Qual o Medicamento Mais Eficaz Para Parar de Fumar

Os Malefícios Do Cigarro

Como a maioria das pessoas já possuem conhecimento, o cigarro nada mais é do que um artigo que conta com um formato cilíndrico e que se constitui de um papel apropriado enrolado de forma a abrigar folhas finas de tabaco, possibilitando assim que as pessoas o fumem. Para que as pessoas possam consumi-lo é necessário colocar fogo em uma de suas pontas, e assim, depois de aceso passa a acontecer uma combustão lenta do mesmo, fazendo com que a fumaça exalada possa ser inalada pelo fumante.

Na maior parte dos cigarros comercializados nos dias de hoje, é possível observar a presença de um filtro, que como o próprio nome já diz, tem a função de realizar a retenção de alguns aditivos e de impurezas do cigarro. Porém, isso não é muito relevante quando se diz respeito aos malefícios que ele causa, já que por mais que aconteça essa retenção, outras várias substâncias adentram o corpo livremente, e que são tão prejudiciais quanto.

Dessas substâncias que foram citadas acima, a principal e presente em quantidade mais significativa no cigarro é a nicotina, que nada mais é do que uma substância química do formato psicoativo, que é aquele elemento que atua em regiões do sistema nervoso central, modificando-o temporariamente, o que influencia de forma direta em certas funções corporais, como é o caso da percepção, do comportamento e da consciência. E são exatamente essas características que tornam o cigarro um artigo tão viciante como ele é.

Malefícios Do Cigarro

Malefícios Do Cigarro

As finalidades da criação do cigarro não eram essas que conhecemos hoje e nem eram vendidas em maços com tantas unidades como conhecemos hoje, mas sim, sua criação foi feita única e exclusivamente com finalidades terapêuticas, onde na verdade se inalava o rapé, que é a forma de pó fino do tabaco. Porém, a partir dessa época, o consumo de cigarro passou a tomar outros rumos, sendo utilizado mais como uma forma de obtenção de prazer e de relaxamento, indo até para uma vertente de forma de afirmação social e de sensualidade, que é mais ou menos a forma com a qual ele é visto até os dias de hoje.

Os malefícios do cigarro são de conhecimento de grande parte das pessoas, e mais do que isso, também se sabe que eles não afetam somente o fumante, mas também todas as pessoas que estão a sua voltam e que ficam em contato direto com o cigarro, além de ser prejudicial a sociedade como um todo.

Porém, sempre é importante deixar claro e reafirmar os males que o consumo desse item pode trazer, como é o caso, por exemplo, da diminuição da expectativa de vida entre os fumantes, já que, segundo estatísticas, essas pessoas vivem cerca de quatorze anos menos do que as que não fumam. Ainda falando a respeito desse tipo de estatística, também existem dados que apontam que cerca de metade dos fumantes morrem por complicações de doenças que são diretamente ligadas ao fumo e ao consumo do tabaco.

O fumo que se encontra no meio dos cigarros nada mais é do que um aerossol, ou seja, uma união de partículas – tanto líquidas quanto solidas – que são extremamente finas dentro de um gás. Essas partículas correspondem a mais de quatro mil componentes químicos distintos, sendo que as principais são: a nicotina (que já foi apresentada acima e o monóxido de carbono e a acroleína. Porém, dessas quatro mil substâncias existentes, cerca de cinquenta são cancerígenas, o que mostra ainda mais como o cigarro é um item perigoso e justifica as imensas complicações que ele acarreta.

Tendo em mente todos esses inúmeros malefícios e prejuízos que o cigarro oferece, tanto para a saúde dos fumantes, quanto para as pessoas que estão ao redor, cada vez mais as campanhas e os tratamentos para pessoas que desejam parar de fumar estão sendo difundidos, além de medidas mais extremas, como a criação de leis que proíbem o consumo de cigarro em determinados locais e também que proíbem a divulgação e a propaganda de cigarros na mídia aberta.

O que pode não ser do conhecimento de muitas pessoas, é que o Sistema Único de Saúde oferece tratamento para as pessoas que desejam parar de fumar, e essa é uma informação extremamente importante, já que com um tratamento gratuito faz com que isso se torne muito mais acessível para todas as pessoas, inclusive aquelas que tem menores condições financeiras, o que é muito positivo.

