Qual a Idade Mínima Para Fumar Narguilé? Existe Alguma Lei?

Visão Geral Sobre O Narguilé

O narguilé – tema do artigo de hoje – é basicamente um cachimbo que é fundamentado em uma base de água, e esse é o seu principal diferencial, e é também o que torna possível que suas substâncias sejam fumadas por meio do seu vapor. A principal substância que é fumada no narguilé é o tabaco aromatizado, que é totalmente legalizado, já que é praticamente a mesma substância encontrada predominantemente no interior dos cigarros comuns, porém, além do tabaco, também é possível encontrar narguilés que são abastecidos com fumo de ópio ou até mesmo a maconha, sendo essa última substância ilegal no Brasil atualmente.

O formato, a estética e o funcionamento estrutural do narguilé pode variar conforme a região do mundo, porém, os princípios básicos são os mesmos, onde o narguilé tem sua utilização bem parecida com um simples cachimbo de água, como já foi brevemente apresentado acima, onde a fumaça que é gerada no momento em que acontece a combustão do produto escolhido não vai diretamente para o organismo do fumante, mas sim, passa primeiramente pelo líquido, dando uma sensação diferente do que um simples cigarro, por exemplo.

Atualmente é possível encontrar o narguilé ao redor de todo o mundo, porém ele é mais popular em países que se localizam no Oriente Médio, no norte da África, no sul da Ásia e em alguns locais específicos da Europa e das Américas. O narguilé atual ainda é bastante semelhante com os narguilés mais antigos e tradicionais, que contam com uma estrutura fundamental básica onde estão presentes a base do narguilé juntamente com seu corpo, com o fornilho, com o abafador e com a mangueira. Primeiramente falando sobre a base – que pode ser conhecida também como vaso ou jarro – essa é a peça central do narguilé, e é nela que se coloca o líquido desejado, que geralmente é a água, mas também é possível encontrar pessoas que optem por colocar sucos ou outras essências naturais. É também a base do narguilé que apresenta maior ornamentação, e geralmente ela é construída de vidro, metal ou cerâmica, ou seja, é possível agradar os mais diversos tipos de pessoas.

O abafador do narguilé – que também pode ser conhecido como laminto – é um objeto constituído de metal, que tem como principal função fazer com que o carvão utilizado tenha uma durabilidade maior. Geralmente o abafador é utilizado de forma descartável, e esse aumento da vida útil do carvão acontece pelo fato desse objeto impedir que o vento atinja a base. Já a mangueira do narguilé é a parte responsável por fazer que a fumaça consiga chegar até a boca de quem está utilizando, já que faz a conexão entre o corpo do narguilé (que é onde está conectado, se posicionando mais especificamente acima da água) até a boca do fumante, fazendo assim com que a fumaça se encaminhe. Em muitas ocasiões as pessoas optam por utilizar piteiras nas mangueiras, principalmente as descartáveis, que tornam o uso mais higiênico, principalmente quando está sendo feito de forma coletiva.

O uso de forma coletiva citado acima é muito comum, principalmente em festas, bares e baladas, e é por esse motivo que a maior parte dos narguilés conta com mais de uma saída para fumaça, o que possibilita que várias pessoas consigam fumar ao mesmo tempo. Porém, esse narguilé conta ainda com uma diferença dos que contam com uma só saída, que é o fato de que se torna necessário um sistema um pouco mais complexo para o funcionamento adequado, contando assim com algumas válvulas especiais que possibilitam que a fumaça não encontre obstruções, tornando assim possível a utilização simultânea.

O funcionamento do narguilé é consideravelmente simples, tendo o processo iniciado no momento em que a pessoa que está utilizando o objeto suga a mangueira, puxando assim o ar que se encontra nela e fazendo consequentemente com que a pressão existente dentro da base se diminua e assim possibilite que o ar quente passe no meio da substância escolhida, fazendo assim com que a fumaça seja produzida. Essa fumaça passa ainda pela água que se encontra no narguilé e tem sua temperatura abaixada e também é realizado uma filtração, podendo assim ser dirigida até a boca da pessoa que está utilizando.

Idade Mínima E Recomendações Sobre O Narguilé

É muito comum que os usuários do narguilé acreditem que ele não faz mal para a saúde, ou que pelo menos é menos maléfico do que o cigarro. Porém, isso é um engano, já que o uso do narguilé pode ser tão nocivo quanto o do cigarro, tudo isso dependendo do tempo e da frequência de uso, onde ao existir excessos pode fazer até mesmo com a equivalência do uso equivalha ao ato de fumar cem cigarros. Além disso, o narguilé também pode causar dependência assim como o cigarro, já que ambos contêm nicotina.

Entre os vários malefícios do narguilé, os principais comprovados atualmente por vários estudos e pesquisas são o desenvolvimento mais frequente de doenças respiratórias, câncer de pulmão, doenças da gengiva (que são as chamadas doenças periodontais), além de que com a dependência consumada, é normal que o uso do narguilé se torne muito mais frequente e com isso, a longo prazo, outros cânceres podem surgir, como o de pulmão, que já foi citado, mas também o câncer de boca, o câncer de bexiga, além da aterosclerose (formação de placas nas paredes das artérias) e doenças coronarianas.

Além dessas doenças que foram citadas, que majoritariamente estão ligadas ao consumo do tabaco, de outras substâncias e da inalação de fumaça, é possível ainda que aconteça o desenvolvimento de outros tipos de doenças no usuário, como é o caso das doenças infectocontagiosas, já que em grande parte das vezes o bocal do narguilé é compartilhado entre várias pessoas – e não são em todas as vezes que se utiliza piteiras descartáveis – e assim é possível acontecer a transmissão de doenças como hepatite C, herpes e tuberculose, por exemplo.

Como foi apresentado, o narguilé é popular especificamente entre os jovens, já que é um artigo com um cheiro e com um sabor atrativo, e mais do que isso, é quase uma moda entre o público adolescente e jovem e por esse motivo, ele pode até mesmo ser usado de forma ilegal por muitas pessoas, já que no Brasil existe uma idade mínima para a utilização desse artigo. Assim sendo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), regulamenta a proibição da venda e do uso do narguilé para menores de dezoito anos – assim como acontece normalmente com a venda e consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros tradicionais. – Além disso, o narguilé também se encaixa na lei que proíbe o consumo em locais fechados e coletivos, que é a lei anti fumo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.