Por Que a Páscoa Era Comemorada Antes da Vinda de Jesus?

Você sabia que muito antes de existir a páscoa como conhecemos hoje, ela já era comemorada? Antes mesmo da páscoa cristã, em que comemoramos a ressurreição de Jesus Cristo.

Hoje, trouxemos um pouco da história por detrás de todo esse simbolismo religioso. Afinal, a páscoa é muito mais do que apenas coelhos e ovos de chocolate, ela traz consigo muito simbolismo em todas as suas vertentes.

A páscoa é tida como uma das comemorações mais tradicionais dos calendários cristãos. E as suas origens estão baseadas tanto em tradições judaicas, como em outros elementos que foram sendo introduzidos pelo cristianismo.

O Simbolismo da Páscoa Antes da Vinda de Jesus Cristo

A páscoa já era comemorada antes da vinda de Jesus. Os antigos povos faziam festas e trocavam ovos de galinha, até mesmo antes de os judeus também existirem.

A entrada da primavera, ou também chamada festa da lua, era comemorada em alguns rituais que têm muito em comum com a nossa páscoa atual.

Essa festa era realizada na primeira lua cheia que se seguia ao equinócio do dia 21. Mas a páscoa tomou força quando os judeus começaram a comemorar o chamado “pessach”. Em seguida, houve a intervenção dos cristãos.

E foi concebida através de rituais de primavera juntamente com agricultores e pastores hebreus, que ofereciam seus pães e animais para sacrifício

No século 12, os anos se iniciavam com o equinócio de primavera, que era relacionado à lua, considerada uma divindade da época no oriente médio. Os hebreus comemoravam nesse dia, e faziam os seus rituais de contemplação da lua.

 Simbolismo da Páscoa Antes da Vinda de Jesus Cristo

Simbolismo da Páscoa Antes da Vinda de Jesus Cristo

As comemorações consistiam em uma festa de campo, sendo a lua a personagem principal, e também a reguladora da natureza, da procriação tanto humana e quanto animal. Além de carregar o simbolismo da renovação da vida. Assim, haviam alguns rituais presentes nessas comemorações.

Depois de alguns séculos, após os cristãos também passarem a comemorar a páscoa, há ainda um significado intacto por trás de qualquer história contada. Sendo assim, o que permaneceu desde o ínício foi o simbolismo de renovação da vida.

Mas, apesar de a festa cristã ter origem na festa judaica, os significados são diferentes. Para o judaísmo, o pessach representa a libertação do povo no Egito. Já no cristianismo, o significado da Páscoa é baseado na morte e ressurreição de Cristo. No entanto, em ambos as situações, a data traz ainda assim o significado de libertação do povo.

Ostara – Deusa da Primavera e a Páscoa

Deusa da Primavera e a Páscoa

Deusa da Primavera e a Páscoa

Para conseguirmos entender melhor o significado da páscoa como conhecemos hoje, precisamos fazer uma viagem de volta à idade média, onde os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostara.

Ostara é a Deusa da Primavera. A sua imagem é representada por uma mulher que segura um ovo em suas mãos enquanto observa um coelho. O coelho é o símbolo da fertilidade. Os ovos e a deusa simbolizam uma nova vida.

Os povos antigos e pagãos comemoravam a chegada da primavera justamente decorando ovos. Esse costume surgiu na Inglaterra no século X, onde estava, durante o reinado de Eduardo I. Ele tinha o habito de banhar ovos em ouro, e os oferecer aos seus aliados e amigos.

Como Surgiram os Ovos e os Cordeiros nas Comemorações

Já que se tratava de uma festa de agricultores, pastores e pessoas do campo, os cordeiros eram oferecidos em sacrifício à lua, para agradecer as bênçãos recebidas e pedir mais prosperidade. Os ovos simbolizavam a renovação da vida.

O ovo contém o fruto da vida, representando o nascimento e a renovação. Por isso, serve como um símbolo da vida. Muitos povos antigos acreditavam ainda que o mundo havia nascido de um ovo, que surgiu após um período de caos. Além disso, cada povo possui uma crença sobre o ovo. Confira abaixo:

  • Celtas

Para os Celtas, esse ovo cósmico é um ovo de serpente, que contém a representação do universo da seguinte forma: a clara representa a atmosfera, a gema representa o globo e a casca é equivalente aos astros.

  • Cristãos

Para os cristãos, o ovo funciona como uma representação periódica da natureza. Até hoje ainda existem alguns países onde se acredita que, comer ovos ao domingo de páscoa, traz sorte e saúde durante o restante do ano.

  • Índia

Já na Índia, acredita-se ser uma que gansa chocou esses ovos cósmicos, dando origem ao céu e à terra. Sendo que a terra é a parte mais densa, representada pela gema, enquanto que a parte mais leve do ovo, no caso a clara, representa o céu.

  • China

Na china tem também o mesmo mito sobre ovo cósmico, acredita-se que antes do mundo surgir como conhecemos e quando tudo era só caos, um ovo se abriu dando origem a terra e ao céu.

A Páscoa nos Dias de Hoje

A bíblia diz que Jesus morreu justamente por causa da festa da páscoa, celebrada pelos hebreus. Lucas, Matheus e Marcos oferecem a última ceia similar a uma ceia da páscoa.

Então, mesmo nos evangelhos, os símbolos da páscoa são utilizados com a finalidade de falar a respeito de Jesus como sendo o cordeiro que deu sua própria vida por nós, nos libertando. Assim, ao ressuscitar, Ele nos dá a oportunidade de uma nova vida.

Não há uma data precisa sobre o início da comemoração da páscoa pelos cristãos, mas há documentos em que mostram a data como um símbolo da ressurreição, através de festa, desde o primeiro século. Nessa festa, aconteciam também o batismo de novos cristãos introduzidos na igreja.

Antigamente, quando os ovos eram dados como forma de presente e gratificações, eles eram decorados. Então, não serviam para o consumo. A inclusão do chocolate nessa data foi a partir do século 18, com a chegada do chocolate na França.

Na ocasião, os confeiteiros do local resolveram testar as possibilidades com esse novo ingrediente. Ele deu certo, que se tornou um verdadeiro sucesso, já que, além de presentear e carregar todo o simbolismo por trás da comemoração, os ovos também serviam para serem comidos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.