Qual Salto do Atletismo Atinge Maior Altura?

Qual Salto do Atletismo Atinge Maior Altura?

O salto em altura corresponde a um esporte olímpico, em que os atletas devem superar a altura da barra posta na posição horizontal, e que se encontra a uma certa altura. Juntamente com o salto feito com vara, corresponde a uma opção de saltos verticais, cuja disputa se dá em pista coberta ou ao ar livre.

Essa prova faz parte dos jogos Olímpicos desde o início, na sua 1° edição, no ano de 1896, em Atenas, para atletas masculinos. E, desde o ano de 1928, em Amsterdã, para mulheres.

A História do Salto em Altura

O registro do 1° evento de salto em altura aconteceu na Escócia, no séc. XIX. O primeiro campeão olímpico foi dos Estados Unidos, o atleta Ellery Clark. Quando a prova foi introduzida para as mulheres, em Amsterdã, quem venceu foi Ethel Catherwood, atleta canadense.

Esse tipo de prova passou por diversas transformações ao longo dos anos, foram mudanças realmente radicais.

Para saltar, os atletas não recebem nenhum auxílio. Eles impulsionam o pé de apoio na direção da barra horizontal de 4 m de comprimento, que se apoia em 2 traves. O principal objetivo é que o atleta solte a maior altura possível, mas sem que a barra seja derrubada.

Salto em Altura

Salto em Altura

Para isso, todo atleta tem direito de realizar até 3 tentativas em cada uma das alturas colocadas. E ainda tem o direito de pular uma determinada altura, e de passar para outra superior, sem que a menor seja ultrapassada.

Porém, se o atleta não conseguir ultrapassar a combinação das alturas que foram estipuladas, ou a altura em 3 tentativas, ele é eliminado na prova.

Assim, caso haja empate entre os atletas em alguma altura, o vencedor será o que precisou de menos tentativas para obter o resultado. Apesar de ser uma forma de desempate mais rara, ele pode acontecer.

O Salto Com a Vara

Esse é o salto do atletismo em que se alcança a maior altura. Ele consiste em usar uma vara flexível e bem longa, para saltar na maior altura possível, para que possa passar por cima do sarrafo ou barra.

Esse tipo de competição já era conhecido na Grécia Antiga, pelos celtas e pelos cretenses. O primeiro campeão olímpico dessa modalidade foi William Hoyt, atleta norte-americano, no ano de 1986. Enquanto que a 1° campeã foi a atleta Stacy Dragila, que também era norte-americana.

Thiago Braz, brasileiro, é considerado como o atual campeão, e também recordista olímpico nessa modalidade de esporte, pois alcançou a altura de 6,03 m. Enquanto que os recordes mundiais vão para Armand Duplantis, que chegou a 6,18m, e à Yelena Isinbayeva, atleta russa, que alcançou 5,06m.

O saldo com vara pode ser disputado na pista coberta ou ao ar livre. Por isso, o registro dos recordes pode ser feito tanto em locais abertos quanto fechados.

As varas eram usadas como instrumentos bem práticos para ajuda na travessia de objetos naturais, os quais se tornavam obstáculos.

As Regras da Competição de Salto Com Varas

A medida da pista de corrida para essa competição deve ter, no mínimo, 45 m. No final da mesma, há um obstáculo, que consiste em uma barra na posição horizontal com um comprimento de 4,5 metros, com um peso máximo de 2,260 kg, que é sustentada por 2 traves laterais, que tanto a apoiam quanto elevam a uma certa altura.

Bem no final de pista, na frente do obstáculo e no nível do solo, há uma caixa de madeira ou de metal, que fica bem no centro, com um comprimento de 1 metro, e com uma largura de 60 cm, junto do obstáculo.

É exatamente nessa caixa que o atleta irá apoiar a sua vara, para conseguir o impulso de que necessita para dar o salto, e passar por cima do sarrafo.

Aplicam-se ao salto com vara as mesmas regras que são aplicadas no salto em altura. Ou seja, o atleta pode saltar 3 vezes, e pode até se recusar a pular uma certa altura, esperando por outra superior.

Salto Com Varas

Salto Com Varas

Se ele não conseguir saltar na altura determinada na marca, após 3 tentativas, ele é, então, eliminado. Se obtiveram a mesma altura no final, será feito o desempate pela quantidade de tentativas. Se o empate continuar, deverá ser analisada a quantidade de tentativas no decorrer de toda a disputa.

Persistindo o empate, a prova terá mais saltos até que se tenha um vencedor.

Treinamento Para Saltos

Para que um atleta possa ser considerado de alto nível, ele precisa, antes de mais nada, se dedicar muito ao treinamento. São, no mínimo, de 8 a 10 anos de muita disciplina e treino constante.

Afinal de contas, para ser um excelente atleta, de nível elevado, não basta que ele realize um bom salto. Ele deve também ser bem consistente. Por isso, a carreira do atleta deve ser, antes de mais nada, devidamente planejada.

Ela deve passar pelas seguintes fases de desenvolvimento:

1 – Fase de iniciação esportiva:

Esta fase se divide em duas etapas. Na primeira etapa, ela compreende crianças de 9 a 11 anos (fase púberes). E a segunda etapa vai de 12 a 13 anos (púberes). A duração total é de 5 anos.

O objetivo dessa fase de iniciação é desenvolver nas crianças o seguinte:

  • Experiências mais gerais dos movimentos;
  • Aquisição das técnicas básicas de várias disciplinas diferentes;
  • Multilateralidade;
  • Desenvolvimento de autoimagem;
  • Competições adaptadas,
  • Atividades lúdicas e jogos.

2 – Fase de especialização inicial

Essa fase vai de 14 a 15 anos, e tem de 3 a 4 anos de duração. Seus principais objetivos são:

  • Promover o desenvolvimento adequado perante a competição;
  • Refinamento de técnicas;
  • Garantir maior formalidade nas competições,
  • É o momento de optar por um tipo de prova.

3 – Especialização final

A fase 3 vai de 18 a 20 anos, e também tem entre 3 e 4 anos de duração. Ela permite que o atleta:

  • Tenha um bom domínio da técnica fina;
  • Frequência e maior intensidade maiores o treinos para as competições,
  • O atleta opta por uma especialidade.

4 – Fase de alto nível

A fase final, de alto nível, dura dos 21 aos 24 anos, e sua duração é indeterminada. O seu principal objetivo é:

  • Realizar o potencial coordenativo do atleta, psicológico e condicionante, o qual é expresso pela obtenção dos rendimentos de nível mais alto.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.