Parar de Fumar com o Auxílio do Sistema Único de Saúde

A maioria das pessoas que fumam acabam ficando viciados ou dependentes da nicotina que é uma das principais substancias do cigarro e que é bastante tóxica e responsável por desencadear várias doenças, como doenças cardiorrespiratórias e cânceres.

Por todos esses prejuízos, o Brasil se viu com a necessidade de desenvolver tratamentos para esse tipo de vício, e mais do que isso, um tratamento que fosse gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Todo o tratamento que esse sistema oferece envolve vários meios e métodos, indo desde um aconselhamento e um acompanhamento psicológico, passando pela terapia em grupo, possíveis reposições de nicotina, até a utilização de medicamentos que auxiliem nesse processo, sendo que são esses o foco do artigo de hoje.

As principais alternativas de ajuda que são oferecidas nesse processo de tratamento são o incentivo do consumo de pastilhas, gomas de mascar, reposição de nicotina (geralmente por meio de adesivos corporais), entre outros itens, sendo que os medicamentos são utilizados somente em casos mais severos e quando o paciente realmente necessita, já que eles devem ser utilizados com estrito acompanhamento médico, mas que na maior parte das vezes eles são casos de extremo sucesso. Vale ressaltar que tudo isso não irá funcionar caso o paciente não tenha real interesse em parar de fumar ou força de vontade de seguir essa batalha.

Dicas Para Parar de Fumar

Dicas Para Parar de Fumar

Melhores Medicamentos Para Quem Deseja Parar De Fumar

Como já foi apresentado acima, mas é sempre importante ressaltar, os remédios para parar de fumar devem ser necessariamente prescritos por um médico, para que ele possa acompanhar de perto a evolução e corrigir possíveis efeitos colaterais ou coisas do tipo. É por causa também dos efeitos colaterais que esses remédios são indicados somente em últimos casos, ou seja, quando realmente as outras alternativas não funcionam. Essas abordagens podem contar tanto com itens que já foram apresentados anteriormente, quanto com métodos naturais que podem auxiliar bastante também.

Existem vários remédios utilizados com a finalidade de se parar de fumar, onde alguns são suficientes para serem utilizados sozinhos, e outros precisam ser administrados junto com outros artifícios, como a reposição da nicotina por exemplo. Na maior parte das vezes esses remédios precisam ter o uso iniciado algumas semanas antes de a pessoa interromper totalmente o seu uso de cigarro, já que isso faz com que sejam evitadas possíveis crises de abstinência e coisas do tipo, que são os fatores que mais podem gerar o fracasso do tratamento.

Como foi apresentado, algumas pessoas acabam precisando unir o tratamento com medicamentos para quem parar de fumar com a terapia de reposição de nicotina, e as pessoas que mais apresentam essa necessidade são as que apresentam sinais como: pessoas que fumam mais de um maço de cigarro por dia, pessoas que acordam e fumam logo em seguida (não esperando nem cinco minutos), pessoas que acordam durante a noite para fumar ou que fuma mesmo estando doente, ou ainda pessoas que fumam para aliviar sintomas psicológicos, como o estresse e a ansiedade.

Já falando especificamente sobre os remédios que são utilizados nessas situações, existem dois principais princípios, que são os medicamentos à base de nicotina e os medicamentos sem nicotina. Abaixo será falado um pouco sobre cada um desses tipos, mas de maneira geral, é fundamental que sempre se converse com um médico, para que ele oriente qual dessas é a melhor abordagem. Mas de maneira geral, pessoas que desejam parar de fumar aos poucos, os medicamentos sem nicotina podem ser uma opção melhor. Já as pessoas que querem parar de fumar de uma vez, os remédios a base de nicotina podem ser mais eficientes.

– Medicamentos Para Parar De Fumar a Base De Nicotina

Entre esses produtos e medicamentos que são a base de nicotina e que são indicados para quem deseja parar de fumar, os mais indicados são os chamados remédios de substituição de nicotina, como é o caso das pastilhas, sprays, gomas de mascar, adesivo ou inalador de nicotina, no qual o nome comercial pode ser Niquitin ou Nicorette. Esses produtos possibilitam com que sintomas ruins da crise de abstinência e de privação – como irritabilidade, ansiedade, urgência para fumar, dores de cabeça, aumento de apetite entre outros – sejam controlados, já que o corpo se sente um pouco normalizado, já que a substância ainda está presente.

