Vantagens de Morar na Noruega e Qualidade de Vida

Noruega E Uma Visão Geral

O Reino da Noruega – modo como é chamado oficialmente a Noruega – é um país que europeu que se localiza mais precisamente na região norte do país, na chamada Europa Setentrional, região que é composta ainda pela Finlândia, pela Suécia, pela Dinamarca e pelas Ilhas Feroé, que são os países Nórdicos (juntamente com a Noruega).

A Noruega faz parte da área ocidental da Península Escandinava e ocupa ainda um região que foi conquistada e reivindicada por meio de uma espécie de acordo, o Tratado de Svalbard, que é o Arquipélago Ártico de Svalbard, fazendo assim uma referência a esse tratado. Além desses dois locais que foram citados, a Noruega solicita ainda um território que fica na Antártica, que é a Terra da Rainha Maud. O país conta também com uma considerável linha costeira que vai desde o Oceano Atlântico Norte até o Mar de Barents.

A religião que mais predomina na Noruega é a Protestante Luterana, e dessa forma, a maioria dos Noruegueses tem o hábito de frequentar a Igreja da Noruega, porém, esse hábito não é totalmente regular, já que grande maioria da população aponta que a participação desse povo em atividades de cunho religioso é bem baixa, sendo realizada com maior enfoque somente em épocas festivas, ou ainda em fases da vida onde tradicionalmente se celebra algum sacramento, como é o caso do batismo, da crisma, do casamento, e do funeral, por exemplo, já que esses são cultos religiosos extremamente legítimos no que diz respeito a cultura e até mesmo a aceitação da sociedade.

O idioma oficial do país é o Norueguês, que é um idioma de origem germânica e que compartilha bastante semelhanças com o Sueco e com o Dinamarquês. O Norueguês possui, por sua vez, duas formas principais, que é o nynorsk e o bokmal, sendo o segundo o mais falado pela população. Em ordem decrescente, as maiores cidades da Noruega são: Oslo, Bergen, Trontêmio, Stavanger, Fredrikstad-Sarosborg, Drammen, Porsgrunn-Skien, Kristiansand.

Falando sobre o modelo social, a Noruega adota desde muito tempo o modelo escandinavo, que muitas vezes também é conhecido como estado de bem estar social. Nesse modelo, a principal característica é que o Estado possui uma função extremamente relevante e por isso ele também é considerado um estilo de organização política, onde o governo tem o papel de promover diversas ações sociais e também de organizar minimamente a economia de alguma maneira. Outra grande influência no modelo social norueguês é o estilo nórdico, que reflete no fato de o ensino superior subsidiado, na previdência social ampla ou ainda no regime de saúde universal.

Levando em consideração todos os pontos apresentados, e vários outros que ainda não foram apresentados, é possível entender o motivo para  a Noruega ter sido considerada o país com maior índice de desenvolvimento de a acordo com os relatórios de desenvolvimento humano, e isso acontece desde o ano de 2001. Além disso, a Noruega também já foi nomeada pela ONU – Organização das Nações Unidas como o melhor país do mundo para se viver, isso no ano de 2009. Além desses títulos, a Noruega também já foi considerada – de acordo com o Índice Global da Paz – o país mais pacífico do mundo, no ano de 2007 e no ano de 2017 como o país mais feliz do mundo, ficando a frente da campeã do ano anterior, a Dinamarca.

Dinamarca

Dinamarca

Ainda que a Noruega não seja um país aderido a União Europeia, ela consegue manter ótimos e muito positivos laços com esse bloco e com todos os países que o compõe, bem como países externos a esse grupo, como é o caso dos Estados Unidos da América, por exemplo. É por isso que a Noruega é vista com bons olhos no que diz respeito a cooperação internacional e a diplomacia, tendo até mesmo já atuado em algumas negociações de trégua e paz, como é o caso do Governo do Sri Lanka dos Tigres Tamil. Além disso, a Noruega é também um dos principais contribuintes financeiros da ONU, ajudando inclusive países com missões que ficaram internacionalmente reconhecidas, como Afeganistão, Darfur e Kosovo.

A Noruega é um Estado Unitário que apresenta algumas divisões administrativas, que são basicamente o que corresponde as cidades brasileiras. Lá, essas subdivisões são chamadas de comunas (kommuner) ou condados (fylkers). O regime adotado pelo país é a Monarquia Constitucional Hereditária, além de ser uma democracia parlamentar que conta hoje com o Rei Haroldo V como chefe de estado.

Rei Haroldo V

Rei Haroldo V

O país foi fundador de muitos órgãos e instituições importantes e atua somente como membro em outros, como, por exemplo, a OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, da OMC – Organização Mundial do Comércio – OMC, da OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, da COE – Conselho da Europa,  do Conselho Nórdico, do Espaço Econômico Europeu, entre outros.

Os climas que mais predominam na Noruega são o oceânico, continental, alpino e subártico e o que mais caracteriza essa junção de climas são a existência de invernos pesados e rigorosos e de verões mais amenos e tranquilos, sendo que no inverno existe a presença bastante frequente de ventos fortes e de neve. Porém, o que mais diferencia a Noruega dos outros países escandinavos é o fado de que ela conta com uma faixa litorânea bastante grande, que acaba acarretando que até mesmo nos meses de inverno se torna possível encontrar temperaturas médias positivas.

Vantagens De Morar Na Noruega

Como já foi amplamente citado, a Noruega é considerada um dos países com maior desenvolvimento de todo o mundo, apresentando assim uma excelente qualidade de vida e se mostrando como um ótimo lugar para se viver. Com tantos pontos maravilhosos assim, torna-se compreensível o porquê de muitas pessoas optarem por ir morar nesse país.

A grande maioria das razoes para se morar na Noruega se refletem na qualidade de vida que é oferecida para a população como um todo, mas existem outros pontos que podem ser ainda um maior atrativo para se apontar as vantagens de morar na Noruega.

Para começar, a Noruega é um dos países mais seguros de todo o mundo, e muitas pessoas apontam que não se preocupam nem um pouco em andar pelas ruas com celular ou coisas do tipo, já que não possuem medo de serem assaltadas. Além disso, não existem muitos riscos de deixar crianças irem e voltarem da escola sozinhas, por exemplo, e nem de se andar pela cidade durante a noite.

Bandeira da Noruega

Bandeira da Noruega

Outro ponto é que a Noruega se encontra entre os melhores países europeus para se trabalhar, sendo destacado principalmente por aderir e propiciar maiores benefícios para importantes politicas, como é o caso da licença maternidade, onde as mães tem direito de tirar essa licença por trinta e cinco semanas recebendo sua remuneração integralmente, ou ainda por quarenta e cinco semanas recebendo o proporcional a oitenta por cento de sua remuneração. Outra coisa muito interessante é que a igualdade de gênero é bastante observada no mercado de trabalho norueguês, além de o índice de desemprego ser baixo e de os salários serem consideravelmente bons, principalmente para pessoas que possuem nível superior de ensino.

A Noruega conta também com um alto nível de escolaridade e com um ensino público de qualidade, o que reflete em vários pontos importantes no país, principalmente no fato de que praticamente cem por cento da população norueguesa é alfabetizada e em âmbitos mais gerais, no país há pouca diferenciação social, principalmente quando se compara com outros países.

A maioria dessas vantagens de se morar na Noruega está diretamente ligada com a qualidade de vida que o país oferece, então de fato, lá é um bom lugar para se viver.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.