Não Beba e Voe

Viagens de Avião

As viagens de avião tem se tornado cada vez mais comuns, mas ainda assim, muitas pessoas mais velhas ainda não passaram por essa experiência e possuem muitas dúvidas a respeito dessa primeira viagem.

Nao Beba e Voe

Não Beba e Voe

Por mais que não pareça, a primeira coisa que se deve ter em mente é que o avião é um dos meios de transportes mais seguros de todo o mundo, e por mais que a primeira vez seja um pouco amedrontadora ou assustadora, mas muitas vezes essa é apenas uma primeira impressão, e a maioria das pessoas acabam gostando da experiência.

Existem coisas básicas que podem ser alvos de questionamentos das pessoas que estão indo viajar de avião pela primeira vez, como por exemplo, a dúvida de onde comprar as passagens aéreas. Elas podem ser adquiridas de várias formas, sendo as mais comuns, a compra pelo site da companhia aérea desejada ou ainda em agências de turismos, sejam em lojas físicas ou virtuais. Uma curiosidade é que, diferentemente dos ônibus, não há uma passagem física, mas sim uma reserva que conta com um código localizador, e não necessariamente ele precisa ser impresso. Apenas com os documentos citados abaixo já se pode embarcar.

O documento necessário para fazer uma viagem de avião em território nacional ou pela América do Sul é apenas a carteira de identidade, mas ela pode ser substituída por outros documentos equivalentes, que provavelmente serão descritos no momento da compra. Já em viagens internacionais é necessário que se possua um passaporte, e em outros casos, até mesmo um visto.

No momento da compra da passagem aérea existem várias opções de voos, e é importante prestar atenção nas alternativas e saber diferenciá-las, optando por aquela que mais se encaixa com o desejado. As principais opções são: Voo direto, com conexão e com escala. A escolha do voo direto significa que o avião decola em uma cidade e só pousa na cidade de destino. Já o voo com escala, significa que, embora seja o mesmo avião que fará todo o trajeto, ele irá parar em uma ou mais cidades durante o trajeto. Já o voo com conexão significa que para chegar ao local desejado, deverá se trocar de avião pelo menos uma vez no percurso.

Já no momento do aeroporto, as coisas também são bem diferentes do que se tem costume em rodoviárias, por exemplo. Chegando lá, deve-se procurar o balcão da companhia aérea com a qual se vai viajar e aguardar em uma fila para se fazer o check-in, que é basicamente a confirmação de que de fato a pessoa realizará a viagem. Atualmente existem opções mais práticas e modernas, como a realização de check-in em totens no próprio aeroporto, ou até mesmo pela internet.  Outro ponto importante é a antecipação com a qual o check-in deve ser feito, sendo que em viagens nacionais ele deve ser realizado com pelo menos uma hora de antecedência e para internacionais, pelomenos duas horas. Isso evita grandes estresses.

Detalhes Sobre as Malas

No momento do check-in além de confirmar que embarcará no avião, é comum que as pessoas também já despachem suas malas, ou seja, mandar suas malas de maior porte para o porão do avião. Na cabine é permitido que se leve apenas uma mala de mão, mochila ou bolsa. Há ainda detalhes relacionados ao peso das malas, como por exemplo: Como mala de mão é permitido que se leve até cinco quilos, desde que a bolsa não ultrapasse uma determinada medida. Já na mala que é despachada, para voos nacionais são permitidas até duas malas de peso total máximo de vinte e um quilos, e para os internacionais peso total máximo de trinta e dois quilos, caso exceda essa pesagem, a companhia aérea cobra uma taxa que não é barata.

Embarque

Na hora que se realiza o check-in, o atendente entrega um cartão de embarque, que é bem semelhante a uma passagem comum. Nesse cartão é possível observar informações bastante importantes, como número e horário do voo, portão de embarque e horário da decolagem. É necessário que se confirme se todas as informações estão corretas.

Ainda no momento do check-in, as pessoas informarão o horário exato em que se deve embarcar, e nos aeroportos existem monitores espalhados mostrando informações do voo.  No momento do embarque deve se passar em uma sala de raio x e depois já se direcionar ao portão, aguardando o horário exato.

Na hora de entrar do avião, um pouquinho antes do embarque, as pessoas irão explicar o funcionamento e os detalhes do processo. As vezes as pessoas do fundo precisam entrar primeiro. Após as explicações, um funcionário irá conferir o cartão de embarque e o documento, e assim a pessoa que está embarcando já deve procurar seu assento. Nesse caso, o número representa a fileira e a letra a posição da poltrona. A bagagem de mão deve ser colocada acima da poltrona, em um compartimento específico. Após isso é só relaxar e aproveitar o voo.

Esses são alguns detalhes básicos e importantes sobre as viagens de avião, e existem algumas outras coisas que também são interessantes de saber, como por exemplo que o fato de o piloto falar para que se apertem os cintos durante uma passagem por uma turbulência, não significa nada muito sério, pelo contrário, isso é bem comum, e o aviso é dado apenas para evitar acidentes dentro do avião. Além disso é comum que se sinta os ouvidos tapados durante a viagem, e um bom modo de se controlar isso é bocejando ou mastigando algo.

Bebida Alcoólica Durante O Voo

De modo geral não há uma política muito específica a respeito do consumo de bebidas alcoólicas dentro do avião, e as regras variam de companhia em companhia. Porém, o que se preza muito é pela segurança e conforto de todos os passageiros, então, é indicado que não se beba ou se beba com muita moderação em uma circunstância dessas. Até porque, dentro de um voo o piloto está plenamente autorizado a desembarcar um passageiro indisciplinado, para que ele sofra aplicações da lei. Ações de indisciplina podem ser potencializadas com o efeito da bebida, então é importante consumi-la com muita responsabilidade.

Além dessas questões que envolvem mais ética, é possível que as bebidas alcoólicas tragam outros prejuízos, já que o ar seco de um avião e o efeito diurético do álcool podem ser fatores muito pontuais que aumentem a possibilidade de desidratação rápida do indivíduo. Por isso, caso realmente se deseje consumir álcool no avião, deve se beber água entre os ‘drinks’.

Caso já haja algum problema relacionado a desidratação ou maus comportamentos, o ideal é que não se beba ao realizar uma viagem de avião.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Humor

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.