Salário Médio Itália

A Itália

A Itália é um país europeu que se localiza mais especificamente entre a região sul e central do continente. Seu nome oficial é República Italiana, porém ainda assim é chamado dessa forma muito raramente. A região sul do país é constituída da união de três penínsulas – formação geológica onde o território é uma porção de terra cercada de água por quase todos os lados, menos a que lia com o continente – que são a Península de Sicília, a Península de Sardenha e a Península Itálica. Já a outra parte do território italiano corresponde a porção continental e realiza fronteiras com países como a França, a Eslovênia, a Áustria e a Suíça.

A capital da Itália é Roma, uma importantíssima cidade que tem relevância há muitos anos em todo o mundo, principalmente para o ocidente, já que durante muitos e muitos anos a cidade foi considerada o centro do continente. Essa importância é muito grande, principalmente em aspectos religiosos e políticos, o que faz com que até os dias de hoje Roma consiga influenciar fortemente várias outras cidades e países do mundo. Hoje em dia, a Itália tem como regime vigente a República Democrática, e isso faz com que todos os cidadãos que lá vivem tenham o direito de participar da vida política do país, sempre igualitária e diretamente.

Tudo isso que foi citado anteriormente – tanto aspectos de importância, quanto ligados ao regime democrático vigente no país – faz com que a Itália seja considerada um país com um elevado nível de desenvolvimento, se encontrando inclusive no ranking de países mais desenvolvidos do mundo em vigésimo lugar. Além disso, a Itália se encontra também entre as dez nações que contam com maior qualidade de vida de todo o planeta.

Essa qualidade de vida que foi citada tem reflexos muito concretos de serem observados, como o fato de que cada vez mais a Itália é considerada um país idoso, já que a principal explicação para a expectativa de vida no país ser elevado é o fato de que a Itália é um país que proporciona muitas condições boas de vida para os seus moradores, sempre prezando pela dignidade e pelo conforto dos mesmos. Assim sendo é possível entender que a classificação de “país idoso” que a Itália possui está ligada de forma direta com o cuidado que o país possui com a população mais velha, idealizando a saúde e o bem estar deles.

A respeito da expectativa de vida no país, como já é possível imaginar, os dados são surpreendentes positivamente, já que as mulheres vivem aproximadamente até os oitenta e cinco anos de idade e os homens até aproximadamente os oitenta anos. A maior parte da população entende que são privilegiados no que diz respeito ao acesso a saúde oferecida pelos governantes, mas muitos deles ainda se sentem inseguros em relação a algumas coisas no país, principalmente no que diz respeito a criminalidade. Porém, ainda assim os dados mostram que na verdade a taxa de criminalidade vem caindo ano a ano no país, o que mostra que pode ser que os moradores tenham uma visão distorcida da situação italiana.

Expectativa de Vida na Itália

Expectativa de Vida na Itália

Levando em consideração tantos fatores e pontos positivos da Itália, é compreensível que muitas pessoas queiram viver lá, inclusive brasileiros que sonham em sair do país e tentar a vida em algum lugar mais promissor. Os pontos positivos da Itália vão muito além da altíssima qualidade de vida, sendo observados também no que diz respeito a cultura e ao modo de vida como um todo, além é claro, da ótima gastronomia, das belas paisagens, etc. Porém, para uma pessoa viver em qualquer lugar do mundo, por melhor que ele seja, é importante que possua boas oportunidades de emprego, já que a estabilidade é algo fundamental para que se consiga de verdade aproveitar a experiência em um lugar tão incrível. Por isso, o tema do artigo de hoje é qual o salário médio na Itália, e assim irá ser tratado também como é a situação de empregabilidade no país.

Situação De Empregos Na Itália E Salário Médio Local

Como já foi apresentado anteriormente, por mais que uma pessoa queira tentar a vida em um lugar diferente, de nada adianta tanta coisa boa para ser usufruída, se não existe a menor chance de estabilidade no país escolhido, e com a Itália isso não seria diferente. Assim sendo, para uma pessoa conseguir viver adequadamente na Itália, existem dois pontos principais a serem atendidos, que são a necessidade de ser realmente um imigrante legal e também conseguir um emprego relativamente estável.

Falando inicialmente a respeito de processo de se tornar um imigrante legal na Itália, é importante ter em mente que a primeira etapa a ser realizada é fazer a solicitação de um documento de permissão de estadia para as autoridades, apresentando junto com esse documento alguns outros, como o passaporte, um comprovante de renda e um comprovante de residência. Essa permissão citada se torna obrigatória somente para as pessoas que irão permanecer no país por mais de três meses, ou seja, é necessário dar entrada na papelada somente depois desse prazo, solicitando assim a autorização de residência e estadia.

A legalização da situação do imigrante na Itália é de extrema importância pelo fato de dificilmente as pessoas ilegais conseguirem um bom emprego, já que os prejuízos dessa contratação podem ser muito custosos, tanto para o patrão, quanto para o funcionário. Existe um visto específico para trabalho na Itália, porém, ele só é autorizado caso o empregador faça um pedido específico, o que acaba sendo uma alternativa complicada, já que acarreta muitos gastos para o mesmo. Dessa forma, o que realmente é mais fácil de um imigrante conseguir para ficar legal no país é que consiga uma cidadania italiana, já que esse é um direito que contempla muitas pessoas, pois basta que o imigrante seja comprovadamente tetraneto, trineto, bisneto, neto ou filho de algum imigrante italiano.

Para uma pessoa que já resolveu suas pendências quanto a legalização de sua permanência no país, já é necessário pensar em alguns detalhes que possam facilitar a sua busca por um bom emprego na Itália. Um dos fatores que mais funcionam como um diferencial nessa procura, é que a pessoa tenha realizado alguns cursos variados, podendo até mesmo ser aqueles mais simples e feitos a distância. A realização desses cursos é importante, porque até mesmo no caso de vagas de empregos mais simples, existe uma tendência de ter um pré requisito de algum certificado ou diploma, principalmente das pessoas que não são nativos da Itália e ainda mais dos candidatos que nunca tiveram experiências no cargo desejado.

Um outro ponto importante a ser considerado é que para trabalhadores que irão lidar com o ramo alimentício – seja direta ou indiretamente – como garçons, chefes e auxiliares de cozinha, entre ouros, é fundamental que a pessoa tenha um certificado chamado HACCP, que é conseguido após a realização de um curso pago. Esse é um documento imprescindível, pois caso algum dos funcionários do local não possuir, o dono do negócio pode acabar levando uma multa da vigilância sanitária local.

HACCP

HACCP

Como foi possível observar, ainda que as oportunidades de emprego na Itália sejam altas, existem vários pequenos detalhes que merecem atenção para que as melhores oportunidades sejam alcançadas. Na Itália não existe a obrigatoriedade de um salário mínimo ser pré estabelecido, como acontece aqui no Brasil. A lei italiana só preza que o salário seja proporcional a quantidade e qualidade do trabalho que é prestado, e que seja suficiente para a subsistência de uma pessoa e de sua família.

De modo geral, as profissões que pagam menos na Itália têm o salário girando em torno de novecentos e mil e cem euros mensais, variando muito conforme a região do país. Já o salário médio de pessoas com experiencia mediana, mas com qualificação profissional, fica entre mil e quatrocentos e mil e novecentos euros por mês, enquanto o de trabalhadores com experiencia e qualificação pode variar entre mil e novecentos a três mil euros mensais. É importante deixar claro que essa é somente uma média, e que pode facilmente existirem pessoas que ganham mais ou menos do que isso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.