O Que se Comemora no Dia do Carnaval?

Visão Geral Sobre as Festividades De Carnaval

O carnaval é uma das festas mais importantes da atualidade para a sociedade como um todo, mas principalmente para o Brasil, que tem grande nome e influência nesse sentido. Mas além disso, essa é uma festividade muito relevante para todo o hemisfério ocidental, principalmente por ter uma forte ligação com um importante período religioso, mais especificamente cristão, que é a Páscoa. Essa relação acontece devido ao fato de que o carnaval funciona como uma espécie de transição entre o chamado tempo comum e a quaresma, que é um dos períodos mais importantes para o cristianismo.

Assim sendo, a festividade do carnaval é definida como uma festa de data móvel, ou seja, sua data varia conforme a data da comemoração religiosa. Porém, essa variação só acontece entre o meio do mês de fevereiro e o início do mês de março, possuindo assim essas limitações. Dessa forma, o período carnavalesco conta com outros nomes para os cristãos, como “pré quaresma” ou “tempo da septuagésima”, que compreende assim todo o tempo que os cristãos entendem como o período de preparação para a importante festa da Páscoa. Além disso, o carnaval também é marcado como os últimos dias do período pós Natal, que é a festa de comemoração do nascimento de Jesus Cristo.

Ainda que o carnaval mais famoso do mundo seja o do Brasil, existem vários outros países que também ganham o seu devido destaque quando se diz respeito a esse assunto, sendo os principais deles países como o México, o Canadá, a  Suíça e Itália, além de outros que também realizam essas festividades, mas de maneira mais discreta.

Ao contrário do que acontece no Brasil, país onde essas festividades tomam uma proporção gigantesca, basicamente parando o país de verdade. No caso do carnaval brasileiro, é possível encontrar tanto festas públicas, quanto festas privadas, além dos famosos e tradicionais desfiles de carnaval. O que todas essas diferentes comemorações têm em comum é que todas elas são envolvidas pelos foliões utilizando muitas fantasias, glitters e purpurinas e máscaras, além de até mesmo alguns elementos circenses, que garantem ainda mais a animação da festa.

Além de todos esses pontos que foram apresentados que normalmente servem para que as pessoas expressem da maneira mais livre possível toda a sua personalidade, existe também o fato de que o carnaval proporciona uma socialização muito mais intensa entre as pessoas, já que na tradição brasileira toda essa comemoração e essa diversão anda junto com a integração frequente, seja com pessoas próximas, ou até mesmo com desconhecidos, que viram amigos, ou os famosos “amores de carnaval”. Outro item que se sobressai muito quando se fala a respeito do aproveitamento do carnaval é o aumento extremamente significativo do consumo de bebidas alcoólicas, o que também aumenta as vendas e o lucro de bares e conveniências e distribuidoras, que acabam vendendo tanto em blocos e carnavais de rua, quanto em festas privadas.

A relevância do carnaval brasileiro é tão grande e une tanto os pontos que já foram apresentados acima, que o tradicional carnaval de rua da cidade do Rio de Janeiro, é reconhecido pelo Guinness Book como o maior carnaval do planeta, sendo que nessa festividade passam a cada dia, cerca de dois milhões de pessoa, curtindo e celebrando toda essa festividade de forma muito animada e intensa. Isso se reflete, obviamente, em uma movimentação muito grande da economia carioca, e que acontece também ao longo de todo o Brasil – ainda que em menor dimensão.

Já os carnavais da Sapucaí, ou seja, carnavais que acontecem no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, são um pouco mais elitizados e menos populares, já que as pessoas podem ir participar ou somente assistir, mas o que na verdade faz mais sucesso são os camarotes patrocinados que lá existem, e que estão sempre repletos de famosos, o que mostra que realmente é algo com um valor mais elevado. Porém as escolas de samba em si contam com uma imensa representatividade, já que funcionam como entidades sociais e representam a comunidade onde foram criadas, sempre valorizando sua cultura local e tocando em assuntos pertinentes, onde os membros atuam de forma a criar o melhor carnaval possível, para entrar em um saudável competição com as outras escolas.

O Que Realmente Se Comemora No Carnaval?

Como já foi imensamente apresentado acima, o carnaval é uma festa extremamente importante, principalmente aqui no Brasil, já que carrega consigo muita tradição e simbologias, evidenciando a riqueza da cultura brasileira e potencializando ainda mais todas as tradições que aqui existem e que são mantidas mesmo com o passar dos anos. O carnaval é também uma festa muito representativa, e isso vem se mostrado cada vez mais forte, já que nessas festividades sempre é possível ver maior participação e até mesmo uma série de críticas a respeito de questões relacionados ao machismo, ao preconceito e o racismo, onde as mulheres, os negros e o público LGBT ganha cada vez mais voz.

Por tudo isso, também é possível entender o carnaval como uma festa da liberdade, que carrega esse significado desde muitos anos atrás, principalmente porque na época em que era realizado na forma de entrudos, era a liberdade a coisa pela qual o povo mais prezava. Hoje em dia as pessoas aproveitam dessa época para demonstrarem quem realmente são, seja por meio de performances artísticas, através de suas fantasias, penteados ou maquiagem, ou até mesmo na forma de dançarem e de se expressarem. A liberdade com o próprio corpo também é um fator muito importante, e que deve sempre ser defendido, principalmente pelo fato de que nessa época é comum que os foliões usem menos roupas e / ou roupas mais curtas, mostrem mais o corpo e também atinjam um nível mais alto de liberdade sexual.

Infelizmente toda essa liberdade acaba fazendo com que algumas coisas ruins também passem a acontecer, como aumento nos casos de assédio e falta de respeito, principalmente com o público LGBT ou com as mulheres. Porém isso não deve ser um fator desanimador e nem mesmo ser um argumento para que o carnaval deixe de ser comemorado, mas sim, algo que deve ser combatido com todas as forças, evitando assim que o brilho do carnaval – festa tão importante – se perca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cultura

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.