Qual o Significado dos Símbolos da Páscoa

 Páscoa, o Feriado Mais Importante do Cristianismo

A religião mais praticada em todo o mundo, é a religião católica. Essa religião é derivada de uma doutrina denominada cristianismo, nascida a partir de um dos maiores símbolos de santidade e idoneidade que passou pela Terra, Jesus Cristo. Para seguir os ensinamentos e dogmas dessa religião, os fiéis basicamente se orientam pelo livro denominado Bíblia Sagrada (Holy Bible). Esse livro é dividido em Antigo Testamento e Novo Testamento. Um foi feito antes do nascimento de Jesus (25 de dezembro), e o outro após o nascimento de Jesus, respectivamente. Todo a marcação de datas da história moderna, são realizadas através deste marco, dividindo os acontecimentos por antes de Cristo (A.C)  e depois de Cristo (D.C).

A Bíblia conta que aos 33 anos de idade, Jesus foi denunciado e traído por um de seus apóstolos, sendo levado até a cruz e morto crucificado. O fato sagrado se deu, quando três dias depois, o corpo de Jesus desapareceu de sua tumba, e ressuscitou em espírito. Essa é a maior lição deixada por Jesus aos seres humanos, provando que todo sacrifício direcionado por Deus, é recompensado no final. A prova de que devemos confiar cegamente nos propósitos de nosso Pai.

Em todos os países do mundo, que tenham boa porcentagem de cristãos entre sua população, a Páscoa é tida como feriado nacional. Os países param, as igrejas se tornam o destino obrigatório do dia, e as pessoas (principalmente as crianças), ganham chocolates em meio a coelhos, conhecidos como coelhos da Páscoa. Outra mudança que se faz, é que na sexta feira antecedente à Pascoa, as pessoas se retiram em suas casas, os países também decretam feriado nacional, e além disso evitam comer carne. Nesse dia a maioria das pessoas, comem peixes.

Em meio há tantos simbolismos, se faz presente as seguintes perguntas: Por que existe o coelho da Páscoa? Por que o chocolate se torna algo tão presente? Porque a cruz na semana santa se torna tão presente? Todos esses símbolos e alguns outros, tem explicação para sua existência, e se tratam de significados históricos, que se perpetuaram por países, continentes e anos.

  • Símbolos da Páscoa

    Símbolos da Páscoa

    Símbolos da Páscoa

Como dissemos no tópico anterior, além do significado próprio da data, a Páscoa trás consigo uma série de simbolismos que se tornaram tão associados a Páscoa, que parecem estar diretamente associados à ressurreição de Cristo. Porém se pararmos para pensar, símbolos como o chocolates, em nada se associam a data. Para isso detalhamos abaixo, todos os significados desses símbolos no contexto da Páscoa.

  • Coelho da Páscoa

O coelho da Páscoa, é caracterizado como sendo um simpático animal, com seu bigode bastantes alongado, distribuindo ovos de chocolate para as crianças, perpetuando toda a fraternidade e solidariedade que a data trás consigo. Em suma, o coelho da Páscoa tem origem, de rituais germânicos. A lenda nasceu durante a idade média, e o coelho foi escolhido por ser um animal, que tem muita fertilidade e perpetua bastante sua espécie.

Com um olhar um pouco mais aprofundado, o coelho é tido como símbolo de fertilidade e prosperidade muito antes da idade média. Os egípcios usavam os coelhos em ritos, com o intuito de trazer fertilidade. Na origem “moderna”, tudo nasceu com a deusa chamada Osara, e os ritos que os crentes em Osara faziam para invoca-la. Os coelhos eram usados pelos germânicos nesses ritos, quando terminava o inverno e se iniciava a primavera. Período que entre os coelhos, costuma haver a saída dos coelhos de suas tocas, para se encontrarem e se reproduzirem.

Coelho da Páscoa

Coelho da Páscoa

Junto às exibições de coelhos e a criação de aglomerados entre eles, os povos germânicos recolhiam ovos grandes de algumas aves, os pintavam e os distribuíam para as crianças. Daí nasceu a prática de esconder ovos, e fazer que em tom de brincadeira, as crianças saíssem a procura deles em meio ao cenário do rito. Essa prática de caça aos ovos, levou o nome de Ostereistedt, e assim uma cidade alemã levou esse nome consigo, sendo que essa cidade existe até hoje.

