Economia Da Noruega, IDH e Impostos

Economia Da Noruega, IDH e Impostos

A Noruega – Visão Geral

A Noruega – que é chamada oficialmente de Reino da Noruega – é um país que se localiza na Europa, mais precisamente na região da Europa Setentrional, que fica ao norte do continente e que compreende a junção de outros países, como é o caso da Suécia, da Dinamarca, da Finlândia e das Ilhas Feroé, sendo esses, juntamente com a Noruega, o que conhecemos como países nórdicos. A Noruega faz ainda parte de uma área da Península Escandinava, mais especificamente na área ocidental da mesma, ocupando uma região que foi reivindicada e conquistada por meio de um acordo, que ficou conhecido Tratado de Svalbard, que faz referência ao nome do local conquistado, que é o Arquipélago de Svalbard. A Noruega conta com uma linha costeira bastante considerável, que vai desde o Mar de Barents, até o Oceano Atlântico Norte. Além desses territórios, ainda nos dias de hoje a Noruega faz a reivindicação de um território que se localiza na Antártica, que é a chamada Terra da Rainha Maud.

No país a religião predominante é a Protestante Luterana, e a maioria dos noruegueses são bastante religiosos e tem o costume de frequentar o a Igreja da Noruega, ainda que não seja de forma extremamente regular. O mais natural é que a maior parte da população norueguesa participe mais intensamente da igreja em épocas festivas, deixando um pouco de lado as atividades religiosas mais cotidianas. Essas festividades que foram apresentadas e que atraem mais os fiéis são aquelas que se celebra um sacramento, por exemplo, como é o que acontece com os batizados, as crismas, o casamento e até mesmo os funerais. Isso acontece porque são os cultos mais legítimos na cultura norueguesa, e por esse motivo são aceitos socialmente com mais facilidade.

O idioma falado oficialmente no país é o norueguês, que é uma língua que possui origem do idioma germânico e que conta com muitas semelhanças com o idioma de outros países, como é o caso do sueco e do dinamarquês. Porém, o idioma norueguês conta com duas subdivisões principais, que são o nynorsk e o bokmal, onde o último é o mais falado por toda a população norueguesa. As cidades com maior número de falantes do bokmal (e que também são as maiores do país em relação a população e a área de extensão territorial) são, em ordem decrescente: Oslo, Bergen, Trontêmio, Stavanger, Fredrikstad-Sarosborg, Drammen, Porsgrunn-Skien, Kristiansand.

Noruega

Noruega

Já a respeito do modelo social adotado pelo país norueguês, há muitos anos lá é implementado o estado de bem estar social, que também é chamado como modelo escandinavo. A principal característica desse modelo é o fato de que o Estado tem responsabilidades muito relevantes, já que nele o governo tem o papel de fornecer uma vida digna para toda a sua população, seja por meio da organização politica propriamente dita, ou da criação e implementação de políticas públicas e ações sociais, a fim de organizar, entre outras coisas, a economia do país – que inclusive, é o foco do artigo de hoje. – Além disso, outras cosias muito pontuais no modelo escandinavo é o fato de que o estado oferece uma ampla previdência social a sua população, bem como um regime de saúde universal e um ensino superior subsidiado. Esses últimos pontos são bastante vistos como influência direta de outros modelos sociais, como é o caso do estilo nórdico, por exemplo.

Levando em conta todos os benefícios e pontos positivos do modelo social norueguês, é possível compreender o porquê de a Noruega ser um país com níveis relacionados ao desenvolvimento humano tão positivos, sendo considerado inclusive o país com maior índice de desenvolvimento desde o ano de 2001, de acordo com relatórios que abordam esse tema. Além disso, a Noruega também já foi nomeada como melhor país para se viver de todo o mundo no ano de 2009, sendo reconhecida assim pela Organização das Nações Unidas, a ONU. Além desses, o país conta com vários outros títulos, como por exemplo o de país mais pacífico do mundo, no ano de 2007 e como país mais feliz do mundo, no ano de 2017, pelo Índice Global da Paz.

Bandeira da Noruega

Bandeira da Noruega

Por mais que a Noruega não seja um país que faz parte da União Europeia, ela tem a capacidade de manter ótimas relações com todos os países que pertencem a esse grupo, além de também possuir laços muito positivos com outros países que não pertencem a ele, como é o caso dos Estados Unidos, por exemplo. Por essa boa relação é que a Noruega é considerada um pais muito cooperativo e diplomático, sendo visto com bons olhos ao redor do mundo todo e auxiliando até mesmo em negociações de paz e trégua em algumas guerras e conflitos.

A Economia Do País

Que a Noruega é um país excelente no que diz respeito a qualidade de vida é inegável e também, com tudo o que foi apresentado acima também é possível perceber que a economia do país é extremamente boa, e é sobre ela que será apresentado nesse tópico do artigo de hoje. A Noruega é o país que conta com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) per capita nominal e terceiro maior PIB per capita de todo o mundo, além de estar em primeiro lugar no ranking de países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo o mundo.

A economia norueguesa é caracterizada por ser uma economia mista, ou seja, uma economia que realiza a união de dois ou mais modelos econômicos diferentes para colocarem ação. Nesse caso essa combinação é possível de ser observada no fato da existência de atividades de livre mercado, juntamente com imensas propriedades estatais no país, que dominam os chamados setores chaves de lá. Assim, em resumo, a Noruega é um país social democrata que se equilibra com um estado de bem estar social capitalista.

A Noruega conta com excelentes posições no mercado de ações, principalmente nos setores industriais e estratégicos, como é o caso do setor de petróleo, de energia hidrelétrica, de produção de alumínio, de telecomunicações e até mesmo no setor bancário. Por meio das empresas, cerca de trinta por cento da bolsa de valores de Oslo é controlada pelo governo, o que é uma quantidade bastante significativa. Além disso, considerando as empresas que não estão cotadas na bolsa, o estado consegue ainda uma maior participação nos negócios do país.

De modo geral a economia norueguesa é bastante saudável, e por isso estima-se que em alguns anos o país irá se encontrar em meio aos países mais ricos do mundo, principalmente se mantiver a intensa exportação de gás e petróleo. A população norueguesa também é bastante beneficiada nesse aspecto, já que o salário médio por hora no país é um dos mais altos de todo o mundo. Isso tudo contribui para que a diferença salarial entre trabalhadores de baixos cargos e de diretores, por exemplo, seja menor do que comparado a outros países do ocidente, o que pode significar uma diminuição da desigualdade social no país.

A respeito dos impostos na Noruega, algo bastante curioso acontece, pois ao contrário o que acontece na maioria dos países, o governo norueguês fez com que os cidadãos tenham autonomia de contribuir voluntariamente para realizar o pagamento das contas públicas, possibilitando com que eles paguem acima do que é realmente exigido por lei. Isso foi implementado no mês de junho de 2017, mas a resposta foi baixa, e assim, pouco mais de mil e trezentos dólares foram arrecadados, o que não foi visto como algo muito relevante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.