O Que São Contratos Futuros e Como Funcionam?

Consiste em contrato de compra e venda, comercializado por duas pessoas ou grupos, comprador e vendedor, que fazem a negociação no momento da data que foi acordada de forma prévia antes de fechar o acordo no passado. Valores também são pré-fixados antes da data em acordo e precisam ser respeitados, assim como o ativo a ser entregue sem prejuízo.

Grande parte dos contratos futuros correntes no mercado traz liquidação de forma financeira e sem fazer a entrega física. Mas, também há casos nos quais acontece a compra antecipada de commodities a serem entregues em prazo futuro, como no caso da compra de seja, por exemplo.

O Que São Contratos Futuros e Como Funcionam?

O Que São Contratos Futuros e Como Funcionam?

Facilidade No Mercado: Contratos Futuros

Compradores usam o mercado futuro para conseguir comprar matérias primas que estão prestes a subir o preço, por consequência reservam maior volume sem lotar o estoque ao levar em conta que ativos são entregues apenas em data futura. Quem vende pode se programar melhor para produzir o volume que está vendido de forma antecipada para entregar a produção na data de vencimento e receber os valores pré-acordados de acordo com cláusulas contratuais.

Vantagem dos contratos futuros se encontra no fato de estar acessível aos pequenos investidores no índice e dólar futuro ao fazer uso dos minicontratos. Ao que tange à BOVESPA se considera o conceito como ferramenta padronizada que trabalha no sentido de aumentar o nível de atos comunicativos entre pessoas que fazem investimentos.

Facilidade No Mercado: Contratos Futuros

Facilidade No Mercado: Contratos Futuros

Como Funcionam Os Contratos Futuros IND e DOL?

IND: Sigla para “Índice Futuro”;

DOL: Sigla para “Dólar Futuro”.

Ao observar qualquer símbolo acima que existe no contrato futuro se sabe de forma prévia como funcionam as principais características contratuais. Em teses não existem termos legais para definir a negociada de forma detalhada, visto que a análise apenas pode acontecer com relação aos preços.

Ao levar em conta IND e DOL se pode afirmar que os valores em si são singulares, o que muda na prática são os prazos nos quais vencem os contratos, ou seja, o mês em que existe a previsão do vencimento. Nesse sentido, as três primeiras letras do contrato indicam o tipo de negociação os valores que aparecem de forma subsequente se referem ao mês e ano que vence o acordo, momento no qual acontece o pagamento e a entrega do ativo sem prejuízos conforme as regras contratuais.

De Olho No Preço De Mercado: Contratos Futuros

Ao que se referem aos valores dos contratos futuros as negociatas acontece de modo livre nos pregões eletrônicos ao selecionar opções de mercados à vista. No momento em que dois lados assinam o contrato acontece a confirmação de transação econômica em troca de ativos que acontece em data futura de acordo com as regras do presente. Data de vencimento e da entrega (ambos de ativos livres) determina as pré-disposições no mundo de contratos futuros.

Os donos dos ativos não colocam o preço de acordo com a vontade para lucrar, m conforme circunstâncias que se apresentam no mercado de modo macroeconômico. Por exemplo, quando a Bolsa de Valores se encontra na baixa é sinal que também existem revezes nas quantias dos contratos futuros IND. No que se refere ao DOL à fórmula se comporta de forma semelhante, ou seja, quando a moeda-norte-americana sobe acontece o mesmo nos contratos futuros, e vice-versa.

Quem compra matéria prima do mundo internacional pode esperar o momento correto a adquirir de forma antecipada e garantir o estoque à produção futura e ganhando dinheiro ao levar em conta que em pouco tempo a moeda norte-americana crescer ao levar em conta que os Estados Unidos não devem ficar com os braços cruzados ao observar a queda cambial.

Contratos Futuros: Liquidar Valores e Entregar No BOVESPA

Por mais incrível que pareça, os vendedores que recebem as quantias no contrato previsto entregam índices aos compradores, ou seja, o ativo objeto. Veja o exemplo. Ao fazer a compra de cinco contratos futuros a vencer no dia 30/10 com preço de “sessenta mil pontos” contratuais quem investe vai ter que pagar 05 X R$ 60 mil e os compradores dispõe dos ativos, ou seja, de “sessenta mil pontos”. Atenção! Não leve ao pé da letra, ou seja, não há entrega física do índice, mas o termo que se refere como espécie de certificado para negócios concluído sem problemas para ambas as partes.

Mercado Futuro: Formas De Liquidar

A maior parte dos contratos futuros correntes no mercado traz liquidação de forma financeira e sem fazer a entrega física. Mas, também há casos nos quais acontece a compra antecipada de commodities a serem entregues em prazo futuro, como no caso da compra de café, por exemplo – nas negociações do gênero pode acontecer duas formas de liquidação: Financeira ou física.

Zerar Posição Nos Contratos Futuros

Vale ressaltar que em termos de mercado os investidores podem manter a posição até a data de vencimento, embora o fato não seja obrigatório, ou seja, em qualquer momento cada um dos lados que fez o acordo pode zerar a posição. Para proceder quem investe precisa iniciar opção contrária ao levar em conta o mesmo valor em termos contratuais. Ou seja, se estiver feita a compra providencie a venda, e vice-versa, compre nos momentos em que os contratos estão vendidos.

Opções do gênero são importantes para que comportamentos novos no mercado não tragam grandes prejuízos e provoque colapso no mercado. Coloque em mente o exemplo. Compradores investem em contratos IND, de repente o mercado começa a subir e existe o prejuízo para quem fez a compra, então, o comprador zera a posição e vende o contrato antes de chegar o prazo de vencimento.

Concluindo! Contratos futuros são títulos de compra e venda acordados de forma prévia, pagamento e entrega do ativo acontece apenas na data de vencimento. Serve para ajudar a melhorar a comunicação entre compradores e vendedores. Por causa do nível de volatilidade que existe em termos mercadológicos podem ser vendidos ou comprados em qualquer momento, desde que seja antes do dia de vencer, momento no qual os dois lados devem cumprir com as obrigações contratuais.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.