeto Impacton que visa instalar um observatório astronômico para detectar a presença de asteroides que possam representar uma ameaça para os seres humanos.

O que preocupa muitos pesquisadores é que os asteroides são estudados somente até terem a sua órbita calculada de maneira que assim que se afasta a hipótese de que haja uma colisão com a Terra eles deixam de ser estudados. Alguns corpos celestes menores podem alterar a sua órbita e assim acabar colidindo com o planeta.

Vírus

Você já deve ter visto vários filmes em que a trama central é um vírus que se espalha por vias orais e toda humanidade é atingida. Saiba que isso pode sim acontecer na vida real, isso porque a engenharia genética já tem como produzir um vírus letal. Não podemos esquecer que a natureza por si pode fazer isso antes.

Um exemplo de que isso é muito mais que ficção científica saiba que cientistas americanos e holandeses criaram uma espécie de mutação do vírus influenza A H5N1 que foi o grande responsável pela crise da gripe aviária. O vírus que já era perigoso se tornou ainda pior. No ano de 2002, na Universidade de Nova York, cientistas recriaram o vírus da poliomielite e o vírus da gripe espanhola que foi responsável por dizimar cerca de 50 milhões de pessoas no ano de 1918.

Nesses casos citados é importante dizer que os cientistas recriaram os vírus para que pudessem estudar melhor as doenças para criar alternativas de tratamentos caso elas voltem a representar um risco para a humanidade. Contudo, nos mostra que é relativamente fácil criar vírus em laboratório para uma guerra biológica.

Uma Guerra Nuclear

Os noticiários estão aí nos lembrar que é bem possível que aconteça uma guerra em algum momento. Todo dia surge uma nova tensão entre países que disputam território ou recursos como água e petróleo. Quanto mais se acirra essa tensão maiores são as chances de acontecer uma guerra. O grande problema de uma guerra atualmente é que a humanidade possui armas muito mais poderosas e impactantes do que tinha antes.

Numa rápida comparação as armas nucleares produzidas atualmente possuem uma potência de pelo menos cinco vezes mais do que as bombas lançadas sobre a cidade de Hiroshima, no Japão, a primeira cidade a ser atingida por uma bomba atômica. Essa bomba foi lançada durante a Segunda Guerra Mundial pelos Estados Unidos e resultou em mais de 250 mil pessoas atingidas entre mortos e feridos. A cidade ficou destruída.

Estimativas indicam que existem mais de 20 mil ogivas nucleares espalhadas pelo mundo. Grande parte dessas ogivas está sob o controle da Rússia e dos Estados Unidos. Os EUA acreditam que o Irã cessou os esforços para a construção de uma bomba nuclear rm 2003, contudo, se esse país anunciar que está trabalhando na produção pode ser que recomece uma corrida nuclear no Oriente Médio.

https://www.youtube.com/watch?v=JLVXrzw-opA

Papa Francisco – O Papa Derradeiro?

Saindo um pouco do terreno científico chegamos a teoria de que o Papa Francisco poderia ser o último papa. Uma das profecias mais usadas para justificar essa ideia é a de Nostradamus em que haveria um líder jesuíta que seria o “papa negro”. Nessa profecia tudo começa com doenças letais como aviso.

Em seguida viriam as pragas e muitos animais começariam a morrer; aconteceriam catástrofes e mudanças do clima. O último passa seria o início de guerras e invasões do rei negro. Para muitos o vírus do Ebola seria o começo de tudo, vivemos em mudanças de clima e ainda tem as tensões militares na Rússia e Oriente Médio.

De acordo com a profecia de São Malaquias o último papa antes do fim do mundo seria o número 112 desde Celestino 2. De acordo com a profecia a cidade das sete colinas (Roma) será destruída, essa é a cidade em que fica o Vaticano. Será?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Humor

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.