Com o significado da prosperidade que a Páscoa trás, a brincadeira do Ostereistedt passou a ser associada à data. Com as viagens dos povos germânicos pelo mundo, logo essa cultura se alastrou, e passou a ser praticada em quase todos os lugares do mundo. A lenda contada às crianças diz que os coelhos saem (assim como os Papais Noéis), no período da Páscoa, levando ovos coloridos para as crianças. Existem registros históricos escritos, que dizem que essa lenda é passada de geração em geração desde o ano de 1978.

  • O Símbolo do Chocolate

    Símbolo do Chocolate

    Símbolo do Chocolate

O simbolismo dos coelhos da Páscoa foi explicado no tópico anterior. É necessário compreende-lo uma vez que está diretamente direcionado aos ovos de chocolate. Uma vez que os coelhos passaram a entregar ovos coloridos para as crianças, vem a pergunta: porque esses ovos passaram a ser feitos de chocolate? Pois bem, os ovos de chocolate, passaram a existir uma vez que as crianças se divertiam em receber os ovos, mas não podiam comer os mesmos.

Com o tempo, a lenda que corria pela Europa passou a ser incrementada de forma bem mais deliciosa. Os franceses passaram a esvaziar os ovos, retirando seu recheio, e colocando chocolate dentro, tornada a caça aos ovos, algo muito mais atrativo e gostoso para as crianças. Á medida que a tecnologia passou a se tornar mais moderna, os ovos passaram a se constituir inteiramente de chocolates, sendo embalados com belas embalagens de plástico, que tornam os deliciosos ovos, ainda mais atrativos aos olhos humanos.

Hoje em dia, a Páscoa trás consigo muito mais que o significado espiritual. A economia se aquece muito nessa época, sendo que ovos, barras e caixas de chocolates, passam a ser comercializados infinitamente acima do normal. Inclusive existem hoje, muitos ovos artesanais, fazendo com que pessoas físicas, também consigam criar e vender deliciosos ovos de chocolate. Com uma rápida procura é possível encontrar os famosos ovos de colher, com deliciosos recheios dos mais diferentes tipos.

  • Cordeiro

    Cordeiro

    Cordeiro

Outro símbolo muito citado e caraterizado durante a Páscoa são os cordeiros. Talvez seja o símbolo mais antigo da Páscoa e está associado diretamente ao Antigo Testamento. No Antigo Testamento, Deus teria feito uma aliança espiritual com o povo judeu, simbolizado por um cordeiro. Deus teria cedido um cordeiro, de forma que fosse sacrificado para que os judeus se alimentassem.

A associação do cordeiro com a Páscoa, é que esse acordo do qual o cordeiro fez parte, teria sido realizado para retirar todos os pecados do mundo. No Novo Testamento, Jesus Cristo vem como um cordeiro, afim de retiram todos os pecados do mundo. Tal qual o cordeiro, Deus também foi sacrificado, para que todos os pecados do mundo fossem absolvidos perante Deus e o universo.

  • Girassol

    Girassol

    Girassol

O girassol é uma flor, que também é tida como um símbolo Pascoal. Assim como Jesus (que buscando a luz, se sacrificou e ressuscitou), o girassol também busca diariamente a luz. O girassol tem sua angulação frontal, guiada pelo movimento do sol através do eixo do planeta Terra. O girassol é tido como símbolo da procura do caminho da verdade, da vida e do pão da alegria descido do céu ( Vós sois o caminho).

  • Círio Pascoal

    Círio Pascal

    Círio Pascal

Outro símbolo da Páscoa é o Círio Pascoal. Este simboliza através de uma bela vela ascendida durante o sábado antecedente à Pascoa ( sábado de aleluia), a mensagem de que “Cristo é a luz dos povos”. Essa vela lembra que o que Jesus fez em prol da humanidade, deveria ser observado como exemplo a todos os povos, para que o verdadeiro significado de toda nossa trajetória na Terra fizesse mais sentido.

A trajetória física de Jesus no mundo, também inspirou outro símbolos como: pão e vinho, sino, Quaresma, a Columba Pascoal, e os óleos santos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.