O Que Quer Dizer Judeus Ortodoxos?

Os judeus ortodoxos compõem um dos três grandes ramos do judaísmo conhecido como judaísmo ortodoxo. Essa é a vertente judaica que preserva costumes e rituais em sua forma mais tradicional e primitiva. Esse grupo é conhecido por seu rigor em seguir as regras determinadas pela Torá e pelo Talmud. A aplicação fica por conta de autoridades chamadas de Arraronim, Gueonim e Rishonim.

Ressaltamos que o judaísmo ortodoxo pode ser dividido em duas vertentes: Judaísmo Ultraortodoxo e Judaísmo Ortodoxo Moderno. Na comunidade internacional os judeus ortodoxos representam em torno de 15%. Os ortodoxos se caracterizam pela defesa dos hábitos tradicionais tanto do ponto de vista político quanto religioso, inclusive não reconhecem sinagogas e nem rabinos não ortodoxos.

Quais São as Crenças do Judaísmo Ortodoxo?

Entenda um pouco mais sobre as crenças do judaísmo ortodoxo abaixo.

– Torá e Leis

Os judeus ortodoxos acreditam que a Torá assim como suas leis são divinas pelo fato de terem sido transmitidas a Moisés por Deus. Dessa forma essas leis são inalteráveis e eternas.

– Lei Oral no Judaísmo

No judaísmo existe uma lei oral transmitida com o objetivo de dar uma interpretação oficial para as seções legais da Torá. Essa lei oral também é considerada divina porque foi transmitida a Moisés por Deus assim como ocorreu com a lei escrita. Tal afirmação consta no Talmud, Midrash e outros textos que se relacionam com a lei da Torá.

– Messias

Messias

Messias

Esse ramo do judaísmo acredita que o Messias mencionado nas escrituras divinas ainda virá, logo Yeshua (Jesus) não é o Filho de Deus e o Ungido.

Judaísmo Ultraortodoxo

O judeu praticante do judaísmo ultraortodoxo pode ser referenciado pelo termo Haredi de origem hebraica cujo significado é ‘temente’ ou ‘temeroso’. É importante mencionar que esse termo pode ser considerado pejorativo dependendo do contexto em que seja empregado. Os judeus ultraortodoxos tem resistência a mudanças relativas as leis judaicas para uma adaptação ao mundo secular e moderno.

Esse grupo se distingue de outros povos devido as suas vestes e costumes. Inclusive há correntes dentro desse movimento que são contrárias a existência do Estado de Israel e antissionistas por acreditar que somente com a chegada do Messias poderia ser criado um Estado Judeu. Ressaltamos que é pequena a porcentagem de judeus que se mostra antissionista, em geral estes pertencem a grupos de Neturei Karta.

Judaísmo Ortodoxo Moderno

Chamado também de ortodoxia moderna, o judaísmo ortodoxo moderno, consiste num movimento que busca alinhar os valores judaicos e a lei judaica com o modelo de mundo moderno e secular. Trata-se de uma vertente com base em diversos ensinamentos e filosofias que pode assumir formas distintas.

A ortodoxia moderna em Israel tem predominância do sionismo religioso, já nos Estados Unidos – assim como em boa parte do Ocidente – apresenta uma ortodoxia centrista embasada na filosofia da Torá Umadda. Apesar de não serem movimentos iguais tem muitos valores em comum.

Judaísmo Ortodoxo Moderno

Judaísmo Ortodoxo Moderno

Conhecendo Mais Sobre o Judaísmo Ortodoxo

Para quem se interessou em conhecer melhor o judaísmo ortodoxo vamos apresentar alguns tópicos referentes ao estilo de vida de quem faz parte desse grupo.

Mulheres Casadas Raspam o Cabelo

O costume das mulheres rasparem o cabelo logo antes de se casarem se deve a uma proteção delas do olhar de outros homens. Mulheres casadas usam peruca (shaitels), manter o cabelo coberto é um sinal de recato demonstrando que ela está casada. Uma alternativa a peruca é usar lenços para cobrir o cabelo.

Mulheres Casadas Raspam o Cabelo

Mulheres Casadas Raspam o Cabelo

Chapéus Para os Homens

Os homens também devem cobrir a cabeça usando kipá ou chapéu. Há alguns judeus ortodoxos que usam um chapelão de pele denominado shtreimel que não tem nenhum significado em particular. O mais importante é cobrir a cabeça como uma demonstração de reverência e temor a Deus. Os homens demonstram sua humildade diante da superioridade divina quando cobrem a cabeça.