O tratamento com a utilização desse tipo de produto ou medicamento possui a duração de dois a três meses e em hipótese alguma pode ser administrado juntamente com o uso do cigarro, já que isso pode gerar efeitos adversos e extremamente perigosos.

Mulher Quebrando um Cigarro

Mulher Quebrando um Cigarro

O uso das gomas de mascar e das pastilhas de nicotina funcionam de maneira bastante semelhantes, onde elas devem ser ingeridas de forma lenta e em uma quantidade entre oito a doze por dia – isso para quem fumava cerca de vinte cigarros por dia – elas contam com uma certa quantidade de nicotina em seu interior, onde apenas uma parte é absorvida pelo organismo. Os principais efeitos colaterais desses dois produtos são: Lesões na gengiva, sabor ruim na boca, dores na mandíbula e no estômago, inflamações na garganta e / ou na boca, dores de cabeça, enjoos, insônia, entre outros.

Já o adesivo de nicotina faz a difusão da substância para o organismo através da pele, onde as dosagens são variadas. Esse adesivo deve ser aplicado em alguma parte do corpo onde a pele esteja limpa, seca e sem a presença de pelos, e o tempo de permanência é de dezesseis a vinte e quatro horas, dependendo sempre das indicações do médico e do fabricante do produto. As reações colaterais dessa utilização são basicamente enjoos e vômitos, diarreia, vermelhidão no corpo e insônia.

O spray de nicotina é basicamente uma solução da substancia diluída e que deve ser borrifada no nariz de dez a vinte vezes por dia, mas é importante ressaltar que a aplicação deve ser reduzida com o passar do tempo. Os efeitos colaterais mais presentes são a tosse, a secreção nasal e a irritação no sistema respiratório.

– Medicamentos Para Parar De Fumar Sem Nicotina

Os principais medicamentos que não são a base de nicotina e que são utilizados para pessoas que desejam parar de fumar são a brupropiona, a vareniclina e a Nortriptilina e suas principais características serão mostradas agora.

No caso da Brupropiona – onde os nomes comerciais também podem ser Welllbutrin, Aplenzin ou Zyban – esse é um medicamento com finalidades antidepressivas, em que a liberação do princípio ativo acontece de forma prolongada, e assim, os sintomas de abstinência são reduzidos, evitando assim maiores dificuldades para quem está parando de fumar. O tratamento com esse remédio pode durar de dois a seis meses, e é interessante que sua utilização comece antes da pessoa parar de fumar e termina somente algumas semanas depois, para que exista uma espécie de margem de segurança.

Medicamentos Para Parar De Fumar Sem Nicotina

Medicamentos Para Parar De Fumar Sem Nicotina

Já com a Vareniclina – de nome comercial Chantix – o tratamento acontece de maneira que o remédio atue nos receptores da substância nicotina no organismo, fazendo com que o prazer de fumar seja reduzido e que os sintomas de abstinência também diminuam, sendo um combo muito interessante. Assim como o remédio anterior, a Vareniclina também deve ser utilizada com uma certa margem de segurança, deixando o tratamento ainda mais eficaz.

A Nortriptilina que possui o nome comercial de Pamelor também é um medicamento com fins antidepressivos, e que ataca evitando sintomas da abstinência. Esse é um dos remédios com maior taxa de sucesso de tratamento, e as pessoas costumam gostar muito deles. Ele deve ser administrado antes da pessoa parar de fumar e ao longo do tratamento ir diminuindo a dose aos poucos, sempre tendo acompanhamento médico, principalmente as pessoas que tem problemas cardíacos e que fazem uso de outros remédios.

Todos os remédios que foram apresentados contam com efeitos colaterais que podem ser encontrados facilmente em suas bulas. Além disso, eles devem ser sempre utilizados com prescrição e acompanhamento médico, já que ele sabe lidar com possíveis problemas que podem vir a acontecer. Além disso, também é importante deixar claro que ainda que os remédios sejam muito efetivos e eficientes, é de extrema importância que as pessoas tenham força de vontade e paciência para se livrar desse vício tão maléfico, sempre pensando que a qualidade de vida irá aumentar fortemente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.