Prêmio Nobel De Literatura

No mundo, há várias premiações para aqueles que contribuem de um jeito ou de outro, para a mudança do planeta para melhor. E nisso se encaixam as premiações pela descoberta da cura de uma doença, de uma forma de reduzir os danos causados ao meio ambiente por conta da poluição, e por aí vai.

E o Prêmio Nobel de Literatura também não é diferente. Ele é concedido apenas aos mais renomados autores e escritores que consigam, de alguma forma, um trabalho ao mesmo tempo direcional e esplêndido.

E é sobre isso que iremos falar no nosso artigo de hoje. Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre a premiação, bem como alguns ilustres escritores que já ganharam o prêmio. Vamos lá?

Prêmio Nobel De Literatura

Prêmio Nobel De Literatura

Nobel De Literatura

O Prêmio Nobel de Literatura começou a ser entregue no ano de 1901, dado àqueles que mostram seu estilo e personalidade em um livro de sua autoria, além de, também, expressar um ideal em suas publicações. De origem sueca, a Academia desse país que faz a escolha do autor, anualmente, e, depois de definido, anuncia ao mundo todo mês de outubro (Para ser mais exato, no começo desse mês que é veiculado o ganhador do Prêmio Nobel).

O autor escolhido para ganhar o Prêmio Nobel passa por uma análise criteriosa da Academia Sueca, que checa as principais publicações, o estilo de escrever, a personalidade, e muitos outros itens.

O problema da premiação geralmente são as polêmicas iniciadas em torno do mesmo, já que muitos criticam que vários autores, conhecidos no mundo todo, nunca receberam o Prêmio Nobel. Destacam ainda que alguns gênios brilhantes do século XX também não o ganharam. Alguns exemplos de grandes escritores que nunca levaram o Prêmio Nobel de Literatura estão o escritor brasileiro Jorge Amado, Jorge Luis Borges, Vladimir Nabokov, entre muitos outros.

Nobel De Literatura

Nobel De Literatura

Ganhadores Do Prêmio Nobel De Literatura

Você vai conferir, agora, alguns dos ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, e algumas informações relevantes. Veja.

Harold Pinter

Além de escritor, Harold Pinter também era um grande dramaturgo, considerado por muitos como o melhor dramaturgo que o século XX já teve. Natural de Londres, na Inglaterra, Pinter ganhou o Prêmio Nobel de Literatura no ano de 2005. Escreveu várias obras teatrais (29 ao total), sendo a primeira nos anos 1950, que se chama “Festa de Aniversário”, o qual não teve muito sucesso em sua estreia, mas sim em sua remodelagem. Morreu em 2008, em decorrência de um câncer, 3 anos depois de ganhar o Prêmio Nobel.

Orhan Pamuk

Nascido em Istambul, em julho do ano de 1952, Orhan é um romancista que foi agraciado com o Prêmio Nobel no ano de 2006, isso sem contar vários outros prêmios, tantos internacionais quando nacionais. E, neste mesmo período, Pamuk foi o único turco a receber um Prêmio Nobel até então.

Em 1985, o livro “A Cidade Branca” ganha uma série de premiações, e o nome de Pamuk começa a ganhar o mundo. Em outubro de 2006, depois de Pamuk já estar famoso mundialmente, é anunciado que o autor ganhou o Prêmio Nobel de Literatura daquele ano, por que, segundo os acadêmicos suecos, Pamuk, usando o choque, conseguiu cruzar muitas culturas em suas obras, misturando também fantasia e realidade.

Doris Lessing

Doris Lessing, que nasceu em 1919, no Irã, e morreu em 2013, em Londres, era uma escritora e autora de novelas bastante renomada na Inglaterra. Doris marcou sua carreira principalmente por abordar temáticas comunistas, sufistas e também psicológica.

Em 2007, foi-lhe concedido o Prêmio Nobel de Literatura, apesar de não estar na lista dos que eram mais cotados a receber tal premiação.

Jean-Marie Gustave Le Clézio

De origem francês-mauritana, o escritor Jean-Marie Gustave Le Clézio se tornou conhecido com seu primeiro romance, Le Procès-verbal, que, traduzido para a língua portuguesa remete “O Interrogatório”, escrito pelo autor quando o mesmo tinha cerca de 20 anos.

Quando o início da década de 80 se inicia, Jean passa a deixar os seus romances menos atormentados, passando a se basear em temas mais agradáveis, como a infância e adolescência, bem como também acontecimentos corriqueiros do nosso dia a dia, como viagens. As mudanças repercutiram bem, já que, depois de uma enquete realizada em 1994, cerca de 10% dos franceses responderam que Le Clézio era um dos maiores escritores de origem francesa da atualidade.

Em 2008, Jean foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura, pelas suas contribuições bastante positivas para o mundo da literatura.

Herta Müller

Mais uma mulher na lista, Herta Müller nasceu no ano de 1953, na Alemanha e, além de uma renomada escritora, também é poetisa. Os seus trabalhos mais notáveis são relacionados com declarações onde Müller expunha as condições difíceis a que eram impostas aos habitantes da Romênia durante o comunismo que se abateu sobre o país comandado por Nicolae Ceauşescu.

E foi justamente por isso que Herta levou para casa o Prêmio Nobel de Literatura do ano de 2009, por mostrar ao mundo o verdadeiro universo daqueles que nada tem nem para sua própria sobrevivência.

Mario Vargas Llosa

De origem peruana, Mario Vargas Llosa é muito mais do que um escritor. É também jornalista, poeta, e entre muitos outros, também político.

As suas obras remetiam a verdadeiras criticas feitas por ele a toda a divisão social, seja por meio de castas ou de raças.

E, no ano de 2010, Mario Vargas Llosa foi laureado com o Prêmio Nobel de Literatura, por mostrar, em seu trabalho, as revoltas e também derrotas de um ser, ou seja, individualmente.

Tomas Tranströmer

De origem Sueca, Tomas Tranströmer é o autor sueco que mais tem obras traduzidas para a língua portuguesa. Teve seu primeiro livro de poemas publicado quando Tomas tinha 23 anos, que se chamava “17 Poemas” (título traduzido).

Em outubro de 2011, o Prêmio Nobel de Literatura lhe foi concedido, por suas contribuições para a literatura, tanto sueca como também mundial.

Outros Ganhadores:

No ano de 2012, o Prêmio Nobel de Literatura foi concedo á Mo Yan, de origem Chinesa, e em 2013, Alice Munro, canadense, foi quem levou o Prêmio Nobel.

Por Francisco Prado

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.