Cachos dos Judeus Ortodoxos

Os homens judeus ortodoxos têm cachos nas laterais da cabeça partindo das têmporas, o nome dessas mechas encaracoladas é peiot. Alguns judeus inclusive usam bobes para manter os cachinhos bonitos. O motivo para a manutenção desses cachos é um mandamento da Torá que diz para os homens não rasparem a borda da cabeça e nem da barba (Levítico 19:27).

Casamentos Arranjados?

Atualmente, a maior parte dos casamentos dentro do judaísmo acontece por amor, isto é, por escolha dos noivos. Contudo, há uma minoria – exclusiva de comunidades com um viés mais ortodoxo – que preserva a tradição do casamento arranjado, aquele em que as famílias combinam entre si o enlace.

A base para o casamento arranjado está na Bíblia, o Segundo Patriarca Israelita, Isaac, teve seu casamento arranjado pelo pai Abraão. No entanto, existe uma nova visão de que os noivos precisam concordar com a escolha. Caso um dos noivos não queira o casamento pode recusar.

Beijo na Porta

Você já viu um judeu ortodoxo beijando uma porta e se perguntou por quê? Saiba que na verdade o judeu ortodoxo não beija a porta, mas sim um pergaminho que está fixado no batente direito das casas e estabelecimentos comerciais judaicos que se chama mezuzá. Esse pergaminho possui inscrições de duas importantes passagens bíblicas: Vehaiá e Shemá. A Vehaiá assegura que aquele que cumpre a Lei Judaica receberá recompensa e a Shemá faz o anúncio da unicidade de Deus.

A mezuzá é entendida como uma proteção divina dos lares judeus assim como dos seus estabelecimentos comerciais. Ressaltamos que a sua existência tem como base um mandamento da Torá. Os judeus que possuem a mezuzá em casa têm como hábito colocar a sua mão sobre ela e beijá-la quando entram ou quando saem pela porta.

Judias Ortodoxas Podem Trabalhar?

Judias Ortodoxas

Judias Ortodoxas

Mulheres judias ortodoxas podem trabalhar, pois não existe nenhum mandamento na Torá contrário a isso. Inclusive judias ortodoxas podem ocupar cargos variados como de médica, física nuclear entre outros. No entanto, em algumas comunidades de viés mais tradicional há restrições quanto à presença da mulher no mercado de trabalho. Nessas comunidades é mais normal que as mulheres sejam donas de casa e se forem trabalhar fora exerçam apenas o papel de professoras nas escolas da própria comunidade.

Internet: Judeus Ortodoxos Usam?

Algumas comunidades judaicas ortodoxas condenam o uso da internet por acreditar que nas redes há massiva divulgação de conteúdo impróprio. Rabinos israelenses chegaram a determinar um boicote total à internet em 2009. Há judeus ortodoxos que utilizam a internet somente para o trabalho. Em casas em que a internet é utilizada geralmente são utilizados filtros para evitar o acesso de crianças a conteúdo impróprio.

Nada de Carne Suína

Carne Suína

Carne Suína

Judeus ortodoxos seguem uma dieta especial denominada kosher, palavra que pode ser traduzida como ‘apropriado’. A dieta kosher se baseia no conteúdo do Levítico, 3° livro da Bíblia hebraica em que Deus explica a Moisés e Arão, no Deserto do Sinai, que não devem consumir carne suína porque porcos tem as unhas fendidas e não ruminam sendo então imundos.

Peixes Com Barbatanas e Escamas

Nessa mesma passagem bíblica mencionada acima são apresentadas outras restrições alimentares inclusive em relação a peixes. São considerados como kosher (apropriados) peixes como linguado, salmão e atum. Outros animais aquáticos que não tem barbatanas ou escamas como peixe-espada, lagosta ou ostra não são considerados apropriados.

Salmão Assado

Salmão Assado

Proibições do Sabá (Shabat)

O sétimo dia da semana, o Sabá, é considerado um dia sagrado para os judeus em que não se deve realizar qualquer tipo de ação criadora, trata-se de um momento de descanso. Esse conceito se baseia no que está escrito no Gênesis, Deus teria criado o mundo em seus dias e descansado no sétimo. Logo os homens deveriam fazer o mesmo. Os ortodoxos seguem a risca essas proibições incluem não escrever, não cozinhar, não costurar, não cortar e nem ver televisão.

Gostou de saber mais sobre os judeus ortodoxos? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.