O Que se Coloca Dentro do Narguilé? Quais os Aromas Mais Comuns?

O narguilé nada mais é do que um dispositivo usado para fumar com a aparência de um vaso longo do qual se aspira fumaça de tabaco aromatizado que passa por um líquido. Contudo, esse item que tem se tornado moda entre os jovens pode também ser usado com maconha, haxixe e ópio.

Apesar de ter se tornado moda há alguns anos, o narguilé, teve sua origem a mais de 500 anos. O dispositivo é bastante usado na Índia, norte da África e sul da Ásia. Popular entre os árabes o aparelho chegou ao Ocidente pela televisão. Hoje em dia, o narguilé pode ser encontrado em todos os continentes. Continue lendo para saber um pouco mais sobre o narguilé.

Entendendo o Narguilé

O primeiro passo para entender um narguilé é saber de quais partes ele é feito e como é utilizado. O dispositivo mais comum é composto por vaso ou fornilho para a inserção do tabaco, o corpo, um vaso para adicionar água, um bocal e uma mangueira. Há furos no fundo do fornilho que possibilitam a passagem da fumaça no canal central do corpo que está submerso em água (também pode ser usado refrigerante ou álcool). O vaso deve ser preenchido até a metade de água.

Na parte de cima do vaso de água há uma mangueira com um bocal utilizada para inalar a fumaça. Em cima do fornilho é instalada uma pedra ou um briquete de carvão cheio de tabaco. Normalmente se usa uma folha de alumínio com furos para fazer a separação do tabaco. Com o fornilho carregado e o carvão aceso o fumante pode inalar a fumaça pela mangueira de forma que aspira o ar de dentro e no entorno do carvão.

Desse processo resulta um ar quente que possui produtos de combustão do carvão que passa pelo tabaco que então dá origem a fumaça principal. Essa fumaça passa pelo corpo do narguilé levando a borbulha da água do vaso que então é carregada através da mangueira chegando até o usuário do narguilé.

Mulher Fumando Narguilé

Mulher Fumando Narguilé

O Que se Coloca Dentro do Narguilé? Quais os Aromas Mais Comuns?

O fumo para narguilé é chamado de essência e sua composição consiste em tabaco, melaço (trata-se de um subproduto do açúcar), aromatizantes ou frutas. Há muitas possibilidades de aromas para narguilé sendo que os mais comuns são os de  frutas (como coco, maçã verde, pêssego entre outros), mel, flores, Coca-Cola, Red Bull, vinho entre outros. Existem essências não aromatizadas para narguilé, essas são menos populares.

A Água Deixa a Fumaça Mais Inofensiva?

Trata-se de uma crença muito antiga, mas que não possui nenhum fundamento científico. A passagem da fumaça por um líquido não ameniza os efeitos do tabaco no organismo.

A Popularização do Narguilé

Acredita-se que a popularização do narguilé se deva ao uso do tabaco aromatizado impulsionado por uma questão de aceitação social em especial pela cultura dos cafés e restaurantes. Além disso, devemos nos atentar para o fato de que não existem regulamentações específicas para o uso de narguilé.

Um fenômeno interessante de observar é que o número de fumantes caiu significativamente no mundo, contudo, o de usuários de narguilé cresceu exponencialmente. Para se ter uma ideia menos de 10% da população brasileira é fumante, porém, o hábito de fumar narguilé vem crescendo e estima-se que haja em torno de 300.000 adeptos em nosso país.

As Substâncias do Narguilé São Prejudiciais a Saúde?

O fumo do narguilé não é tão inofensivo quanto parece, já foram identificadas inúmeros carcinógenos e substâncias de caráter tóxico como hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), nitrosaminas específicas do tabaco, aldeídos voláteis, metais pesados como cromo, arsênico entre outros.

É importante mencionar que o carvão conta com níveis elevados de monóxido de carbono (CO) além de gerar o carcinógeno HAP2. Muitos produtos químicos do narguilé são classificados pela Agência Internacional para Pesquisa em Câncer como potencialmente carcinógenos para humanos.

Tempo de Uso do Narguilé

Já se discute a respeito dos grandes prejuízos que narguilés podem acarretar para a saúde. Um dos pontos mais preocupantes é o fato de que uma sessão dura em média uma hora e facilmente se prolonga por muitas horas. Mais do que isso é importante olhar para o número de tragadas que são dadas assim como o volume da tragada. A duração das tragadas e o intervalo entre as tragadas também é bastante preocupante.

Outro ponto relevante é o de que os narguilés não são padronizados embora haja muitos esforços nesse sentido. Também há muita variação na composição dos tabacos usados. Comparando com um cigarro que dura entre cinco e sete minutos com aproximadamente 50 ml de volume de tragadas a sessão de narguilé é mais agressiva para o organismo já que expõe o usuário a média de uma hora com até um litro.

Narguilé

Narguilé

Sendo assim uma sessão de narguilé pode ser o equivalente a 100 ou mais cigarros, óbvio que depende do tempo e da quantidade de reposição do tabaco assim como da quantidade de usuários que estão compartilhando o dispositivo.

E a Fumaça do Narguilé?

A fumaça do narguilé está sendo alvo de vários estudos e os relatórios a respeito do seu conteúdo tóxico são variados. Contudo, todos os estudos concordam que numa sessão típica de fumo com narguilé o usuário traga diversas substâncias tóxicas, o que equivale desde a menos de um cigarro até dezenas deles.

A exposição é mais concentrada e se prolonga por mais tempo aumentando os riscos para o organismo. Os estudiosos destacam que as quantidades de metais pesados, monóxido de carbono e substâncias de caráter cancerígeno são potencializadas. O uso de dispositivos que se intitulam como ecológicos não reduz os riscos para a saúde.

Quais os Prejuízos Para a Saúde Já Conhecidos?

Já se sabe que o narguilé possui efeitos prejudicais para o sistema respiratório assim como para o sistema cardiovascular, dentes e cavidade bucal. Usuários frequentes de narguilé em longo prazo apresentam mais tendência ao desenvolvimento de doença pulmonar e doenças periodônticas. Os usuários podem ser levados a síncope em decorrência da emissão de níveis elevados de CO. Há documentação científica a respeito de casos de envenenamento agudo por usuários de narguilé.

Hipertensão e batimentos cardíacos elevados estão entre os efeitos conhecidos da nicotina. Indivíduos que fazem uso constante de narguilé estão mais suscetíveis a doenças como câncer de pulmão, bucal, bexiga, gástrico e garganta. Outras doenças crônicas podem apresentar piora como bronquite e asma. Doenças alérgicas como a rinite são potencializadas. Há também risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Exposição Passiva ao Narguilé Existe?

Sim, inclusive em locais dedicados exclusivamente ao consumo de narguilé como as tabacarias é comum que haja concentrações mais elevadas de matéria particulada respirável em comparação com locais em que há consumo exclusivo de cigarros. As emissões de monóxido de carbono e substâncias nocivas é maior em locais em que o consumo do narguilé é permitido.

Narguilé Causa Dependência?

As evidências científicas apontam que o narguilé assim como o cigarro causa dependência química. Existe ainda a preocupação de que o narguilé funcione como uma ponte para que os jovens passem a fazer uso de cigarros.

Gostou de saber mais sobre o narguilé? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.