Tudo Sobre Os Faquires: Os Homens Que Passam Dias Sem Comer

O Que é Um Faquir?

O termo “faquir” é árabe e significa “homem pobre”, eles surgiram originalmente na comunidade muçulmana sufi. Esses místicos muçulmanos fazem um voto de pobreza para se sentirem mais perto de Deus, eles estudam vários textos islâmicos e a literatura sufi. Como parte de sua prática, os faquires passam por situações de privação física e outros testes físicos, como caminhar sobre brasas ou ser enterrado viva. Alguns faquires também dançam, cantam e realizam performances que expressam a sua devoção religiosa.

Em muitos lugares, um faquir é considerado uma pessoa santa que possui certos poderes sobrenaturais. Em outros lugares, eles vivem reclusos e passam a maior parte de seu tempo meditando. Ainda em outras áreas do mundo, eles são apenas mendigos que vivem na rua e falam mensagens de vida para os transeuntes.

Em algumas regiões, os faquires são um tema de controvérsia, algumas pessoas os consideram místicos com poderes sagrados, enquanto outras sugerem que eles são simplesmente mágicos, que usam uma variedade de truques para enganar as pessoas. Independente se os faquires são mensageiros espirituais ou simplesmente mágicos, eles têm um ar grande de misticismo, por esse motivo, muitas pessoas ficaram fascinadas por essa comunidade de homens místicos.

Eles são bastante conhecidos por capacidades extraordinárias e que chamam a atenção das pessoas, como dormir em uma cama de pregos. Há também os que dormem em uma cama com cacos de vidro. Mesmo após essas experiências, eles sempre continuam intactos, sem nenhum arranhão. Outros faquires andam sobre brasas sem sofrer qualquer dano nos pés.

O Que é Um Faquir?

O Que é Um Faquir?

Costumes Curiosos Dos Faquires

Apesar de raros, existe alguns faquires que participam de sessões de automutilação, como ser suspenso por ganchos presos nas costas. Ainda usam também outras peças para perfurar várias partes de seu corpo.

Alguns faquires permitem que seus corpos sejam enterrados, mas deixando a cabeça acima do solo. Eles acreditam que o ato de ser enterrado vivo irá permitir-lhes alcançar o estado final da meditação e eles conseguirão comungar com sua divindade pessoal. Alguns faquires são conhecidos por conseguirem sobreviver depois de meses enterrados sem se moverem.

Costumes Curiosos Dos Faquires

Costumes Curiosos Dos Faquires

Em alguns lugares, os faquires meditam nus ou vestidos com pouca roupa, geralmente com tangas. Suas roupas são feitas com trapos que eles encontraram na rua. Eles acreditam que o fato de não se preocuparem com suas roupas e aparência ajuda a manter o seu espírito interior puro, pelo mesmo motivo eles recusam alimentos e água.

Os faquires são frequentemente ligados a ideias de pobreza, castidade, caridade e contemplação religiosa. Em algumas partes do mundo, eles são capazes de realizar exorcismos, milagres, e até mesmo curar doentes.

no images were found

O Jejum Dos Faquires

Durante as suas longas horas de meditação, os faquires geralmente rejeitam os alimentos, e nem mesmo bebem água para hidratar o corpo. Isso pode durar dias, semanas ou até meses, até chegar ao nível de meditação que desejam. Costuma-se dizer que durante este ritual intenso, alguns faquires realmente levitam do chão e se mantêm no ar até que a sua meditação acabe.

Há muitas razões para incorporar dificuldades físicas e desafios à prática religiosa. Muitas religiões têm uma tradição de atividades projetadas para aproximar as pessoas de Deus, por isso algumas tradições acreditam que proezas físicas são uma demonstração de santidade. Nessas tradições, as façanhas de um faquir são apontadas como uma prova de que Deus existe, e que, ao realizar tais façanhas, um homem pode se tornar santo, comunicar-se diretamente com Deus e ser dotado com a capacidade de fazer coisas que de outra forma seria extremamente doloroso, impossível, ou simplesmente mortal, como deitar em uma cama de pregos.

no images were found

Os Faquires Indianos: Mito Ou Verdade?

Na Índia, o termo passou a ser aplicado aos místicos hindus, pois eles também se envolvem em vários desafios físicos e espalham as palavras da sagrada escritura. Como resultado, o termo passou a ser usado para se referir a praticantes tanto muçulmanos quanto hindus. Embora esses dois tipos de faquires, acreditem em coisas muito diferentes, e realizem também práticas bastante diferentes. Independentes de serem muçulmanos ou hindus, os faquires são capazes de demonstrar incríveis proezas físicas, o que tornou o seu estilo de vida de privações muito famoso.

Os faquires mais famosos são os indianos. Alguns também são chamados de “gurus” e acredita-se que se trata de homens santos. Como tal, muitos são procurados para dar conselhos para os ricos e famosos.

Críticos da tradição faquir demonstraram que muitos dos feitos realizados por eles poderiam ser feitos por qualquer um, basta um pouco de treino. Esses críticos acreditam que os faquires são uma grande farsa. Um grupo chamado Associação Indiana Racionalista (IRA) tenta há muito tempo desmascarar estes homens chamados de santos.

Em 2001, o IRA se uniu ao Discovery Channel, famoso canal americano especializado em documentários, para tentar desmascarar mito do faquir. Membros do IRA viajaram por pequenos povoados da Índia, e levaram atores que fingiam serem faquires. Usando técnicas comuns, esses impostores foram capazes de convencer um grande número de pessoas de que eram autênticos faquires. Eles realizaram alguns dos mesmos truques, como andar em vidro, o truque da corda indiana clássica, etc.

O grupo continua até hoje, tentando provar que estes homens chamados santos são uma grande farsa. Mas eles estão corretos ou são apenas céticos? Essa é uma pergunta para a qual nunca haverá um acordo de cem por cento, sempre haverá os que acreditam e os que duvidam, assim como acontece com Deus.

Enquanto isso, muitos deles continuam a fazer votos de pobreza e castidade e ajudam pessoas pobres em muitas áreas do mundo. Raramente eles recebem algo em troca e, mesmo quando o fazem, o que recebem é o mínimo que um ser humano precisa para sobreviver.

Isso levanta a questão: Se eles estão fingindo, o que ganham com isso? Afinal, os charlatães que costumamos ver por aí, se passam pelo o que não são em busca de dinheiro, prestígio e outras vantagens. Como já foi dito, dificilmente chegaremos a um consenso, cabe a cada um decidir se acredita ou não no poder desses homens.

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.