Quantos Pontos um Ginasta Perde Quando Leva Um Tombo?

Você ama ver os ginastas se apresentando, mas sofre quando vê que eles levaram um tombo que prejudicou a sua nota? Continue lendo esse artigo e entenda quantos pontos um ginasta perde quando leva um tombo.

Como é a Pontuação da Ginástica Artística?

A pontuação da apresentação da ginástica artística é feita por um juiz qualificado, que entende da área técnica e pode ao observar dar uma opinião coerente sobre a apresentação realizada.

Cada juiz deve atribuir ao ginasta uma nota que vai de 0 a 10. Existe uma base de pontos, ela é diferente para cada um. Para os homens é de 8,6 pontos; para as mulheres é de 9,0. Para que essas notas de execução cheguem ao total de 10, existem partes da apresentação que somam 1,4 e 1,0 para homens e mulheres, respectivamente.

Assim como há um acréscimo correspondente a bônus na apresentação, há também perdas de pontuação, caso os exercícios obrigatórios não sejam executados, ou haja falha em sua execução.

É Possível Tirar Nota 10?

Apesar de estar cada vez mais difícil, é sim possível tirar uma nota dez. No entanto, essa pontuação foi alcançada pela última vez em 1976 pela romena Nadia Comaneci. De lá pra cá, a dificuldade de alcançar uma nota dez é cada vez mais difícil (diga-se de passagem, agora é quase que impossível).

Como é a Pontuação da Ginástica Artística?

Vamos explicar abaixo como a pontuação da apresentação de um ginasta é feita nos dias atuais. Vamos analisar cada etapa da pontuação, a seguir.

  • Divisão da nota

É importante entender que a nota da ginasta é dividida em duas partes:

1 – Nota da execução

Essa parte, analisa como os movimentos, bem como a coreografia, foram realizados no decorrer da apresentação do ginasta.

2 – Pontuação da dificuldade

Essa parte, leva em conta o grau de dificuldade da execução das acrobacias que foram envolvidas na apresentação.

  • Requisitos técnicos

Dois dos juízes ficam responsáveis por avaliar os pontos de cada movimento que foi feito. Eles analisam a presença dos movimentos obrigatórios de cada aparelho.

Ginástica Artística Feminina

Ginástica Artística Feminina

  • Execução

Além dos movimentos obrigatórios, o ginasta irá incluir os movimentos que fazem parte de suas séries, aqueles que irão compor a sua coreografia. As acrobacias são divididas em categorias (estas vão de A até I).

Nesse caso, um movimento tipo A vale 0,1 ponto; um tipo B, 0,2 pontos; um tipo C, 0,3 pontos, e assim por diante, até chegar no tipo I.

Temos como um exemplo claro, um dos movimentos executados perfeitamente pela ex-ginasta Daiane dos Santos, é o duplo twist carpado. Esse movimento é de categoria G e sua pontuação vale 0,7.

Ao final da apresentação de uma ginasta, os juízes irão pontuar apenas os movimentos mais difíceis que foram executados nas séries. Nesse caso, o que seria o top 8 para a categoria feminina, e o top 10 para a categoria masculina.

É importante salientar que os juízes dão, de forma individual, a sua nota para cada ginasta. Depois, a dupla entra em um consenso para, assim chegarem juntos à nota final que será anunciada. E assim fará com que a ginasta consiga a sua colocação dentro do ranking.

  • Os Bônus

Apesar de muitos ginastas executarem determinados movimentos com perfeição, infelizmente, os movimentos são contados uma única vez para a nota, ou seja, não é possível que ele fique repetindo os mesmos movimentos para tentar alcançar uma pontuação ainda maior.

No entanto, há uma saída para os ginastas que querem dar uma forcinha em sua apresentação, e assim conseguirem aumentar ainda mais a sua nota. No caso, a saída é conectar alguns de seus movimentos.

Quando o ginasta realiza conexões de duas sequências de seus movimentos direto (sem parar), é possível que ele consiga cerca de 0,2 por sequência. Pode observar nos campeonatos, como essa técnica é muito utilizada pelas maiores ginastas, mostrando que, além de talento e técnica, é necessária estratégia no momento de planejar a sua apresentação.

  • Os outros avaliadores

Juntamente com os juízes, há um outro grupo de avaliadores, que ficam de olho em cada movimento de execução dos ginastas. São eles que identificam se o joelho ficou mais dobrado, se o ginasta desequilibrou levemente, ou se seus pousos, após os saltos, foram com as pernas levemente abertas.

No caso da pontuação da execução, o valor da nota irá ser calculada de forma decrescente. Ou seja, ela vai de 10, e decresce quando o ginasta é pontuado negativamente por erros cometidos. Para isso, os juízes possuem uma tabela, em que os erros são classificados em categorias de falha leve ou falha grave.

Um exemplo de falha leve é quando após um movimento, a ginasta cai no chão e dá um passo para trás, ou para o lado. Nessa falha em sua aterrissagem, o desconto é de 0,1. Já quando ocorre uma queda durante ou após um movimento, ocorre um desconto na nota de 1,0.

Como são cinco avaliadores da pontuação de execução, após darem cada um as suas notas individuais (que podem ser subjetivas, de acordo cm o julgamento de cada um), a maior nota é descartada, e a menor nota também. A nota final do ginasta é dada pela média ponderada das três notas do meio.

Ginástica Artística Masculina

Ginástica Artística Masculina

  • Sistema Atual de Notas

Hoje, é quase impossível um ginasta obter uma nota dez, pois houveram algumas mudanças no que se diz respeito às notas. Por isso, há essa diferenciação na pontuação. Dessa forma, não adianta um ginasta executar movimentos perfeitos, porém, fáceis, e tirar nota 10. Assim, as suas habilidades não eram exatamente avaliadas de maneira correta em relação aos outros.

  • Interação do Técnico

Caso o técnico não concorde com a pontuação que equivale à dificuldade, ele pode contestar. No entanto, ele precisa correr e fazer a contestação antes que o outro atleta termine a sua apresentação.

Nesse caso os juízes utilizam os vídeos para assim avaliarem a situação e, se for o caso, fazerem as alterações necessárias na nota.

Enfim, a pontuação dos atletas de ginástica artística segue todas as essas regras. A cada tombo ou pequena falha, é descontada uma certa pontuação. Por isso, é muito difícil obter uma nota alta nessa categoria.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.