Dicas De Como Sacar Dinheiro Com Segurança

Dinheiro guardado no banco fica mais seguro. Porém, além de se preocupar com o seu dinheiro, é importante que você se preocupe também com a sua segurança. Para isso, basta que você siga algumas dadas pelo Comando de Policiamento Metropolitano – Polícia Militar do Estado de São Paulo.

  1. No momento do saque, procure sempre sacar seu dinheiro acompanhado de um familiar ou pessoa de confiança.
  2. Em relação a aglomeração de pessoas, fique atento às pessoas à sua volta e evite locais com grande aglomerações.
  3. Cartões de banco não devem ser emprestados ou cedidos para alguém, e nunca deixe a senha junto com o cartão. Cuidado ao digitar a sua senha nos caixas. Verifique se não tem ninguém olhando.
  4. Procure ajuda de um funcionário da agência devidamente identificado, caso você tenha dificuldade ao operar o caixa eletrônico. Não peça ajuda a desconhecidos.
  5. Faça somente pagamentos em dinheiro e se o valor for pequeno. Evite sacar valores altos em espécie. Prefira sempre as transações eletrônicas que oferecem mais segurança, comodidade e eficiência. Por exemplo: DOC, TED, transferência via telefone e internet.
  6. Se houver a necessidade de fazer saques no período noturno, prefira caixas instalados em locais iluminados e movimentados. Como por exemplo caixas eletrônicos em lojas de conveniência.
  7. Na fila, evite conversar com pessoas estranhas, dentro ou fora do banco, principalmente se o assunto for dinheiro.
  8. Nos balcões, nunca coloque o seu dinheiro ou sua carteira em cima de balcões ou em locais fora do seu alcance.
  9. Na hora de contar o dinheiro, confira-o enquanto ainda estiver no caixa. E separe somente o necessário em pequenas quantias.
  10. Em caso de desconfiar de alguém ou alguma atitude suspeita, procure o segurança do banco ou um Policial Militar.
  11. Toma cuidado com bolsas e carteiras, não as exiba ou retire o dinheiro em público.
  12. Ao sair do banco, olha para todos os lados e veja se a pessoas esperando ou seguindo você.
Dicas De Como Sacar Dinheiro Com Segurança

Dicas De Como Sacar Dinheiro Com Segurança

Como Evitar a Saída Do Banco

O golpe conhecido como saidinha de banco é um fantasma que ronda quem precisa retirar dinheiro, especialmente se a quantia for alta. Confira as recomendações feitas pela Polícia para evitar os assaltos depois de sacar dinheiro numa agência bancária.

Dinheiro

Sempre que estiver sacando o dinheiro, observe se alguém que estava na fila saiu imediatamente para seguir você. Se isso acontecer, não saia do banco e chame a polícia ligando para a delegacia mais próxima ou para 190, a emergência da Polícia Militar.

Dinheiro

Dinheiro

Suspeita

Caso você perceba, já fora da agência bancária, que há alguém lhe seguindo, volte de imediato para dentro do banco ou entre no estabelecimento comercial mais próximo e ligue para a polícia, dando todas as características da pessoa suspeita (roupa, tipo físico, cor, altura etc).

Saque

Na hora de sacar quantias altas, dê preferência a outras maneiras de retirar o dinheiro do banco, como cheques administrativos. Caso seja preciso levar a quantia em espécie, procure fazê-lo na mesa do gerente do banco de sua confiança e num local que não seja visível a estranhos. Tente retirar o valor aos poucos, assim não correrá o risco de perder tudo se for assaltado.

Atenção

Jamais conte o dinheiro na porta das agências bancárias e evite fazer os mesmos trajetos ao sair. Muitas vezes, as pessoas deixam o banco distraídas, pegam o dinheiro e vão direto para a casa ou o carro. Em vez disso, deveriam entrar em alguma loja perto, como forma de despistar, e também de observar se estão sendo seguidas.

Valores Altos

Funcionários de empresas responsáveis por apanhar valores para pagamento de salários também devem evitar fazer sempre o mesmo percurso ao sair do banco. Para servidores, aposentados e pensionistas, a recomendação é não retirar integralmente seus recursos nos dias de pagamento, quando os bancos são mais visados.

Sem Volume

Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de espertalhões. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

Vá De Carro

Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi. Além de, é claro, ficar atento às motos que circulem pelo local. Muitos desses assaltos são praticados por bandidos em motocicletas.

Não Reaja

Caso seja abordado pelo suspeito, não tente reagir e procure imediatamente um policial mais próximo da área. Ligue para o 190.

Sacar Dinheiro No Exterior

Reconheça uma máquina que aceite o seu cartão: Não adianta possuir crédito se você está de frente para um caixa que não aceita cartões com a sua bandeira. Nem sempre (o que aqui poderia ser “quase nunca”) o cliente recebe uma mensagem que explique o motivo da falha, ele apenas passa horas e horas tentando descobrir porque o saque não é realizado. Isso aumenta o risco de assaltos.

Existem terminais eletrônicos que aceitam cartões específicos e outros que aceitam quase todo tipo de cartão. De frente para um caixa eletrônico, ou “ATM”, procure em algum lugar colado ou afixado a ele a mesma bandeira que aparece na parte de trás de seu cartão.

Quem é Visa é atendido pelos caixas da Plus, quem é Master pelos caixas da Cirrus. A popularidade entre eles não é constante, mas ambos estão presentes em mais de 150 países no mundo.

Para cartões American Express você deve procurar caixas que possuem a própria logo da empresa ou seu nome mais popular, “Amex”.

Saiba como sacar: Se você estiver em Portugal terá as opções em português, mas nem sempre o tupiniquim estará disponível em terminais eletrônicos. Em inglês, “credit account” é para sacar de seu cartão de crédito, “checking account” é para sacar na função débito de sua conta corrente e, “saving account”, para saques na função débito de sua conta poupança.

Toda Máquina Possibilita Saque Tanto Em Conta Corrente/poupança Quanto Saque Em Cartão De Crédito?

Não exatamente, mas a grande maioria está apta a realizar todas as transações.

Em alguns casos talvez seja necessário tentar mais de uma opção: algumas máquinas só possibilitam saque através de pré-pago quando tentamos a função débito, outras crédito, outras, talvez, poupança. Independente de qual opção funcione em casos de saque com pré-pago, você sempre será tarifado da mesma forma.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dinheiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.