Conceito, Fundamentos da Natação e Regras do Esporte

Nadar: Habilidade e Disputa

 A habilidade de nadar é natural para muitos seres vivos e consiste na prática de se mover dentro de uma superfície líquida por meio de movimentações do próprio corpo, sem nenhum auxílio de peças que facilitem esse objetivo. Um exemplo óbvio de animais que fazem isso é os peixes, que por viverem na água tal aptidão é imprescindível na sua existência. Entretanto vários seres que não vivem submerso na água podem possuir essa capacidade, é o caso de muitas aves, como as gaivotas e os patos. 

 É uma crença comum que nós humanos nascemos sabendo nadar e que perdemos essa habilidade com o passar do tempo, entretanto isso não passa de um mito. Os movimentos que fazemos quando nos encontramos dentro d’água na nossa primeira infância são puramente instintivos, isso ocorre porque durante a gestação ficamos dentro do útero materno e nele estamos envoltos em líquido o que nos faz criar uma proximidade com a água, entretanto natação é uma prática que os seres humanos necessitam aprender e aprimorar gradualmente.

 No decorrer da história a natação deixou de ser apenas uma capacidade e veio a se tornar uma modalidade esportiva, ela pode ser praticada em rios, oceanos, lagos, mares, embora seja mais comumente associada ao uso de piscinas. Ela está ligada a várias competições, como por exemplo as olimpíadas, e existem vários modos que ela pode ser praticada. Conheça um pouco mais da natação enquanto um esporte com finalidades competitivas.

Modalidade

 A natação é geralmente correlacionada a 3 modalidades, são elas:

1- Natação Sincronizada

 Também denominada natação artística, nessa disciplina é comum a preocupação com a estética, pois a beleza das apresentações são levadas muito em conta aqui. O esporte consiste em uma equipe fazendo um número dentro da água onde a movimentação de todos deve ser simultânea.

Natação Sincronizada

Natação Sincronizada

2- Natação de Águas Abertas

 Aqui as provas se localizam em lugares onde as águas possuem uma origem natural, ou seja rios, oceanos e lagos. Eram mais comuns nos anos anteriores ao século XX, quando as piscinas ainda não eram tão populares.

Natação de Águas Abertas

Natação de Águas Abertas

3- Natação Desportiva

  Se encontra denominada assim quando o esporte é desempenhado em uma piscina, é a forma mais reconhecida da natação e possui uma série de estilos.

Além dessas existem mais 2 modalidades aquática onde o nado é utilizado, são elas:

Polo Aquático

Polo Aquático

Polo Aquático

 Essa disciplina se parece muito com o handebol, nela é fundamental marcar gols para que se consiga vencer o jogo.

Salto Ornamental

 Aqui é necessário que o atleta se lance de uma plataforma, que se encontra localizada a muitos metros de altura, em direção a uma piscina. Se busca avaliar a beleza do salto e a habilidade do esportista.

Salto Ornamental

Salto Ornamental

A natação desportiva é o desporto aquático mais famoso. Nela o objetivo é claro: nadar o mais rápido possível respeitando as regras previamente estabelecidas. Vamos conhecer um pouco mais sobre essa disciplina e saber como ela se diferencia dos demais esportes realizados dentro da água.

Piscinas da Natação Desportiva

 Pelas provas de nado desportivo sempre realizar-se nesses locais, é necessário que essa modalidade estabeleça um padrão única para as piscinas. Elas podem ser olímpicas e semi-olímpicas, a primeira possui um comprimento de 50 metros e a largura dela é de 25 metros, Já a segunda o comprimento é de 25 metros e a largura de 20. Ambas apresentam 8 raias e a profundidade sempre será de 2 metros. A temperatura pode variar de 25 até 28 graus.

Estilos de Natação Desportiva

 Uma característica importantes dessa modalidade é a possibilidade de ser feita de 4 tipos diferentes, são eles:

 1- Crawl

Nado Crawl

Nado Crawl

 Não existe de fato uma prova de nado crawl, o que ocorre é o atleta usar esse estilo no chamado nado livre, onde possui liberdade para nadar da forma que lhe é mais conveniente, nesse contexto o nadador geralmente optar pelo crawl por ser mais eficiente.

