Quais São as Ginásticas Não Competitivas?

A palavra ginástica refere-se a uma prática esportiva dividida em duas categorias: competitivas e não competitivas. No primeiro grupo estão as atividades que fazem parte do quadro de competições como as Olímpiadas. Os competidores precisam demonstrar força, agilidade e elasticidade por meio de movimentos complexos que exercitam o corpo e a mente.

Por sua vez as ginasticas não competitivas objetivam ter mais saúde, melhorar o condicionamento físico e deixar o corpo mais bonito. Não há um objetivo competitivo, apenas de melhoria de condições prévias do corpo ou apenas de relaxamento e bem-estar. Continue lendo para conhecer mais sobre as categorias não competitivas e como se diferenciam das competitivas.

Quais São os Tipos de Ginásticas Que Existem?

Basicamente a categorização de ginásticas competitivas e não competitivas é feita observando se a modalidade em questão faz ou não parte de competições como as Olímpiadas. São categorias de ginásticas não competitivas a ginástica laboral, hidroginástica, contorcionismo, cerebral e ginástica localizada.

Conhecendo as Ginásticas Não Competitivas

Confira a seguir mais detalhes sobre as ginásticas não competitivas, as diferentes modalidades. Quem sabe você se interessa em praticar algumas delas.

Ginástica Laboral

Essa categoria de ginástica não competitiva consiste na elaboração de uma série de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho cujo foco é evitar que os funcionários se lesionem devido a esforço repetitivo e desenvolvam doenças ocupacionais.

A base da ginástica laboral é a realização de alongamento de várias partes do corpo como membros superiores, tronco, cabeça e membros inferiores. A série de exercícios é pensada para atender a demanda específica de trabalhadores que atuam em diferentes funções. Trata-se de uma modalidade de ginástica de baixa intensidade e realizada num espaço curto de tempo. O objetivo é preparar o funcionário para o que o espera no dia a dia de trabalho sem sobrecarrega-lo.

Tipos de Ginástica Laboral

Há quatro tipos de ginástica laboral, a seguir vamos detalhar um pouco melhor cada uma delas.

– Ginástica Laboral Preparatória

Um tipo de ginástica voltada para ativar o organismo preparando-o para a realização de um trabalho físico específico. Essa ginástica também corrobora para a melhora do nível de disposição e concentração deixando o corpo aquecido para as atividades subsequentes.

– Ginástica Laboral Compensatória

Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

Essa ginástica é realizada num período entre 5 e 10 minutos no período da jornada de trabalho e objetiva compensar as tensões musculares decorrentes do uso desregulado das estruturas musculo-ligamentares.

– Ginástica Laboral de Relaxamento

Trata-se de uma série de exercícios realizada no fim da jornada de trabalho, num período entre 10 ou 12 minutos, com o objetivo de diminuir o estresse, aliviar as tensões e diminuir potenciais problemas entre os colegas de trabalho. Um dos impactos que essa ginástica laboral oferece é a melhoria da função social.

– Ginástica Laboral Corretiva

Ginástica laboral que visa fortalecer músculos enfraquecidos e alongar os músculos que foram encurtados. Modalidade usada para o tratamento de pessoas portadoras de deficiência morfológica e não patológica. Geralmente é realizada com um grupo menor de pessoas.

Hidroginástica

Exercício aeróbico realizado dentro de piscinas objetiva melhorar a resistência cardiorrespiratória, capacidade aeróbica, força muscular, flexibilidade bem como proporcionar gasto calórico de 260 a 400 kcal por hora de atividade. Um tipo de ginástica indicado para quem precisa de menor impacto em suas articulações e realizar movimentos que exijam menor esforço.

Pode ser realizada simplesmente como uma atividade anaeróbica ou também como medida profilática para aqueles que precisam tratar questões de saúde específica. Isso quer dizer que a hidroginástica pode ser uma recomendação médica. Existem alumas variações de hidroginástica com diferentes intensidades e ritmos, inclusive algumas adaptações de outras atividades para as pernas como o spinning-hidrobike e jump-hidrosjump.

Contorcionismo

O contorcionismo é uma atividade típica do circo, esse é um dos números mais populares nesse tipo de espetáculo desde os tempos antigos. A difusão da internet permitiu que indivíduos não iniciados nesse tipo de atividade passassem a compreender as bases do contorcionismo tornando-se praticantes amadores. Um tipo de ginastica que corrobora para a potencialização da flexibilidade.

O foco dessa ginástica que é também uma arte circense consiste em apresentar essa capacidade do corpo humano de se contorcer. Homens e mulheres atuam como contorcionistas. É importante destacar que contorcionistas geralmente são pessoas que nasceram com uma flexibilidade fora do comum. Aqueles que descobrem a existência de tal flexibilidade incomum antes dos sete anos de idade costumam ter um futuro bem interessante nessa área. Com mais de treze anos de idade o indivíduo pode ter dificuldade para desenvolver sua flexão total nas articulações.

Contorcionismo

Contorcionismo

Ginástica Cerebral

Modalidade de ginástica que foi criada em decorrência da necessidade de que o cérebro seja mantido ativo por meio de exercícios. As sinapses cerebrais precisam permanecer desimpedidas e prontas para serem usadas. A prática constante de atividades que exercitem o cérebro permite que informações arquivadas sejam facilmente resgatadas quando se mostrar necessário.

A ginástica cerebral é realizada por meio de exercícios e movimentos previamente coordenados pelo corpo. Quando bem executada essa ginástica estimula partes específicas do cérebro que podem ser pouco usadas ou estar descontadas do conjunto completo. Durante essa prática hemisférios do cérebro são trabalhados simultaneamente e de forma integral.

A ginástica cerebral nasceu nos anos 1970 na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Possui princípios filosóficos e técnicos em comum com a acupuntura, tai chi chuan e yoga. A partir dessa prática é possível aproveitar o máximo potencial do cérebro.

Ginástica Localizada

A ginástica localizada é uma metodologia que visa aprimorar o condicionamento físico para o desenvolvimento de maior resistência numa área localizada de um músculo ou de um grupo de músculos. O praticante dessa ginástica pode ter como objetivo o fortalecimento do músculo em questão ou da sua tonificação através de hipertrofia. O corpo pode ficar mais firme (hipertonia) e com maior resistência a fadiga.

Logo o objetivo dessa ginástica é aumentar a resistência dos músculos oferecendo base para outras atividades físicas como musculação e exercícios aeróbicos de maneira geral. Proporciona um pequeno ganho de massa muscular não sendo reconhecida como um método para essa finalidade. A musculação, por exemplo, é uma atividade de ganho de massa muscular por forçar os músculos de maneira localizada.

A ginástica localizada se caracteriza por séries de exercícios que podem ser feitos individual ou coletivamente. Pode ter como finalidade o fortalecimento do corpo, reabilitação ou simplesmente uma atividade de lazer.

Gostou de conhecer mais sobre as ginásticas não competitivas? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.