Top 3 Lendas Urbanas Mais Famosas da França

A França – Visão Geral

A França – de nome oficial República Francesa – é um país que se localiza na região ocidental do continente europeu e que conta com várias ilhas e até mesmo territórios ultramarinos que se localizam em outros continentes, ais especificamente estando espalhados entre a África, a América, a Antártica e a Oceania. A região metropolitana do país engloba o Canal da Mancha e o Mar do Norte, o Mar Mediterrâneo e o Rio Reno, indo até o Oceano Atlântico.

Como já foi apontado, a França possui um nome oficial, mas além disso, ela também conta com um “apelido” bastante famoso, que é “O Hexágono” – ou em francês “L’Hexagone”, sendo muitas vezes chamado assim devida a forma geométrica que o seu território possui, onde faz fronteira com países como Luxemburgo, Bélgica, Suíça, Itália, Alemanha, Espanha, Mônaco e Andorra, sendo que esses dois últimos são na verdade micro nações (territórios pequenos e não muito povoados). Tudo isso faz com que a França seja o terceiro maior país da Europa – ficando atrás somente da Rússia e da Ucrânia – e ser o maior país pertencente a União Europeia.

De alguns séculos para cá a França é considerada uma grande e importante potência mundial, ou seja, é considerada um país que exerce muita influência em outros países ao redor de todo o mundo, principalmente em aspectos como a economia, a política, o militarismo e a cultura. Essa característica marcante do país fez com que a França muitas vezes fosse vista como uma líder hegemônica do continente europeu e isso contribuiu para as várias colonizações que o país realizou ao redor do mundo, construindo assim o segundo maior império de toda a história na qual se tem conhecimento até os dias de hoje.

Os principais ideais franceses estão reunidos em um documento que foi desenvolvido durante a época em que acontecia a Revolução Francesa e que recebeu o nome de Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Já as principais definições que regem a França são a do país ser considerado laico – onde a igreja não deve influenciar as decisões políticas – bem como indivisível, democrático e social. Além disso, a França é também um dos países mais desenvolvidos de todo o mundo, contando com uma ótima economia (que é a quinta maior do mundo) e isso se refletindo em um local que oferece um ótimo padrão de vida a seus moradores, o que pode ser observado na educação e na oferta de saúde pública, por exemplo.

A Cultura Francesa

Vários pontos positivos da França já foram citados acima, e agora mais um deles será apresentado com maiores detalhes, que é a cultura francesa. Que a França é um país muito importante econômica, politica já se sabe, mas culturalmente ela também consegue mostrar uma riqueza imensa, que acaba por influenciar outros vários locais do planeta, não sendo a toa que é um país considerado um centro de criação cultural desde muitos séculos atrás.

A maioria dos regimes políticos que já existiram no país, nunca deixaram de lado a existência da criação da arte e da cultura, e mais do que isso, sempre incentivaram e promoveram o desenvolvimento das mesmas, o que mostra que toda essa riqueza cultural da França não é por acaso. O Ministério da Cultura do país foi criado no ano de 1959 e ele foi de extrema importância, tanto na criação, quando na divulgação da cultura a todas as pessoas, deixando esse processo muito mais democrático. Esse ministério fazia isso através do apoio a festivais, criação de monumentos e outros tipos de eventos culturais, que foram sendo aprimorados e transmitidos ano a ano e consequentemente geração a geração.

Assim como a ideia dos desenvolvimentos culturais, outro item que se encontra intrínseco a esse item são a criação do folclore de um país, que são histórias e tradições populares que criam uma identificação social entre as pessoas, geralmente com a difusão de mitos e lendas, sendo que esse último é o foco do artigo de hoje e será mostrado com maiores detalhes logo abaixo.

Cultura Francesa

Cultura Francesa

As lendas nada mais são do que narrativas embasadas na fantasia que são passadas de pais para filhos ao longo dos tempos, na maioria das vezes pela forma oral. Sempre essa narrativa conta com um caráter mais fantasioso ou até mesmo totalmente fictício, no máximo combinando fatos reais e históricos com outras coisas que a mente criou, ou seja, com fatos irreais. Já especificamente as lendas urbanas, são aquelas que contam sim com características mais sensacionalistas e sem fontes confiáveis, geralmente com um teor mais assustador e amedrontador, sendo lidas como as típicas histórias de terror, e são exatamente a respeito desse tipo de lendas francesas que será falado agora: As lendas urbanas da França.

