Porque o Narguilé é Mais Prejudicial Que o Cigarro?

O narguilé, é um tipo de cachimbo composto por uma água aromatizada. Ele tem uma aparência inofensiva. No entanto, foi feito a partir de uma mistura de fruta e tabaco, ou de aromatizantes também.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), em uma sessão fazendo uso do narguilé por uma hora, é como se pessoa fumasse um nº equivalente a 100 cigarros comuns.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o narguilé possui uma quantidade 4.700 substâncias tóxicas, a mesma quantidade existente nos cigarros. O tempo de duração de uma sessão no narguilé é maior que o tempo de fumar um cigarro comum inteiro.

O instrumento narguilé é constituído por tubulações, que podem ser uma, duas ou mais. E é por elas que o fumo vai percorrer até chegar à boca da pessoa que está usando o narguilé. Isso é que torna o narguilé compartilhável.

O narguilé, além dos riscos à saúde, por causa do tabaco e do fumo passivo, ainda pode transmitir, doenças infecciosas como a herpes, tuberculose e hepatite, por causa do compartilhamento feito da piteira entre os usuários, de acordo com especialistas.

Fiscalização

Conforme a BBC Brasil, a quantidade de tabacarias que estão praticando o uso do instrumento narguilé tem aumentado consideravelmente, e isso tem preocupado bastante as autoridades e os especialistas. “A lei Anti-fumo está em vigor desde 2009, mas as tabacarias entraram no nosso cronograma de fiscalização recentemente, porque percebemos um grande crescimento desse nicho”, relatou Elaine D’Amico, que é coordenadora da fiscalização da Vigilância Sanitária ao combate ao tabagismo.

A lei permite o funcionamento das tabacarias. Mas elas têm que seguir algumas regras, como não fornecer alimentos nem bebidas alcoólicas, e devem ter um sistema de exaustão e ventilação, por onde a fumaça possa sair, se for instalada em um local fechado.

Além do mais, esses estabelecimentos precisam ter, por obrigação, placas instaladas na frente do estabelecimento, contendo informações sobre os riscos que as pessoas estão expostas ao fazerem uso de produtos que derivam do tabaco. O não cumprimento dessas normas, pode gerar multa ao estabelecimento e, até mesmo, a interdição do local no caso de reincidência.

Desde que foi implantada a lei Antifumo no ano de 2009, só na cidade de São Paulo, 1,7 milhões de estabelecimentos, entre eles bares, tabacarias e restaurantes, foram inspecionados, quanto ao fumo passivo. No total, foram 3.854 multas aplicadas, a maioria delas foram por causa do uso de narguilé.

Devido aos seus aromas, e pelo fato de poder ser compartilhado com os amigos, o narguilé acaba se tornando atrativo aos olhos dos jovens. Porém, deve-se tomar cuidado, pois o narguilé possui alto nível de nicotina. “É uma forma antiga de fumar a que a indústria do tabaco recorreu para que não tivesse essa imagem tão danosa”, falou a médica, Jaqueline Scholz. “Você é atraído pelo cheiro, pela cor. Hoje é vendido com o mesmo glamour que o cigarro no passado, mas é preciso acabar com esse mito de que o narguilé é seguro”.

Qual É O Pior – Cigarro Ou Narguilé?

A resposta é da médica Jaqueline Ribeiro Scholz Issa, cardiologista. Ela disse:

“São duas formas diferentes de tabaco, mas ambas viciam e fazem mal à saúde. A diferença básica é que o narguilé não tem filtro, então possui uma quantia enorme de monóxido de carbono, de dez a trinta vezes maior do que o cigarro comum, em geral. Como não é prático carregar a parafernália por aí, o narguilé acaba funcionando como uma porta de entrada para o vício em cigarro. Além disso, há risco de contaminação por bactérias, como a tuberculose, mesmo que as biqueiras não sejam compartilhadas”.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), estima-se que 80 minutos de uso de narguilé é o mesmo que fumar 100 cigarros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.