Navegando com a Cama

Os Sonhos

Os sonhos nada mais são do que experiências que acontecem com as pessoas durante o seu momento de sono, mas que pode ser levado tanto para o lado mais científico e racional, quanto para o lado espiritual e religioso. Por exemplo, para a ciência, os sonhos são basicamente um momento de imaginação do inconsciente – processo mental que acontece sem que exista qualquer intervenção da consciência – durante um intervalo que uma pessoa esteja dormindo.

Sigmund Freud, um famosíssimo estudioso, médico neurologista e psiquiatra austríaco, entendia os sonhos como uma consequência de uma necessidade de ter um desejo reprimido, realizado. Da época de Freud em diante, muito se evoluiu no que diz respeito aos assuntos relacionados aos sonhos, inclusive, com pesquisas recentes foi possível descobrir que até mesmo os bebês ainda no útero de suas mães sonham, na etapa que é conhecida como sonho REM (Movimentos Rápidos dos Olhos), porém não foi possível entender com o que eles de fato sonham.

Já no que diz respeito aos sonhos no aspecto não científico, mas sim mais culturais e religiosos, muitas pessoas atribuem essa experiência a possíveis poderes de premonição, ou ainda como uma forma de a consciência estar se expandindo, porém, sem nenhum embasamento ou comprovação. Tudo isso faz com que sejam atribuídos muitas vezes significados a determinados tipos de sonhos, onde muitas pessoas buscam explicações que refletem do sonho, para a vida real.

Como a psicanálise foi desenvolvida incialmente por Sigmund Freud – que já foi brevemente citado acima – a definição de sonho segue o que seu criador pensava, sendo tida como “o espaço para a realização de desejos inconscientes reprimidos”. Porém, existem outros pesquisadores que apresentam outras vertentes em relação a esse tema, como é o caso de James Allan Hobson, que entende os sonhos como “um mero subproduto da atividade cerebral noturna”, ou seja, ele não enxerga como algo tão importante ou relevante.

O sono se divide em duas fases principais, sendo que na primeira delas, o sono acontece em ondas mais lentas, que é o momento onde o cérebro está realizando suas atividades de maneira mais baixa, o que não possibilita que imagens e filmes sejam formados, mas sim, somente pensamentos consideravelmente normais que geralmente são passados em um tipo de tela escura.

Já a segunda fase do sono, que é chamada de REM (sigla no idioma inglês para “Rapid Eyes Movement” com tradução de “movimentação rápida dos olhos”), o cérebro realiza uma atividade bem mais alta e é por isso, que é nessa etapa do sono que os sonhos acontecem, sendo isso comprovado principalmente nos adultos.

Sonhos

Sonhos

Como já foi possível perceber, Sigmund Freud foi um importante contribuinte e ávido pesquisador em relação aos assuntos relacionados aos sonhos, tanto é que no ano de 1900 ele publicou um livro chamado “A Interpretação dos Sonhos”, onde abordava toda essa temática de uma forma bem inovadora para a época, o que conferiu de fato uma sensação mais científica para esse assunto. Porém, esse livro foi bastante polêmico, já que Freud vai contra tudo o que já havia sido publicado anteriormente.

Além disso, ele apontava que existiam dois sentidos nos estudos dos sonhos, o sentido manifesto (que era como se fosse uma fachada) e o sentido latente (que de fato era o significado real, e na verdade era o mais importante). Para ele, o sentido manifesto era uma forma de despistar o superego, que é a parte da psicanálise que faz a representação da moral e dos valores sociais. Já o sentido latente, era a revelação de desejos da pessoa que estava possuindo aqueles sonhos, por mais absurdos que parecessem.

Hoje em dia o mais aceito, com base nas ideias iniciais de Freud, mas as tornando um pouco mais leves, é que os sonhos sejam de fato coisas relacionadas ao inconsciente, mas não necessariamente relacionadas a desejos, mas sim outros tipos de cargas emocionais que lá ficavam armazenadas e que assim se transformam em projeções de imagens e sons.

Interpretação E Significado De Sonhos

Fugindo um pouco de toda a base científica, existe a oniromancia, que nada mais é do que interpretação dos sonhos buscando alguma previsão para o futuro. Essa vertente tem uma credibilidade bastante significativa nos dias de hoje, mesmo não sendo científica, principalmente nas religiões cristãs e judaicas, já que existem histórias tanto na Bíblia, quanto na Torá que algumas pessoas recebem uma habilidade e um dom divino para que possam interpretar sonhos.  Já para o islamismo, os sonhos bons são necessariamente uma inspiração divina, que podem até mesmo carregar mensagens, enquanto os pesadelos são armadilhas do Satã.

Além desse tipo de premonição que muitas pessoas acreditam que podem acontecer através de um sonho revelatório que prevê o futuro, algumas pessoas acreditam que pelo menos alguma mensagem menos impactante o sonho pode trazer, e é por isso que ao redor de toda a internet é muito fácil encontrar sites cheios de significados de sonhos, e até mesmo livros, que buscam generalizar um tema com o qual se sonha, atribuindo diversos significados a eles. Vale ressaltar que nada do que foi citado nessa seção tem comprovação científica.

Sonhar Com Cama E Com Barco – Navegando Com a Cama

Existem alguns sonhos bastante comuns de se repetir em pessoas, e que até mesmo podem se tornar mais frequentes com alguém, como é o caso de alguém sonhar que está navegando por algum lago, rio ou mar, sentado ou deitado em uma cama. Muitas vezes o sonho acaba quando se chega no destino, ou quando, por ventura, a pessoa cai na água.

De acordo com alguns sites, sonhar com cama de maneira geral está ligado a coisas positivas, como saúde e felicidade, mas quando se está sentado na cama é possível que seja u sinal de que a saúde sofrerá um pequeno imprevisto.

Sonhando Com Barco

Sonhando Com Barco

Já sonhar com um barco, pode ter várias interpretações, mas de modo mais geral, se o barco está em águas calmas, muito possivelmente isso significa momentos de paz e tranquilidade. Já sonhar com barco em águas agitadas pode ser sinal de presságios ruins e de que tempos ruins estão por vir.

Juntando todas as interpretações é possível entender melhor o que possivelmente o sonho de se navegar com uma cama deseja transmitir de mensagem, mas é importante que isso não paralise a vida de uma pessoa, ainda que ela acredite nos significados dos sonhos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Humor

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.