Você já ficou se perguntando por que o símbolo da páscoa é um coelho que entrega ovos de chocolate para crianças? Se todos os anos você se empenha para fazer pegadas de coelho para espalhar pela casa, mas não faz ideia porque esse personagem é tão popular continue lendo que iremos explicar com detalhes essa lenda.
Origens Europeias
Essa é uma lenda que nasceu na Europa e se difundiu na América há mais de três séculos. Há algumas histórias para explicar porque os coelhos tornaram-se os entregadores oficiais de ovos de chocolate. A primeira história é a de uma mulher humilde que decidiu espalhar ovos pintados em seu quintal para que seus filhos se divertissem procurando. O que ela não esperava é que um coelho aparecesse e espalhasse os ovos no quintal, as crianças então acreditaram que o animal entregou os ovos.
Na América outra história de origem do coelhinho da páscoa ganhou força quando teve início da imigração alemã. É importante mencionar que a tradição da comemoração da páscoa começou na Alemanha há mais de 1.600 anos. As famílias se reuniam para comemorar esse momento que é o ápice do Cristianismo.
Os alemães tinham o hábito de esconder ovos de galinha pintados à mão no quintal para que as crianças pudessem encontrar. Os coelhos que estavam em suas tocas se agitavam e começavam a saltar. Com o passar do tempo os adultos passaram a dizer para as crianças que os animais traziam os ovos de páscoa como um presente.
Coelho: Um Símbolo Religioso
O coelho também é um animal ligado à tradição religiosa sendo um dos símbolos da ressurreição por ser o primeiro a sair da toca após o período de hibernação durante o inverno (o período da páscoa no hemisfério norte). Tanto o protestantismo quanto o catolicismo passaram a associar o coelho à páscoa.
É importante mencionar que o coelho é muito mais do que um simples entregador de ovos de chocolate para a religião cristã. Nos países do hemisfério Sul como o Brasil essa associação não é tão forte porque não há o período de hibernação afinal não temos um inverno tão rigoroso quanto a Europa. Nesses países o coelho é um símbolo da fertilidade devido a sua grande capacidade reprodutiva.
Mas, Coelhos São Mamíferos
Um questionamento no mínimo curioso a respeito da tradição do coelhinho de páscoa que ‘bota’ ovos de chocolate diz respeito ao fato de que ele é na verdade um mamífero. Inicialmente isso foi motivo de brincadeiras e risos entre os católicos, mas com o tempo eles foram mergulhando cada vez mais na ideia de criar uma situação lúdica para as crianças esquecendo desse detalhe.
Os protestantes não demonstram contrariedade à ideia dos ovos afinal eles simbolizam vida nova como uma referência a ressurreição. Num primeiro momento os ovos eram pintados de vermelho para representar o sangue de Jesus Cristo. Depois de algum tempo foram se tornando mais coloridos e com um viés mais infantil.
Gostou de conhecer a origem do coelhinho da páscoa?