Introdução à Teoria Geral Da Administração

A administração pode ser chamada também de gerenciamento de empresas, o que sugere que o profissional deve estar à frente de uma instituição, seja ela publica ou privada, com fins lucrativos ou não. Não necessariamente o ambiente precisa ser físico, porque o sentido de empresa neste caso é o de “esforços humanos organizados”, tais que todos têm um objetivo comum.

Administracao

Administracao

A administração nasce da necessidade de organização dos estabelecimentos que surgem na revolução industrial. Com isso, os profissionais da época que atuavam em outras áreas precisaram buscar determinadas soluções para determinados problemas. Isso fez nascer a necessidade de se administrar, dando início a Ciência da Administração.

Gerencia uma empresa é muito diferente do gerenciamento que fazemos em casa ou até mesmo na nossa vida pessoal. Para estar à frente de uma instituição é preciso ter conhecimentos e dominar técnicas administrativas, assim como saber aplicá-las.

A Ciência da Administração está dentro das Ciências Humanas, as chamadas sociais. A classificação se dá porque é uma área que se preocupa com os agrupamentos humanos e tem como objetivo principal garantir a perfeita sinergia entre estrutura, recursos e pessoas.

Dentro da Administração estão o Direito, a Contabilidade, a Economia, a Matemática, a Estatística, a Psicologia, a Sociologia, entre outras áreas que servem de suporte para que a função do administrador se dê em total harmonia.

Teoria

Teoria

Alguns autores, como Jucélio Paiva, definem a administração como um processo de conduzir determinadas ações e usar todos os recursos disponíveis para alcançar o sucesso.

De forma mais teórica, podemos definir a Administração como uma ciência que tem como base normas e funções elaboradas para “disciplinar elementos de produção”.

Um administrador deve estar preparado para elaborar planos, dar pareceres, executar e controlar projetos e relatórios, trabalhos estes que exigem técnicas próprias para serem executados.

A Administração se divide em 5 áreas: administrativa, marketing, finanças, vendas ou produção e recursos humanos. Isso significa que um profissional de administração disputa espaço com economistas e contadores na área das finanças, com publicitários na área de marketing, com engenheiros na área de produção e com psicólogos na área de recursos humanos.

No Brasil, a Administração passou a ser reconhecida como profissão em 9 de setembro de 1965. O trabalho do profissional ganhou uma definição básica de Fayol, o POCCC, isto é, planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar.

Teoria Geral

Teoria Geral

Planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar são os 5 papéis básicos e chave do administrador. E para desempenhar essas atividades, o profissional deve conhecer bem o ambiente para o qual trabalha e as metas que devem ser atingidas. O que faz é, antes de mais nada, ser um administrador, um bom observador, um que escute bem e preste atenção nos detalhes. Só assim ele será capaz de desenvolver o trabalho com total segurança.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.