Quanto Mede o Tablado da Prova Solo?

  • Conhecendo a Ginástica Artística

A ginástica artística é um esporte muito praticado nos quatro cantos do mundo. Esse esporte é derivado da ginástica tradicional, assim como a ginástica rítmica. Obviamente, essas derivações incluem uma quantidade muita grande de regras, que não são derivadas da ginastica tradicional. Como todo esporte, a prática da ginástica traz muitos benefícios físicos e mentais, contribuindo para a formação em todos os sentidos, inclusive moral do jovem que inicia a prática do esporte. Hoje, com muitos patrocinadores de grandes porte, a ginástica artística tem um grande papel social em muitas cidades brasileiras.

A ginástica artística é praticada entre homens e mulheres, ao contrário da ginástica rítmica, que só tem modalidade feminina nos campeonatos mundiais e jogos olímpicos. A ginástica artística requere alguns pré requisitos que podem ser trabalhados no atleta que são: equilíbrio, força, concentração, rapidez nos movimentos e bom preparo físico. O Brasil teve medalha nas ultimas Olimpíadas com Arthur Zanetti. Inclusive hoje, o Brasil é uma grande potencia no esporte, contribuindo para as melhoras do desempenho brasileiro no quadro geral de medalhas. Apesar do ótimo empenho brasileiro no solo, outros aparelhos contribuem com medalhas nos principais torneios mundiais que a delegação brasileira participa.

Ginástica Artística

Ginástica Artística

Os aparelhos que fazem parte das competições principais são: as traves, saltos, barras, cavalo e solo. Cada aparelho constitui uma modalidade, e inclusive variam do masculino para o feminino. Os homens disputam o solo, cavalo com alças, salto sobre a mesa, barra fixa e barras paralelas. As mulheres disputavam as traves de equilíbrio, salto sobre a mesa, solo e as barras assimétricas.  Todas as regras a cerca de cada um dos aparelhos, são definidos por uma federação mundial chamada FIG (FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE GINÁSTICA), que define a arbitragem e normas de cada torneio. Todas as normas e regras são definidas individualmente para homens e mulheres.

  • Solo – Um Aparelho da Ginástica Artística

O aparelho que provavelmente mais trás espectadores para a ginástica é o solo. O solo é um dos aparelhos praticados por homens e mulheres, que conecta agilidade, inteligência e graciosidade com as músicas de fundo. Porém a música de fundo é algo exclusivo para a modalidade feminina, e já para os homens, o silêncio no ginásio é extremamente essencial, visto que pequenos ruídos podem atrapalhar a concentração dos atletas. O solo está nas competições olímpicas desde os jogos de Paris em 1932, e anteriormente disso, era chamado de exercícios combinados.

Com o advento da ginástica artística e do solo como componentes fundamentais e de alta identidade e admiração na Olimpíadas, regras mais fixas e normativas foram estabelecidas pela FIG. Elas devem ser respeitadas pelos competidores e pelas delegações, visto que essas mesma normas são estabelecidas tanto para os homens como para as mulheres. Vamos listar abaixo os movimentos listados pela FIG, e algumas variações derivadas de movimentos anteriormente criados. Vale lembrar, que movimentos podem ser criados a qualquer momento nas competições, bastando uma apresentação em competições oficiais, para que a FIG reconheça e coloque em sua listagem oficial.

  • Abertura : A abertura é movimento que corresponde a uma ação muscular, que promove a extensão das articulações dos quadris.
  • Carpado: Neste movimento, as pernas que estão estendidas, formam um ângulo de 90º, com o tronco do ginasta.
  • Empunhaduras : São tomadas, pegadas ou presas, que representam uma série de formas do ginasta, de agarrar as barras e permanecer nelas.
  • Estendida: Corresponde a uma posição parada, em que o ginasta tem seu corpo completamente alinhado, sem nenhuma curvatura.
  • Flic-Flac :É um movimento antecedente. Aqui de forma preparatória para o próximo movimento, o executante levanta seus membros superiores e os estica. Neste exato momento, os seus pés deixam o solo, usando um grande impulso dos ombros. Este movimento pode ser executado tanto para frente, como para trás.
  • Grupada : Esta é uma posição, em que todas as partes do corpo do ginasta, sem nenhuma exceção, se aproximam do ponto central do corpo, abaixo da região abdominal. A regra aqui é que a cabeça deve quase tocar o joelho, enquanto a posição das pernas não podem estar esticadas, e sim flexionadas.
  • Mortal: Este é um movimento muito comum e popular até por indivíduos que não praticam a ginastica artística. Com grande grau de dificuldade, o ginasta deve se lançar para frente ou para trás. Existem algumas variações deste movimento, que são: mortal carpado, mortal estendido, e mortal grupado.
  • Salto Pak: Este movimento é um salto, em que sua realização se da para passar da barra mais baixa para a barra mais alta. O ginasta deve encarar o salto pak, como um movimento preparatório para um próximo movimento.
  • Características do Tablado do Solo