Top 3 Lendas Urbanas Da França

Ainda que a França seja conhecida como um país muito romântico e belo, com muitas opções de passeios e turismos mais calmos, existem sim muitas histórias de terror que envolvem o país, e algumas das três mais impressionantes serão apresentadas agora. Muito provavelmente isso fará com que se olhe alguns locais famosos franceses com outros olhos, então vale ressaltar que essas são apenas lendas, e que esses pontos e monumentos são totalmente seguros e tranquilos para serem visitados.

– As Portas do Diabo da Catedral de Notre-Dame

As Portas do Diabo da Catedral de Notre-Dame

As Portas do Diabo da Catedral de Notre-Dame

A primeira lenda urbana se passa na Catedral de Notre-Dame, em Paris, no século XIII. Mais precisamente, durante sua construção, um ferreiro jovem e talentoso recebeu o dever de produzir os enfeites em ferro forjado para que se colocasse nas portas da catedral. Esse ferreiro enxergou isso como um ótimo reconhecimento e ficou muito orgulhoso por isso, desenhando assim todo empenhado os arabescos bastante complexos e de cunho religioso, que assim que foram apresentados, geraram muita admiração.

Conforme os dias foram passando, o ferreiro reconheceu que seus desenhos foram um tanto quando precipitados e fora do possível, já que dificilmente haveria a possibilidade de ser reproduzido com perfeição no metal. Com isso, ele – que se chamava Biscornet – ficou desesperado, e durante uma noite nessa situação, o Diabo lhe fez uma proposta, para que em troca de realizar esse trabalho com êxito, Biscornet lhe desse sua alma. O ferreiro aceitou o pacto e na manhã seguinte todo o trabalho estava realizado perfeitamente, e que quando foi instalado na porta da igreja deixou a todos deslumbrados.

Porém, como o pacto não foi esquecido, no dia da inauguração da catedral as portas não se abriam de forma alguma, sendo desbloqueadas somente depois de os religiosos jogarem muita água benta sobre a mesma. A partir desse momento deram a essas portas o nome de “Portas do Diabo”, sendo muitas vezes chamadas assim até os dias de hoje.

– Os 666 Vidros Da Pirâmide Do Louvre

Os 666 Vidros Da Pirâmide Do Louvre

Os 666 Vidros Da Pirâmide Do Louvre

Já a segunda lenda urbana a ser apresentada ocorre na Pirâmide do Louvre, que se localiza no pátio do Palácio do Louvre em Paris. Essa lenda foi reproduzida em um importante livro chamado “François Mitterrand, Grande Arquiteto do Universo” escrito pelo jornalista Dominique Stezepfandt.

Nele, o autor aponta que a Pirâmide do Louvre foi construída como uma espécie de homenagem ao Diabo, e que por esse motivo é composta com exatos 666 vidros no formato quadricular, sendo que esse número corresponde ao que se conhece popularmente como o número da besta. Além disso, esses vidros são dispostos de forma com que um jogo matemático entre a soma e multiplicação, juntamente com as representações triangulares, resultam de alguma forma no número seis.

– O Homem da Máscara de Ferro

O Homem da Máscara de Ferro

O Homem da Máscara de Ferro

A época onde acontece essa lenda urbana francesa é durante a época da bastilha, em meados do ano de 1703. O que aconteceu foi que um prisioneiro foi morto após cumprir trinta e quatro anos de prisão, ainda dentro da carceragem, se tornando assim um dos prisioneiros mais famosos de toda a França. Porém, nunca se soube exatamente quais os crimes que por ele foram cometidos e nem mesmo a sua real identidade, e foi isso o que despertou uma imensa curiosidade em todas as pessoas, levantando ainda muitas teorias a respeito dessa temática. A única coisa que se sabe é que durante todo o período de prisão essa pessoa utilizava uma máscara metálica cobrindo totalmente a sua face.

A primeira pessoa a indagar essas informações e procurar saber mais a respeito desse mistério foi o filósofo Voltaire, que afirmou no final ter conseguido muitas informações que levaram a uma conclusão um tanto quanto surpreendente: Esse prisioneiro possuía muitas regalias dentro da prisão e usava a máscara constantemente por um motivo muito importante, que era para não ser reconhecido, já que era irmão gêmeo não conhecido do rei daquela época, o Rei Luis XIV.

Além dessas três famosas que foram citadas, existem ainda muitas outras lendas que em teoria, se passam na França, como por exemplo: Os Rituais Satânicos (Missas Negras) no Cemitério Père Lachaise, As Múmias da Coluna de Julho, O Barbeiro e o Confeiteiro Sanguinários, A Última Missão, O Homem Lobo, Uma Fábula de Sngue, A Princesa Sainte Enimie, Normandia Negra, entre outras. Assim sendo, elas também valem muito a pena a pesquisa e o estudo, para quem se interessar por esse tema.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.