 Nesse estilo as batidas dos braços e das pernas se alternam, os primeiros fazem movimentos que lembram um círculo, enquanto os segundos se movem para cima e para baixo dentro da água. O estilo é realizado com a barriga direcionada ao fundo da piscina.

2- Peito

Nada Peito

Nada Peito

 Nesse estilo é necessário que os membros do atleta façam movimentos simultâneos, o braço fica esticado e só se flexionam quando é necessário que o nadador saia da água para respirar e dá um novo impulso, nesse momento eles se inclinam em direção ao peito e faz o atleta levantar o tronco tirando a cabeça dele da superfície líquida. 

 Como o próprio nome já diz o nado se realiza utilizando mais o peito, por isso é necessário que ele esteja inteiro dentro d’água apontado para o chão da piscina.

3- Costas

Nado Costas

Nado Costas

 Aqui as costas do atleta devem se localizar voltadas ao fundo da piscina durante toda a extensão da prova, com exceção da virada onde lhe é permitido girar o corpo para que ele consiga se colocar novamente na posição em que saiu. Uma diferença interessante que esse estilo possui é a largada pois ela é dada com o nadador já dentro da piscina, virado de costas para ela.

4- Borboleta

Nado Borboleta

Nado Borboleta

 No nado borboleta os braços e as pernas possuem movimentos simultâneos, o nadador tira os membros superiores da água e os coloca novamente, fazendo assim a chamada braçada. O quadril tem um papel importante nesse estilo pois é necessário que o atleta mexa ele fazendo ondulações em todo o corpo, proporcionando o deslocamento. As provas são realizadas inteiramente com peito virada para o fundo da piscina 

Regra da Natação

 A FINA (Federação Internacional de Natação) estabelece normas para a boa prática do esporte, cada estilo e modalidade de natação possui suas próprias regras, mas algumas são comuns para todos os estilos e modalidades. Confira algumas:

-É terminantemente proibido sair na frentes dos outros competidores

– No caso de competições em piscinas, uma infração gravíssima é não encostar na borda da mesma quando se faz o retorno.

-No nado borboleta não é permitido que os braços e as pernas se movimentam de maneira não simultânea.

-Quando o atleta está nadando no estilo costas é necessário que alguma parte do seu corpo não esteja submersa.

-O estilo peito não autoriza que o nadador fique com o corpo inteiro dentro d’água mais do que 15 metros quando ele sai e toda vez que ele vira na piscina.

-O estilo crawl, justamente por ser livre, não apresenta normas proibitivas específicas, o atleta deve se atentar a apenas as regras comuns, como por exemplo permanecer na raia certa, completar o percurso inteiro e não andar no chão da piscina.

Nadadores Célebres

 Muitos nadadores conquistam o título de grandes campeões mundiais, conheça alguns nomes do nado desportivo.

1- Michael Phelps

Michael Phelps

Michael Phelps

 O estadunidense está em atividade desde de 2000, possui o título de ser o atleta com maior quantidade de medalha do jogos olímpicos, contabilizando 28 prêmios. O atleta é um fenômeno em todos os estilos e é ainda o detentor de vários recordes, como por exemplo a prova de 200 metros borboleta.

2- Mark Spitz

Mark Spitz

Mark Spitz

 A carreira profissional do americano Mark  Spitz na natação foi curta, durou de 1968 a 1972, no entanto nesse período conquistou diversos prêmios, foi o dono da maior quantidade de medalhas olímpicas numa mesma edição, esse êxito só foi superado 36 anos depois pelo também americano Michael Phelps.

3- Cesar Cielo

Cesar Cielo

Cesar Cielo

 O território nacional também possui um excelente nadador, o paulista César  Cielo é dono do título de ser único atleta da natação brasileiro a ganhar uma medalha de ouro nas olimpíadas, conquistou ela após bater o recorde mundial na categoria 50 metros livres.

4- Katie Ledecky

Katie Ledecky

Katie Ledecky

  A atleta é um talento precoce, em 2012, com apenas 15 anos, a nadadora participou da sua primeira olimpíada,  e já nesse evento conquistou sua primeira medalha de ouro olímpica. Atualmente é a maior campeã da natação feminina, sendo dona de 5 medalhas de ouro nos jogos olímpicos, também possui os recordes femininos nas categorias 400, 800 e 1200 metros no nado livre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.