    Tablado do Solo

    Tablado do Solo

O solo é praticado em um piso denominado tablado. Toda essa estrutura utilizada pelos ginastas, é definida pela FIG. O tablado deve ter a medida exata de 12×12 (12 metros de largura por 12 metros de comprimento), possuindo então características quadráticas. É encoberto por um carpete específico e deve ter uma linha de segurança circundando o piso, de 2 metros em toda a extensão do tablado. Essas medidas valem tanto para o masculino quanto para o feminino.

  • Particularidades da Prova Feminina e da Prova Masculina no Solo

  • Prova Feminina

    Prova Feminina do Solo

    Prova Feminina do Solo

A prova feminina do solo é praticada num tablado como o citado no último tópico e tem duração de 1 minuto e meio. O acompanhamento musical ao fundo é obrigatório, e deve ser realizada dentro do perímetro estabelecido por uma linda demarcada pelos organizadores.

  • Prova Masculina

    Prova Masculina do Solo

    Prova Masculina do Solo

A prova masculina deve ser realizada dentro do tablado de 12×12 metros, e também não permite que o atleta saia do perímetro estabelecido. Possíveis saídas acontecem, porém o ginasta é punido em sua nota. O acompanhamento musical para os homens não é realizado, e as apresentações tem no máximo 70 segundos. Como não existe análise da trilha sonora para analisar previamente o tempo total ( como é feito com as mulheres), os homens tem um dificuldades extra e para isso devem estar atento ao cronômetro, que deve obrigatoriamente estar visível para os atletas, sem que eles tenham esforço para acompanhar os seus tempos ( preferencialmente mais de um cronômetro).

  • Expoentes da Ginástica Solo

Existem atletas que atualmente tem se destacado muito no solo, tanto entre os homens quanto entre as mulheres. O maior nome da atualidade na ginástica, entre homens e mulheres de todas as modalidades, é a americana Simone Biles. Essa atleta sensacional é tida em 3 dos últimos 4 anos como a melhor atleta entre homens e mulheres, entre todas as modalidades de esporte do mundo.

Simone Biles conta com muitas medalhas em sua carreira, mesmo tendo apenas 23 anos em 2020. Em 2016 no Rio Janeiro, foram 4 medalhas de ouro e uma de bronze, tendo o marco de levar medalha em todas as modalidades que participou.  No mundial de ginástica em 2019, das 6 medalhas possíveis, apenas não levou ouro em uma, que foram as barras assimétricas ( considerado o seu único ponto fraco), levando o quinto lugar.

No Brasil, a melhor atleta brasileira do solo talvez tenha sido Daiane dos Santos. O seu salto, chamado de duplo twist carpado, é considerado por muitos, como o salto de maior dificuldade realizado até hoje. Apenas ela conseguiu realizar esse salto em competições especiais. Levou ouro em várias competições de solo, incluindo muitos campeonatos mundiais.

No masculino brasileiro, hoje o maior expoente se chama Arthur Zanetti. Esse atleta que tem como forte as argolas ( prova que levou ouro em Londres e prata no Rio), também tem o solo como ponto forte. Nos jogos pan americanos de 2019, ficou em sétimo lugar na disputa do solo. Vale lembrar que nesses jogos de 2019, a equipe brasileira de 2019 levou o ouro, feito muito aclamado pela academia brasileira de ginástica.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.