Qual o Melhor Remédio Para Ansiedade Que Ajuda a Emagrecer?

Se você acredita que não consegue emagrecer devido a problemas de gestão da ansiedade deve procurar um médico que possa fazer uma avaliação do seu estado físico e psicológico. Somente um especialista pode indicar um remédio que seja eficiente para tratar dos fatores que te impedem de emagrecer satisfatoriamente. Lembre-se que praticamente todos os medicamentos possuem efeitos colaterais bastante sérios.

Continue lendo e saiba mais sobre os medicamentos indicados para casos de pacientes com ansiedade e quais são os principais efeitos colaterais que acarretam. Tenha muito cuidado com o uso de medicamentos para emagrecer!

Medicamentos Para Tratar Ansiedade e Ajudar no Emagrecimento

A seguir vamos apresentar alguns dos principais medicamentos indicados para quem deseja emagrecer e enfrenta problemas de ansiedade.

Fluoxetina

Medicamento indicado para casos de ansiedade podendo ser utilizado em tratamentos para emagrecer. Basicamente a função do medicamento é reduzir a ansiedade diminuindo os episódios de compulsão alimentar.

O uso de Fluoxetina para tratamento de perda de peso somente deve ocorrer em casos de obesidade ligada à depressão ou em casos de obesidade ligada ao chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) com o devido diagnóstico de um psiquiatra. O paciente deve ter IMC superior ou a igual a 30.

Fluoxetina

Fluoxetina

Dentre os efeitos colaterais do uso desse medicamento estão diarreia, dores de cabeça, náusea, fadiga, insônia e dores de cabeça. É importante mencionar que alguns estudos indicam que a perda modesta de peso com Fluoxetina é perdida após alguns meses de tratamento.

Sertralina

Mais um medicamento antidepressivo nessa lista e cuja ação é parecida com a da Fluoxetina. Comparativamente com o remédio acima é menos usado para finalidade de perda de peso uma vez que pode levar a compulsão alimentar e episódios de comer grandes quantidades.

Sertralina

Sertralina

Sertralina somente pode ser usado para tratamento de perda de peso se estiver no papel de medicamento coadjuvante e nos casos em que o sobrepeso tem ligação com depressão e Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Dentre os efeitos colaterais mais comuns estão sonolência, dores de cabeça, tontura, diarreia, insônia, fadiga, náusea, boca seca e problemas de ejaculação.

Bupropiona

Bupropiona

Bupropiona

Como contribui para reduzir a compulsão é um medicamento antidepressivo mais usado para tratamentos de emagrecimento. Age de forma parecida como no tratamento de fumantes que estão precisando deixar o vício. O medicamento deve ser empregado para o tratamento de pacientes que possuem algum quadro psiquiátrico diagnosticado como depressão, por exemplo.

Além disso, é necessário que seja uma situação em que dieta e exercícios se mostram ineficazes para emagrecer. O uso desse remédio pode causar efeitos colaterais como boca seca, dores de cabeça, insônia, taquicardia, urticária, hipertensão e manchas na pele.

Anfetaminas (Anfepramona, Femproporex e Mazindol)

Esses medicamentos são conhecidos como anorexígenos por agiram diretamente na redução do apetite. Tais substâncias foram proibidas no Brasil pela Vigilância Sanitária em 2011. Não existe previsão para que voltem a ser vendidos no Brasil. Embora sejam medicamentos que inibem a fome quase imediatamente podem acarretar em alterações de comportamento, insônia, irritabilidade, depressão e ansiedade.

Remédios Não Devem Ser a Primeira Alternativa

Medicamentos para emagrecer não devem ser nunca a primeira alternativa para o emagrecimento. O paciente deve tentar inicialmente mudar seus hábitos alimentares e incluir atividade física em sua rotina. Se essas ações não surtirem efeito aí se pode consultar um médico para que ele identifique se há algum fator físico ou emocional impedindo o emagrecimento.

É importante que indivíduos com IMC superior a 30 e que tenham doenças metabólicas passem por testes antes de começar a usar os medicamentos para ter certeza de que os benefícios superam os desgastes dos eventuais efeitos colaterais. Lembre-se de sempre consultar um médico antes de iniciar o uso de qualquer medicamento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Saúde

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.