Tradições e Costumes Turcos

Uma coisa que você vai logo perceber ao visitar a Turquia é que faz parte da cultura turca ser muito sociável. Os turcos gostam de conhecer novas pessoas e não acham nada ruim passar metade do dia conversando com um completo estranho, seja falando do assunto que for. As pessoas que vêm de países que são muito reservados podem ficar admiradas com a natureza amigável que é mostrada para todos. Com isso em mente, fizemos um guia sobre a cultura turca e tradições sociais que você vai encontrar ao visitar a Turquia.

Tradições e Costumes Turcos

Tradições e Costumes Turcos

Hos Geldiniz

Você vai ouvir esta frase muitas vezes na Turquia, mais se você visitar os restaurantes e bares tradicionais turcos, em vez dos estabelecimentos destinados a turistas. Isso significa boas-vindas e a frase que você deve retornar é “Hos Bulduk”, que significa que você se sente bem-vindo. Não fique nervoso se você esquecer este termo ou esquecer de dizer, o povo turco percebe e tem consciência de que nem todos os estrangeiros sabem os termos da linguagem turca.

Somente Os Homens

Se você é uma mulher, os únicos estabelecimentos que você não deverá ir são as casas de chá turco. Culturalmente as mulheres não vão lá. Em vez disso, procuram por um jardim de chá turco, onde os casais e as famílias vão. Se você estiver em dúvida, dê uma olhada em quem está lá. Inúmeras quantidades de mesas cheias de homens que jogam gamão significam que é uma área não apta para o sexo feminino.

Somente Os Homens

Somente Os Homens

Encontros Sociais

Você provavelmente vai encontrar-se convidado para um casamento ou uma festa de circuncisão por uma pessoa turca, mesmo que você só a conheça a alguns dias. O lema aqui é quanto mais, melhor a palavra estrangeiro não é sequer mencionada. Se haverá álcool no local depende da família e de sua tradição.

Não vamos escrever uma longa lista do que fazer e do que não fazer, porque o povo turco só quer que você relaxe e divirta-se. Se há alguma coisa que você precisa saber no momento, então alguém no evento irá informá-lo do que está acontecendo. Como um presente para dar para o convidado de honra, comprar pequenos itens de ouro da loja de Joias na Turquia ou dar-lhes dinheiro. Presentes embrulhados e cartões não são amplamente reconhecidos na Turquia.

Um Convite Para a Sua Casa

O povo turco convida qualquer um que esteja por perto para visitar a sua casa. Pode ser apenas para pequeno almoço ou um jantar formal. Lembre-se de dizer “Hos Bulduk” ao entrar e eles dizem que você é bem-vindo. Sapatos em casa geralmente não são permitidos. Em vez disso você receberá um par de chinelos.

Agora, aqui está o que você precisa saber. Se você estiver indo para jantar, certifique-se que você esteja com o estômago vazio. Alimentos após alimentos vão ser levados para você e os turcos não aceitam um não como resposta. A refeição principal será grande e então depois haverá pipoca, nozes, frutas, bolo, seguidos de chá e café turco.

Se a família é de uma cidade grande, provavelmente você vai estar sentado na mesa. No entanto, se é uma casa pequena de aldeia, uma grande mesa redonda será colocada no meio do chão e todo mundo vai se sentar em torno. Você nunca receberá uma faca, quando estiver na casa de alguém, receberá apenas uma colher e um garfo. Se você realmente quer impressionar em seguida, no final da refeição, diga “elinize saglik” ao cozinheiro. Isto significa saúde para suas mãos e é a apreciação de uma boa refeição.

Ao ir para a casa de alguém para uma refeição, se você for mulher, normalmente siga as mulheres na cozinha e vá ajudá-las a preparar a refeição. Durante este tempo, os homens estarão sentados na sala de estar discutindo os acontecimentos diários e fofocando, se você for homem, junte-se a eles. O mesmo se aplica para a limpeza após a refeição.

Se você quiser ajudar a lavar os pratos, lembre-se que os muçulmanos não tomam banho ou lavam itens em água parada. Mas sempre haverá uma torneira e é lá que eles lavam os pratos. Essa também é a razão pela qual você geralmente não vai encontrar tampas para a pia em quartos de hotel.

Banho Turco

Se quisermos analisar a forma turca de vida, nós não podemos fazer isso sem mencionar os banhos turcos, conhecidos como Hamam. Eles sempre tiveram um papel muito importante na vida diária e histórica turca como um resultado da ênfase colocada a respeito da limpeza pelo Islã. Desde os tempos medievais, casas de banho públicas foram construídas em todos os lugares e elas mantêm uma importância arquitetônica e histórica. A forma turca de banho em um “banho turco” é muito saudável e refrescante, por isso não se esqueça de visitar um “banho turco”, você não vai se arrepender.

Outra coisa importante na vida cotidiana do país são as casas de café, conhecidas como kahve, é fácil encontrar uma em quase todas as aldeias do país, não importa quão pequena seja. Tubos eram usados pelos homens para fumar há muito tempo atrás (esses tubos são chamados de narguilé) ao falar sobre os assuntos do dia. Você ainda pode fumar “narguilé”, mas apenas em algumas das casas de café. Se você já teve a oportunidade de ver um “kahve”, especialmente em Istambul, não hesite em passar algum tempo naquele lugar encantador e autêntico

Outra coisa interessante é que os turcos chamam o “olho do mal”, que é um item típico, uma especialidade da região que você deve levar para casa como recordação. É o chamado Boncuk, a pequena pedra mágica que protege contra o “olho do mal” (pronuncia-se “bon-dschuk”). Você vai ver este pedaço de vidro azul em todos os lugares nessa área.

Então, essa é a sua rápida introdução aos costumes sociais, na Turquia. Se você acha que existe alguma coisa que perdemos, por favor, sinta-se livre para adicioná-los nos comentários.

no images were found

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.