Ouvimos todos os dias nas notícias dos principais telejornais brasileiros e nos programas de TV que tratam de economia as cotações da bolsa de valores no Brasil e no mundo, informações sobre a quebra da bolsa de valores em Tóquio ou a cotação do dólar e o câmbio oficial são informações passadas na mídia com grande relevância, entretanto a grande maioria dos ouvintes não sabe do que se trata e qual a importância da bolsa de valores, e as outras informações equivalentes.

Bolsa de Valores
Hoje a principal bolsa de valores que atua na economia brasileira é a BM&FBOVESPA, que foi criada em 2008 através da fusão de duas importantes bolsas de valores existentes no país a Bolsa de Mercadorias & Futuros e a Bolsa de Valores de São Paulo, a conhecida BOVESPA. A Bolsa de Valores de São Paulo é uma das mais antigas no mercado de negócios do Brasil, seu funcionamento começou em 1890, sob o comando de Emílio Pestana, que atuou soberana até meados da década de 60 quando ainda as bolsas de valores eram entidades corporativas e oficiais, vinculadas aos órgãos financeiros estaduais, e os seus corretores eram então nomeados pelo Estado. A partir de 66, com a reforma que aconteceu no mercado financeiro nacional, a bolsa de valores passou a ser uma instituição sem fins lucrativos, que possui autonomia financeira, administrativa e patrimonial.

Como Investir na Bolsa de Valores
A bolsa de valores é uma forma de mercado organizado onde se concentram as negociações das empresas de capital aberto, sejam privadas ou públicas e também outros tipos de instrumentos financeiros como debêntures e opções. É importante salientar que a bolsa de valores não tem fins lucrativos, e assim ela atua somente como um ponto de referencia e organizacional de negócios que mantém através de modernos sistemas eletrônicos o controle de todas as transações de compra e venda de títulos, de valores imobiliário, leilões e negócios de diversas espécies.

Bolsa de Valores Colombia
A bolsa de valores mais importante do mundo é a de Nova Iorque, suas ações tem reflexos nos negócios em todo o mundo e os grandes negócios realizados no mundo tem interferência direta nas bolsas de valores dos mercados, esses reflexos são muito maiores a partir da consolidação da globalização, onde a internet conecta o mundo em tempo real, eliminando as distancias. No momento atual estamos vivenciando um exemplo do reflexo dos mercados de um país no restante do mundo e nas bolsas de valores. A crise mundial que afeta todo o planeta teve inicio no setor de imóveis dos Estados Unidos, que provocou a falência de diversas empresas, como os Estados Unidos é a maior economia mundial e outros países dependem da circulação do seu dinheiro, ou possuem títulos da divida externa em seus cofres, essa crise logo afetou-os e o problema evoluiu para um crise de crédito de proporções mundiais.

Bolsa de Valores do México
Com o alarme da crise desencadeado, investidores do mundo inteiro deixam de comprar ações e investir na bolsa e optam por investimentos mais seguros como cadernetas de poupança e outros investimentos mais tradicionais, o que gera um efeito cascata nas bolsas de valores do mundo inteiro e consequentemente na economia do mundo. A economia é capitalista, mas mesmo assim o sistema não deixa de ser solidário, quanto mais dinheiro em circulação mais empregos, maior renda per capta, todos vivem melhor, menos dinheiro em circulação, crise econômica, desemprego, crise geral.