Catacumbas de Paris – Lendas

Catacumbas de Paris – Lendas

Ao andar pelas ruas da famosa Paris, você muito provavelmente estará caminhando sobre ossos. Mas calma! Não se apavore e nem desista da sua viagem, pois vamos explicar. É que na cidade de Paris, mais precisamente no seu subterrâneo, existem várias galerias que guardam uma vasta quantidade de ossos humanos, ou seja, restos mortais de pessoas. Culminando em um enorme ossuário sob a terra.

Mesmo parecendo muito assustador e bizarro, essas catacumbas parisienses viraram uma atração turística, e são visitadas por milhares de pessoas durante todo o ano. Existente desde o ano de 1786, o ossuário é uma estrutura formada de cavernas e túneis, embaixo da cidade de Paris. O complexo mede em torno de 390 km.

No passado, mais precisamente século XVII, as igrejas tinham agregado a elas um cemitério. Tal prática era muito comum. Mas, devido ao surgimento de muitas cidades e com a população em constante crescimento, resultou na falta de espaço para enterrar tantos falecidos.

No ano de 1789, um desses cemitérios, o “Des Saints-Innocents”, principal cemitério da cidade, teve de ser interditado. Suas portas foram fechadas por não haver mais espaço para sepultamentos. E mais, os moradores próximos do cemitério, começaram a ficar doentes por causa da decomposição dos defuntos, que em consequência de não haver espaço, os cadáveres não recebiam um enterro adequado. Diante dessa situação, teve-se a ideia de aproveitamento dos túneis de pedreiras que estavam inativos, e começaram a usar os mesmos para depositar os restos fúnebres da cidade.

No ano de 1786, deu-se início ao deslocamento das ossadas, que eram removidas do Des Saints-Innocents (cemitério), e depositadas nas catacumbas. Para ser usado como receptor dos restos mortais, o lugar teve que ser abençoado antecipadamente.

De início, quando as ossadas chegavam ao túnel, elas eram jogadas de maneira desordenada. Porém, no começo de 1810, os restos mortais começaram a receber um tratamento diferenciado. Eles passaram a ser organizados de uma forma mais elaborada e organizada. Os ossos, como os crânios, foram organizados de tal maneira que começaram a tomar formas geométricas. Fêmures e tíbias, passaram a ser organizados de maneira a formar uma enorme parede, toda feita desses ossos. No caso dos ossos pequenos, eles eram colocados na parte de trás da parede, não aparecendo muito no desenho.

Por causa da enorme quantidade de ossos depositados nas catacumbas, não é possível saber quantos indivíduos foram sepultados ali. Porém, há uma estimativa de 5 a 6 milhões de pessoas sepultadas nessas catacumbas. Todos os ossos existentes na catacumba foram transferidos de cemitérios, exceto os combatentes que lutaram na Revolução Francesa. Esses foram sepultados já nas catacumbas, em meados dos anos de 1788 a 1789.

Os túneis das catacumbas foram usados como rota para fugir, e esconderijo durante a Revolução Francesa e a Segunda Guerra Mundial. Estes mesmos túneis também foram usados pelos alemães, que construíram fortes para que tivessem mais proteção nas galerias.

Segunda Guerra Mundial

Segunda Guerra Mundial

Esses túneis já foram utilizados também para passagem de cabos telefônicos, cabos de internet, e telecomunicações. Porém, em decorrência de roubos cometidos por vândalos, e por dificuldades em conseguir chegar em algumas repartições dos túneis, abandonaram a ideia. Mesmo na atualidade, usuários de drogas fazem do lugar um refúgio, e religiosos usam o local para fazer rituais.

O local também é frequentado por ativistas e artistas que, por vezes, deixam seus trabalhos registrados ali. Há alguns trabalhos que foram feitos no século 18. Para as pessoas que estiverem passeando em Paris, e que tenham a curiosidade de conhecer este tipo de ambiente, algumas repartições dessas catacumbas podem ser visitadas desde o século 19.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.