Qual Objetivo da Ginástica Rítmica? Pra Que Serve?

A Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica é uma das ramificações existentes da ginástica – que por si só é entendida como um conceito que reúne várias modalidades  de atividades que demandam força, coordenação motora e flexibilidade, sejam elas competitivas ou não – que conta com uma imensa gama de atividades a serem realizadas com o corpo e que podem até mesmo ser realizadas conjuntamente com atividades advindas da dança teatral e do balé e que devem ser realizados sempre de forma harmônica e ritmada com a música que é tocada (como o próprio nome diz) e de maneira coordenada com o manejo de utensílios clássicos dessa modalidade, que são o arco, a bola, a corda, a fita e as maças.

A ginástica rítmica no nível competitivo é realizada somente por mulheres, mas de modo geral ela ainda é praticada normalmente pelos homens, principalmente no Japão, onde a participação é mais intensa. Normalmente as atletas profissionais começam a praticar essa atividade aos seis anos de idade, pois a preparação até o nível profissional querer muito tempo e foco. Porém, não existe uma idade limite pra essa prática, nem mesmo em um cunho mais profissional, dependendo mais do esforço do atleta do que de qualquer outra coisa. Geralmente os eventos da ginástica olímpica acontecem em cima de um tablado apropriado, e o tempo de realização dos mesmos pode variar entre setenta e cinco e cento e cinquenta segundos, dependendo se as provas são individuais ou coletivas, respectivamente.

A ginástica rítmica preza pelo desenvolvimento de itens durante sua realização como a graça, a harmonia e a beleza nos movimentos que devem ser sempre bastante criativos, e que podem ser traduzidos em movimentos que contem com a combinação que já foi brevemente citada acima, entre o teatro, a música e até mesmo a técnica que nos movimentos existem. Porém, acima de tudo, é necessário proporcionar uma certa satisfação estética às pessoas que assistem a apresentação.

Essa ginástica conta com essas características que exaltam a musicalidade e a dança desde a sua criação, que foi idealizada e estudada pelo filósofo Rousseau, mas ainda assim ela teve suas modalidades modificadas e aprimoradas com o passar do tempo, até se transformar a algo mais próximo do que conhecemos nos dias de hoje, chegando inclusive até a antiga União Soviética, que desenvolveu essa atividade como uma real prática desportiva, e passando futuramente até a Alemanha, que foi o local que instituiu a utilização dos objetos que são usados até os dias de hoje.

Os princípios que são mantidos e exigidos na ginástica, envolvem a leveza, a beleza, a graça e é claro, as técnicas precisas dos movimentos, que dessa forma conseguem unir um conjunto de entrosamento e harmonia, juntamente com a música, expressando tudo isso através do corpo e sendo contextualizado pelos sentimentos liberados pelo mesmo.

Objetivos E Utilidades Da Ginástica Rítmica

De maneira física, o objetivo dessa atividade é fazer com que o corpo do atleta se desenvolva da melhor e mais plena forma possível, ou seja, em sua totalidade. É inclusive por meio de todo esses movimentos – que são constantemente aperfeiçoados – que toda a capacidade do atleta é observada e julgada, seja em aspectos realmente físicos, ou ainda expressivos e artísticos. Devido a toda essa união de características, a ginástica artística é chamada ainda de “desporto arte”.

Além de apresentar esses objetivos, a ginástica rítmica conta ainda com inúmeros benefícios para quem a pratica, tanto para o corpo do atleta, quando para a mente e o emocional, principalmente em pessoas que realizam esse tipo de atividade desde cedo, já que dessa forma, as potencialidades podem ser ainda mais aproveitadas, refletindo em ótimos pontos até a vida adulta desse praticante. Assim sendo, um dos principais benefícios que são vistos entre as crianças que praticam esse esporte desde cerdo é o fato de que na primeira infância – entre os quatro e os seis anos de idade – a criança já possui a capacidade de entender os movimentos que estão sendo realizados, e com isso, consegue também, ainda que inconscientemente, aprimorar sua coordenação motora e também o seu raciocínio lógico.

Ainda falando a respeito de coordenação motora, essa é uma qualidade que não é desenvolvida somente na infância, mas também entre os atletas de todas as idades, já que em qualquer fase da vida a ginástica rítmica contribui para a melhoria de fatores como o controle do corpo e do equilíbrio, já que essas são duas características fundamentais para pessoas que se dão bem no esporte. Ou seja, essas características são muito trabalhadas nos treinos e nas atividades de modo geral. Além disso, conforme vão sendo trabalhados todos os movimentos corporais durante esses momentos, a prática faz com que o corpo consiga se adequar mais facilmente ao que for proposto, seja ao ritmo ou a velocidade, e consequentemente melhora a consciência corporal como um todo.

Outros fatores que a ginástica rítmica contribui imensamente é no fortalecimento dos músculos e no relaxamento do corpo como um todo, já que essa é uma atividade que demanda bastante esforço dos músculos, pois eles são trabalhados muito bem, sempre visando o aumento da resistência e da força corporal, e por isso, ao longo dos treinos e das competições esse fortalecimento vai surgindo. Já a respeito do relaxamento, muitos atletas conseguem trabalhar de uma maneira mais intensa esse aspecto, juntamente com sua concentração ao realizar esse esporte, e por isso esse é um dos benefícios que ele acarreta.

Além de tudo isso que foi apresentado, a ginástica rítmica consegue ainda trabalhar na melhoria da confiança de quem a pratica – independentemente da idade do atleta – já que esse é um esporte onde é preciso realizar movimentos muito precisos e que são aprimorados conforme os treinos são realizados. Isso tudo faz com que o atleta se torne mais perseverante e consequentemente tenha sua confiança e sua autoestima melhorada, já que passa a acreditar mais firmemente em seu potencial. Outros fatores que são extremamente trabalhados na realização desse esporte são a flexibilidade, o ritmo, a diminuição da hiperatividade, a agilidade e até mesmo a melhoria do sistema respiratório e cardiovascular, ou seja, imensos benefícios.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.