Alimentos Bons Para A Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, e por isso, vários tratamentos são utilizados para mantê-la sempre em bom estado.

No entanto, o que as pessoas talvez não saibam é que mais do que utilizar cremes ou outras substâncias para torná-la ainda mais saudável, existe um fator primordial para que ela permaneça sempre viçosa e com um bom aspecto: a alimentação ingerida pelos seres humanos.

Nesse artigo veremos quais os principais alimentos que são bons para a pele das pessoas, contribuindo para a sua saúde de um modo geral.

Problemas Na Pele

Segundo especialistas da área de dermatologia, “vinte por cento das mulheres em média sofrem de acne bem entre a faixa etária de vinte a trinta anos”.

Esse problema pode ser causado ​​por situações de estresse até alterações hormonais.

Alimentos Bons Para A Pele

Alimentos Bons Para A Pele

Além de tratamentos com cremes tópicos e medicamentos antibióticos prescritos pelo médico, existe uma grande quantidade de alimentos que se ingeridos regulamente pelos seres humanos ao longo de suas vidas podem ter propriedades de limpeza, contribuindo para melhorar de maneira relevante a qualidade da pele do individuo.

Veremos agora, alguns tipos de alimentos que podem contribuir para tornar a pele da pessoa bem melhor. Junto com a ingestão desses alimentos não se esqueçam de hidratar bem o corpo, e praticar atividades físicas, de preferência ao ar livre.

Alimentos Que São Bons Para A Pele

Existe um ditado que diz “você é o que você come” e ele não esta tão distante assim da verdade. Alguns especialistas em nutrição nos orientam que a ingestão de determinados tipos de alimentos podem trazer muitos benefícios à pele dos indivíduos.

Todas as pessoas tem um creme de tratamento favorito para a pele do rosto, pois nossa face na verdade é nosso cartão de visita, mas uma pele bem cuidada começa com uma boa nutrição.

As células mais velhas do organismo humano são constantemente substituídas por outras mais novas e um suprimento regular de nutrientes é de extrema importância para auxiliar a um crescimento celular mais rápido.

Se a pessoa comer com equilíbrio e de maneira adequada os alimentos certos ela vai alimentar a sua pele com os micronutrientes vitais de que ela necessita para ficar mais macia, suave e livre de imperfeições.

Atuação dos Alimentos No Organismo Humano

-Coma Frutas e Legumes

Tanto os legumes como as frutas são compostos de antioxidantes que auxiliam na proteção da pele agindo nos danos celulares causados ​​pelos radicais livres. Esses radicais são causados pelo vício do fumo, exposição excessiva ao sol que pode causar manchas e rugas, além da poluição.

Os especialistas recomendam que as pessoas consumam pelo menos cinco porções de frutas e legumes por dia, para inibir a ação dos radicais livres.

Os especialistas orientam que “o betacaroteno, substância encontrada na abóbora, cenoura e batata-doce, e a luteína, encontrado em couve, mamão e espinafre são potentes antioxidantes, de grande importância para o desenvolvimento normal de células da pele bem cimo para a manutenção de um tom de pele saudável”.

-Consuma Morangos e Vitamina C

Segundo especialistas, a vitamina C também é um excelente antioxidante. Por isso é necessário consumir alimentos que contenham vitamina C para a pessoa ter um sistema imunológico mais forte, e uma pele mais bonita sem manchas ou imperfeições.

“As melhores fontes são groselhas, brócolis, goiaba, kiwi, laranja, mamão, morango e batata-doce”.

Todos esses alimentos auxiliam na produção do colágeno, que é uma substância que fortalece os vasos capilares que são responsáveis por alimentar a pele dos seres humanos.

– Coma Tomate e Ingira Selênio

Os especialistas orientam que o selênio é um antioxidante muito poderoso para o organismo humano. Essa substancia trabalha em conjunto com outros poderosos antioxidantes como, por exemplo, as vitaminas E C, que são essenciais para o sistema imunológico dos indivíduos.

Estudos científicos sugeriram que uma nutrição rica em selênio pode auxiliar na proteção contra o câncer de pele, danos causados ​​pela exposição excessiva ao sol, e manchas de velhice.  Uma boa maneira de aumentar ingestão de selênio é comer castanha do Brasil.

Segundo especialistas, “apenas quatro nozes irão fornecer a quantidade diária recomendada”. Misturando as castanhas do Brasil com outras sementes ricas em vitamina E podem surtir o mesmo efeito. “Outras boas fontes são os peixes, mariscos, ovos, germe de trigo, tomate e brócolis”.

– Consuma Vitamina A da Avelã

Os especialistas orientam que a Vitamina E auxilia a pele dos danos celulares oxidativos auxiliando no crescimento da pele saudável.  “Os alimentos ricos em vitamina E incluem amêndoas, abacate, avelãs, óleos de girassol e milho”.

-Não tenha medo das Gorduras Poliinsaturadas Encontradas em Determinados Alimentos

As gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, encontradas em alimentos como abacates, peixes, nozes e sementes, são responsáveis pelo fornecimento de ácidos graxos essenciais, que atuam como um verdadeiro hidratante natural para a pele humana, tornando-a mais macia.

Essas gorduras também vêm em conjunto com uma boa dose de vitamina E, que vai ajudar os seres humanos a se protegerem contra os perigos causados pelos radicais livres no organismo humano.

-Consuma Cereais e Ingira mais Fito-Estrógenos

As substâncias químicas naturais encontradas nos alimentos são conhecidas como Fito-estrogênios e são de origem vegetal.

Elas têm uma estrutura muito similar ao estrogênio (hormônio sexual feminino) e atuam para ajudar a manter esses hormônios naturais em equilíbrio no organismo feminino.

“Existem diferentes tipos, alguns são encontrados em produtos de feijão de soja (isoflavonas), enquanto outros se encontram na fibra de cereais integrais, frutas, vegetais e sementes de linho (lignanas)”.

“As pessoas devem incluir fito-estrogênio que são encontrados na soja, nos cereais integrais, frutas e legumes como parte de uma dieta equilibrada”.

– A Importância do Omega-3 e Õmega-6

Os seres humanos devem obter a quantidade suficiente de ômega-3 e ômega-6 presente nas gorduras.

Eles são conhecidos por serem os ácidos graxos essenciais para o organismo humano, no entanto eles não podem ser feitas no corpo dos indivíduos e só podem ser obtidos através da dieta consumida pela pessoa.

Esses ácidos podem ser encontrados (o ômega-3) no peixe e vegetais de fontes oleosos, tais como óleo de linhaça, linhaça, nozes.

Os especialistas advertem que “as gorduras presentes no Omega-3 auxiliam o organismo das pessoas a produzirem compostos anti-inflamatórios, o que pode auxiliar a pele, que esteja em condições inflamatórias como, por exemplo, eczema e Psoríase”.

Salete Dias

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.