Gestão De Projetos

Gestão de Projectos- Tendência Cada Vez Mais Utilizada Pelas Empresas

Tendência em todo o mundo, a gestão de projetos, também chamada por diversos nomes como: gerenciamento de projetos, e gerência de projetos, põe em prática conhecimentos e habilidades de profissionais para a realização de atividades voltadas à obtenção de um determinado resultado na empresa. Para se chegar a esse objetivo, o profissional mobiliza recursos tanto humanos como técnicos, para obter o êxito que se pretende no ambiente corporativo.

Gestao

Gestao

O Assunto Já Foi Abordado Por Diversos Autores, Cujo Conceito Apresenta Algumas Leves Alterações:

Kerzner, no ano de 1992 escreveu sobre o gerenciamento de projetos de curto prazo, voltado para atender a realização de metas específicas da empresa. Já em 1994, Turner expôs que a gestão de projetos trata-se de um meio por onde se leva a concluir um projeto, tendo três divisões: as metas ( que englobam o período, investimentos, qualidade, organização e interesse da empresa); processo de administração ou gestão (que abrange o controle, implemento, organização e planejamento); e níveis (sobre as táticas, estratégias e integrações que a empresa pode fazer para conquistar o seu objetivo).

Projetos

Projetos

Já no ano de 2004, o Instituto Project Management Institute (PMI), definiu o tema como o simples procedimento por onde são aplicados técnicas, instrumentos e conhecimentos às realizações do projeto para que atendam as necessidades e expectativas dos membros integrantes do projeto, os chamados “stakeholders”, cujo resultado positivo ou negativo pode afetá-los totalmente.

Minimizado aos seus aspectos mais simplórios, restrita a nove áreas do conhecimento, segundo os especialistas, a gestão de projetos pode ser utilizada como forma a minimizar os riscos dos fracassos em patamares tão reduzidos, ao longo da vida útil do projeto, para otimizarem simultaneamente as chances de ocorrerem situações benéficas para o projeto.

Negocios

Negocios

Em decorrência das ameaças, a iminência do fracasso pode crescer conforme cresce a instabilidade, incerteza da situação, bem como de sua probabilidade de ocorrer, em todas as etapas do projeto idealizado.

Especialistas apontam de que a probabilidade (P) varia conforme a iminência dos riscos, através de chances ou ameaças, o que reduz a duração do projeto, crescendo o impacto (I) de seu remoto surgimento, no lado oposto, porém não sendo necessário que decorra nas devidas proporções.

É feito um cálculo entre essas duas variáveis, que é o P x o I, pelos gestores dos riscos dos projetos, obtendo o Valor Esperado (Ve), que se trata de um meio de avaliar o quanto um risco pode influenciar e ter importância sobre a meta a que o projeto se destina.

Outros especialistas apontam outra definição de que a gestão de projetos procura definir e obter metas simultaneamente ao uso racional dos recursos, como espaço, pessoal, verbas, entre outros.

Em geral, um profissional denominado gerente de projeto é o incumbido a administrar os projetos, porém, não participa muito de forma direta nas funções que elaboram o resultado idealizado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Negócios

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.